Open Insurance altera a forma como seguros são entregues aos consumidores, aponta Accenture

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alana Marques

pixabay pixabay

A atual agenda de Open Insurance é resultado de um movimento iniciado pelo Bacen e SUSEP, posicionando o Brasil na vanguarda com agendas de abertura de dados financeiros e de seguros.

A Accenture mostra no levantamento que a propensão à disrupção futura está fortemente atrelada ao Open Insurance, que vai acelerar a inovação sob diferentes aspectos, com destaque para personalização de produtos, monetização dos serviços proprietários e criação de novas parcerias e modelos de distribuição.

O estudo apresenta quatro impactos que o Open Insurance traz para a indústria financeira:

• movimento promove a redução de barreiras de entrada e o acirramento do ambiente competitivo pelo livre compartilhamento de dados
• busca trazer mais eficiência ao mercado e aumenta a transparência nas relações entre os clientes e as instituições
• empoderamento do consumidor, que está mais digital, e diminuição do efeito de ‘lock-in’ existente em alguns mercados
• expectativa de maior compressão das margens de produtos transacionais pela redução de assimetrias de informação

Outro ponto relevante no levantamento é que, no Open Insurance, quanto maior a combinação entre compartilhamento de dados e desenvolvimento do ecossistema, maior é a relevância para o consumidor.

O estudo aponta os quatro fatores de relevância para o consumidor:

1. compartilhamento de dados pessoais, de produtos, canais de atendimento, movimentações e dispositivos eletrônicos
2. integração, compartilhamento e interoperabilidade com o Open Banking
3. incorporação das Sociedades Iniciadoras de Serviços de Seguro (SISS) como novos componentes do ecossistema.
4. habilitação do ecossistema entre os participantes por meio de APIs

A preferência do consumidor brasileiro de seguros vem mudando nos últimos dois anos e a pandemia trouxe alguns impactos no setor de seguros, como:

• a preocupação com a segurança financeira aumentou de 37% para 50% desde o início da pandemia
• o número de brasileiros dispostos a comprarem seguros online subiu de 43% em 2018 para 63% em 2020
• complicações durante a pandemia geraram crise de confiança no setor; apenas 1/3 dos consumidores afirmam confiar nas Seguradoras

O Open Insurance deve ser fator decisivo para as seguradoras mostrarem seu diferencial e endereçarem a questão “custo-benefício” que muitas vezes se resume a preços menores. E o consumidor se mostra interessado em compartilhar seus dados em troca de ofertas adequadas, além de preços menores, busca-se melhores conselhos, serviços e descontos.

Para as seguradoras, o tema é relevante pois altera a dinâmica de mercado de 226 bilhões de reais em prêmios e arrecadações. Para a sociedade, o Open Insurance é relevante, pois facilita a inserção de pessoas físicas e PMEs que não eram atendidas pelos produtos e canais tradicionais de seguros.

O estudo aponta as possíveis opções de posicionamento estratégico que as seguradoras têm à sua disposição:

• Fábrica de riscos - oferta de serviços de subscrição e outras capacidades core de seguros por meio dos canais tradicionais
• Open de produtos e serviços - novas ofertas e serviços agregados na adjacência de seus principais produtos por meio dos canais tradicionais
• Plataforma de seguros - oferta de serviços e capacidades e extensão de ofertas na adjacência de produtos de seguros em canais abertos e ecossistemas digitais.
• White label - ofertas tradicionais por meio de canais abertos e ecossistemas digitais