Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pesquisa aponta relevância da educação corporativa

Conclusões integram um estudo realizado na 14ª edição do HR First Class; especialista explica como e por que as empresas devem aumentar os investimentos no gênero

Se as empresas entendessem que investir em educação é tão válido quanto investir em ações de marketing, certamente o olhar para esse setor seria diferente

Uma pesquisa realizada, apurada e apresentada durante a 14ª edição do HR First Class - um dos maiores eventos de heads de RH (Recursos Humanos) do Brasil, que ocorreu no dia 29 de junho, em São Paulo (SP) -, revelou que 73% dos mais de 200 C level e líderes de RH que estavam presentes acreditam que a Educação Corporativa não beneficia apenas os colaboradores, mas todo o ecossistema empresarial, gerando um impacto para clientes, fornecedores e a sociedade de modo geral.

A pesquisa também mostra que 95% dos entrevistados creem que a educação corporativa promove um alinhamento entre os colaboradores e a cultura organizacional. Apesar disso, quando questionados a respeito da porcentagem dos investimentos destinados ao gênero em relação ao faturamento, apenas 10,9% afirmaram destinar mais de 30%. Quase metade (44,5%) dos participantes confessaram que essa taxa gira em torno de 5% e 10%.

Daniela Luiz, sócia-diretora da Didáctica e palestrante da 14ª edição do HR First Class, evento realizado pela Scaldelai Projetos de Crescimento e patrocinado pela Amil e pela Safe Care, destaca que no início da pandemia de Covid-19, em 2020, houve um freio no investimento em educação corporativa, assim como em várias outras frentes. Entretanto, a partir do 2º semestre do mesmo ano, começou a retomar esses investimentos, dando foco para a produção de conteúdos educacionais remotos, on-line.

“Já em 2021, os negócios aceleraram os investimentos em educação corporativa, com o interesse de formar times remotos - equipes contratadas fora da localidade da sede -, com outras culturas organizacionais e com a necessidade de formação técnica mais precisa”, expõe. “Em 2022, esse interesse se manteve e os investimentos no segmento vêm em uma crescente, mesmo com um 2º semestre instável com as eleições presidenciais”, acrescenta.

Educação Corporativa beneficia organizações

Luiz afirma que um dos principais benefícios promovidos pela educação nas empresas é a disseminação do conhecimento para todos que estão, direta ou indiretamente, ligados ao negócio, como colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e, até mesmo, a sociedade de modo geral.

“Podemos citar, por exemplo, o recente caso da XP Investimento que criou a sua própria faculdade para a formação de profissionais na área de tecnologia. Era estratégico para a companhia agilizar o processo de formação, visando a sua longevidade e sustentação do negócio”, analisa.

Para a sócia-diretora da Didáctica, educar é mais do que, simplesmente, treinar uma condição hábil: é preparar pessoas para se desenvolverem e consumir mais e melhor, além de entregar de forma devida e prosperar todos aqueles que estão em torno do negócio.

Educação corporativa vai além do salário nominal do colaborador

Luiz destaca que o investimento parametrizado em educação corporativa varia de 1% a 5% sobre o salário nominal do colaborador. “Entretanto, ao meu ver, esse investimento é relativo, pois é preciso identificar o público a ser atingido e os resultados que se deseja atingir”, afirma. “Por exemplo, se o público a ser atingido é o cliente ou parceiro de negócio, entende-se que essa prática é um investimento cujo retorno pode ser o aumento das vendas, consolidação da parceria e redução de perdas, entre outros”.

Na visão da palestrante da 14ª edição do HR First Class, se as empresas entendessem que investir em educação é tão válido quanto investir em ações de marketing, o “olhar” para esse setor seria diferente.

“Educar o seu público, seja ele interno ou externo, é investimento em desenvolvimento e melhor entendimento dos processos, e isso impacta em uma propagação mais efetiva das práticas do negócio e compreensão mais ampla da usabilidade do produto, além de relacionamento mais concreto com os fornecedores ou parceiros”, afirma.

Enfim, prossegue Luiz, não há marketing melhor do que ensinar. “Há anos, a Maisena - amido de milho - instrui seus clientes a consumirem seus produtos publicando a receita no verso das embalagens. Quem disse que isso não é educação corporativa?”, articula.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo