Seis pilares: comunicação pode ser a base de um negócio, diz mentor empresarial
Funcionários como vendedores, gerentes e até recepcionistas podem ter - e têm - um papel determinante no sucesso de uma empresa ou negócio.
Muitas vezes os empresários não dão o devido valor e atenção a essa questão e pecam em pensar que um bom atendimento e uma boa comunicação com os clientes não pode ser a chave para transpor barreiras que podemos enxergar como inalcançáveis.
O mentor empresarial Gustavo Medeiros elencou o que ele chamou de seis pilares para um bom funcionamento dessa questão. Mas reforçou que todos eles se unem para dar sustentação a uma área fundamental do processo: a comunicação.
“Alguém pode se perguntar, mas como ela se subdivide? É simples de entender e eu elaborei uma lista com esses seis pontos”, afirmou.
1- Comunicação verbal
“Muito cuidado com o que é dito. E você empresário busque ter ciência do que está sendo dito por seus colaboradores. Lembre-se daquele clichê: o funcionário é o elo de ligação direta entre a empresa e os clientes”, informou.
2- Comunicação escrita
“Embora muita gente possa não se importar, algumas outras podem. Então busque fornecer capacitação para que seus funcionários escrevam bem e tenham também consciência do que está sendo escrito por eles”, elencou.
3- Comunicação corporal
“Você, vendedor, gerente, tente desenvolver gestos que demonstrei que você é solicito e que está entendendo tudo que o cliente está desejando. Mostre que está à disposição, que está feliz porque a pessoa está ali”, destacou.
4- Comunicação assertiva
“Como já mencionei na questão da escrita, uma comunicação correta pode fazer toda a diferença. Então tente ser certeiro. Use argumentos inteligentes para que toda negociação se desenvolva da melhor forma”, argumentou.
5- Comunicação direcionada
“Tente identificar ao máximo e ter atenção total no que de fato o cliente quer, busca. Se o objetivo dele é um, você vendedor tem que ter o mesmo. Ir de encontro a isso e mostrar que você conseguirá atender a necessidade”, disse.
6- Comunicação preparada
“Se você entendeu todas as outras cinco facetas da comunicação de negócios, busque cada vez mais estudar. Se preparar. Estude o comportamento humano, a psicologia, sobre vendas (…) esse tem que ser o processo e preparação nunca é demais”, apontou.
Sobre Gustavo Medeiros
Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando por gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário