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Dia dos Pais: especialista em marketplaces orienta lojistas em como aumentar as vendas

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Mais de 60% das pessoas pretendem presentear no próximo dia 14 e CEO da Universidade Marketplaces orienta estratégias que podem alavancar resultados dos vendedores online

O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês de agosto, é uma das datas que mais aquecem o varejo brasileiro. Em 2021, segundo dados do SimilarWeb, o faturamento do período superou R$ 6,2 bilhões e teve aumento de 15,99% comparado a 2020. De acordo com a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), neste ano, a data deve levar mais de 100 milhões de pessoas às compras e promete movimentar mais de R$ 24 bilhões no comércio eletrônico e físico.

“É uma boa oportunidade para o vendedor online realizar ações que potencializem as vendas e aumentem o alcance de seus produtos e de sua marca nas lojas e nos marketplaces”, comenta Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces, plataforma digital especializada em cursos e mentorias para aceleração dos negócios em marketplaces.

O especialista, que também é consultor oficial do Mercado Livre e influenciador da Americanas, lista quatro dicas para ajudar vendedores de marketplaces a aproveitarem a data para aumentar as vendas. Confira:

Fique de olho na concorrência

“Dos vendedores principiantes aos mais experientes, é sempre necessário estar atento às movimentações da concorrência. Isso pode ajudar na comparação do seu próprio desempenho, além de trazer ideias interessantes para a forma de vender ou apresentar produtos”, explica Alexandre.

Outro cuidado importante destacado pelo especialista é definir o segmento de atuação do vendedor. Com um nicho definido, fica mais fácil identificar as melhores plataformas para se usar, principais tendências e estratégias de publicidade e vendas.

Imagem é “quase” tudo

“Se pela foto o produto não parecer legal, suas chances de vender vão diminuir”, alerta o CEO. “Fotos nítidas e com boa qualidade permitem que o consumidor identifique detalhes do produto e isso pode fazer a diferença na tomada de decisão da compra”.

Alexandre também destaca a necessidade de clareza na descrição do produto ofertado. “Quanto mais detalhes, informações e descrições o produto apresentar, o consumidor terá menos dúvidas. Isso pode facilitar a decisão dele e aumentar as suas chances de vender”.

Prazos, estoque e reputação

Estar atento aos produtos em estoque, organizar a postagem e acompanhar o processo de envio e entrega é essencial. Além de ser uma etapa da compra com grande influência na experiência do consumidor, a avaliação feita por um comprador pode afetar a reputação do vendedor dentro das plataformas e ser um fator determinante na decisão de outros clientes.

“Os consumidores optam pela entrega mais rápida e barata, mas é extremamente importante cumprir o prazo prometido”, reforça o especialista.

Use os marketplaces disponíveis

"Utilizar as maiores plataformas disponíveis é a maior vantagem competitiva que o vendedor terá. Elas já possuem seus próprios sistemas, usuários cadastrados e também parcerias com descontos e fretes diferenciados, que podem ajudar a aumentar as vendas no Dia dos Namorados e em outras datas”, sugere Alexandre.

No Brasil, existem dezenas de opções de marketplaces para se vender. Os maiores em atividade e resultados são: Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magazine Luiza e Americanas.

Sobre a Universidade Marketplaces

A Universidade Marketplaces é uma plataforma especializada em cursos para marketplaces e tudo que permeia o mundo do e-commerce. Criado em 2018 pelo CEO Alexandre Nogueira, oferece capacitação em relação ao uso correto das ferramentas e desenvolve estratégias que auxiliam os melhores resultados nas vendas online. A plataforma possui mais de 450 alunos e sua metodologia já foi aplicada em mais de 90 tipos de negócios diferentes. Seu time de mentores é credenciado pelo Mercado Livre e parceiros referentes ao mercado de comércio digital.


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