Brasil,

Como uma inflação agressiva afeta o mercado de seguros?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Fernandes da Cruz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Alberto Vargas, formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra - Divulgação Alberto Vargas, formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra - Divulgação

Com previsão de atingir 7,30% até dezembro, seguradoras podem tomar medidas para manter o crescimento do setor atingido desde 2021

Atualmente, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulou 11,39% nos últimos 12 meses. Segundo um levantamento feito em maio pelo Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), os valores dos seguros para veículos, por exemplo, seguiram o cenário inflacionário e encareceram cerca de 28% – nos sete meses que antecedem a pesquisa. A persistência da inflação acima da meta cria um desafio histórico de política monetária, especialmente para as economias em desenvolvimento.

Em busca de atenuar o efeito da alta na inflação e nos juros, as empresas do mercado de seguros podem alocar recursos para ter mais controle dos custos de sinistros, administrativos, distribuição entre outros. Em momentos de inflação elevada, em especial o cenário atual que apresenta uma forte alta nas principais economias do globo, o controle de custos é uma alternativa para se proteger o negócio.

“A inflação está na mente de todos os consumidores não somente do Brasil mas em todo o mundo. Da mesma forma, líderes de empresas de todos os setores buscam formas de planejar dentro de um cenário inflacionário”, explica Alberto Vargas, especialista pós-graduado em administração de empresas pela Universidade de Warwick na Inglaterra.

Dentre os motivos para o aumento de preços no setor, estão a falta de peças de veículos ocasionada pela pandemia, a alta na procura de carros seminovos ou usados, que encareceu os veículos e gerou atualizações na Tabela Fipe.

Baseando-se no contexto atual, Vargas destaca algumas estratégias que podem proteger as empresas da alta na inflação: “Estratégias que serão úteis independentemente de como a inflação evolua é criar maneiras de reduzir custos e reduzir interrupções nas operações, dado que as taxas de juros estão em subida para tentar diminuir a inflação, reequilibrar os portfólios de investimentos e manter o custo de capital pode evitar custos de financiamento mais altos”, comenta ele.

Qual a perspectiva para o futuro do setor de seguros?

Da forma que a inflação vem se comportando, o setor de seguros no Brasil pode tomar algumas precauções para manter o crescimento que tem vivenciado, especialmente porque a alta nos preços afeta o poder de compra do consumidor. Dentro disso, o especialista elenca alguns cuidados que podem ser observados pelas seguradoras:

- Investir em digitalização e automação de processos com objetivo de reduzir custos e criar uma melhor experiência para o cliente.
- Construir uma cadeia de suprimentos diversificada e resiliente ajudará a minimizar interrupções futuras nela. No entanto, o custo de construir resiliência na cadeia de suprimentos deve ser consistente com o risco para as operações.
- Investir em sistemas como recursos de treinamento, pipelines de talentos e avaliar opções de outsourcing .
- Desenvolver a capacidade interna de monitorar como os fatores econômicos externos e os KPIs (indicador-chave de desempenho) internos estão evoluindo, permitindo que as empresas tomem medidas para lidar com as mudanças no ambiente inflacionário.

Parte do crescimento no setor pode estar acontecendo em decorrência da pandemia. De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado de seguros cresceu 19,6% no 1º semestre de 2022, com um faturamento de R$80 bilhões. Nesse contexto, é preciso manter o desenvolvimento conquistado pelo setor.

“Operar no ambiente incerto de hoje significa que os líderes das empresas devem pensar sobre o desempenho em termos muito mais amplos e ágeis, com todo o ciclo de negócios em mente”, explica Vargas.

Portanto, Alberto Vargas acredita que o recuo da pandemia, acompanhado pelo avanço da campanha de vacinação, levará a uma recuperação da demanda dos consumidores. Mas, será preciso que as organizações pensem no valor que os clientes irão enxergar e nas mudanças de comportamento que a pandemia ocasionou.

As opiniões expressas neste conteúdo não substituem a consultoria financeira de um profissional nas empresas.

Sobre Alberto Vargas

Jorge Alberto Vargas é formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra. Possui experiência em gerência de finanças, planejamento, contabilidade, compliance e no desenvolvimento de equipes de alta performance. Já ajudou diversas empresas de diferentes tamanhos a atingir objetivos de inovação, custos e crescimento. Antes de morar no Brasil, trabalhou em mercados do México, Colômbia, Venezuela e Peru, sempre buscando entender a necessidade das empresas e a realidade econômica de cada país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar