Brasil,

Cinco habilidades necessárias ao profissional 4.0 de logística

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

De acordo com startup que oferece soluções no setor, inteligência de dados e foco no cliente estão entre elas

Dados do Banco Nacional de Empregos (BNE) de 2021 indicam um aumento de 37% em vagas abertas para profissionais da área de transporte nos primeiros cinco meses de 2021, quando foram mapeadas mais de 13 mil novas oportunidades. Segundo o levantamento, o setor registrou quase 4 mil postos de trabalho a mais do que o observado no mesmo período em 2020. Os números evidenciam a alta do setor de logística, com o mercado em crescimento.

Com o cenário, surgem novas tendências para atender às necessidades dos consumidores, que estão constantemente ativos no ambiente on-line e com demandas de entregas cada vez mais rápidas, para o mesmo dia no qual o pedido foi feito. Portanto, as habilidades necessárias ao profissional da área logística também mudaram.

Pensando nisso, a RoutEasy, startup que possui soluções de otimização, gestão e orquestração de logística, listou 5 delas:

Inteligência de dados

Neste setor, ser capaz de interpretar os dados é fundamental para reconhecer padrões e tendências, identificar gargalos e propor melhorias. Ter informações em tempo real sobre todos os processos de entrega é essencial tanto para as marcas quanto para os seus consumidores. “Saber interpretar a visibilidade da operação, como, por exemplo, onde está a entrega, qual a situação do pedido e daqui a quantos dias ou horas ela estará no destino estreita a relação de confiança entre os e-commerces e seus clientes”, pontua Caio Reina, CEO e fundador da startup. "A RoutEasy, por sua vez, contribui para a área de Business Inteligence das empresas com uma interface simples para que os usuários criem seus relatórios e dashboard para dar suporte e argumento às tomadas de decisão", diz.

Adaptabilidade a novas tecnologias

As novas soluções tecnológicas são fundamentais para as empresas que querem se manter competitivas e ficam para trás os profissionais que não se adaptam – ainda mais quando já estamos falando de inteligência artificial, aprendizado de máquina, entregas com veículos autônomos, drones, internet das coisas e todas as necessidades do consumidor 4.0.

No sistema da RoutEasy, por sua vez, a inteligência artificial entra para otimizar e integrar processos, atribuindo maior produtividade e menor custo de entrega, além da garantia da qualidade do serviço que chega ao consumidor final.

Resolução de problemas

Pode parecer clichê, mas as habilidades de resolução de problemas de alto nível são essenciais para o sucesso profissional de quem está buscando uma carreira em logística, principalmente porque um pequeno erro pode afetar todas as etapas seguintes. O profissional 4.0 deve ser capaz de lidar com mudanças repentinas e gerenciar crises.

Capacidade de análise do macroambiente

É preciso ter muito claro qual é o papel de cada setor e de cada indivíduo da equipe, principalmente porque, como dito anteriormente, as etapas estão interligadas e o trabalho de um pode afetar o de todos. O profissional 4.0 deve conseguir “sair da caixa” para ser capaz de ajudar outras equipes a identificar problemas e propor soluções.

Foco no cliente

Todas as habilidades listadas acima são parte da ideia macro de focar no cliente e em suas necessidades. Dessa forma, adotar ferramentas de melhoria contínua de processos para descobrir como alcançar a máxima eficiência e garantir o melhor serviço para as marcas.

Sobre a RoutEasy:

A RoutEasy é uma startup de logística que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina, a Logtech aposta na inovação no tradicional setor de entregas. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a startup fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Royal Canin, Solística, Infracommerce, Magalu e DHL. Em agosto de 2021, a RoutEasy recebeu um aporte liderado pelo Grupo Ultra (UVC) no valor de R$5,8 milhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar