QUIGO : Entenda o que é blockchain e tudo que envolve essa tecnologia (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER

Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação

O encontro da tecnologia com as finanças renderam bons resultados, um deles foi o blockchain que ganhou a atenção do mundo nos últimos anos. Assuntos como esse, principalmente quando se trata de novas tecnologias e termos, é um pouco mais complicado de entender, mas não impossível.

QuiGo trouxe um conteúdo completo sobre o assunto, explicando de maneira simples e objetiva sobre o que é blockchain e como ele se tornou um pilar para que as transições criptoativos se tornassem realidade.

Mais do que isso, trazendo para a realidade do corretor de seguros, vamos falar sobre o blockchain no mercado atual e suas mudanças.

Continue a leitura para saber mais!

O que é blockchain?

A blockchain nasceu junto com o Bitcoin (BTC) e continua sendo um dos pilares da primeira criptomoeda do mundo. Porém, com o tempo, ela tomou vida própria e começou a andar sozinha, explorando outros mercados, incluindo o de seguros. Como o open insurance, ele se tornou uma ferramenta de grande utilidade, inclusive no mercado de seguros.

Hoje, por conta da tecnologia, é possível não só fazer transações com moedas digitais, mas também abriu caminhos para outras aplicações. O exemplo disso é a criação de contratos inteligentes, facilitando diversos segmentos.

A blockchain é um grande banco de dados compartilhados que registra as transações dos usuários. A rede Bitcoin foi a primeira no mundo a guardar informações como a quantidade de criptomoedas transferidas entre usuários, identificação (endereço digital) de quem enviou e receber e data e hora das transações.

De fato, a blockchain é uma engrenagem que estabelece as relações de confiança no ambiente online. Essa confiança, por ser descentralizada, viabiliza relações não só com que a pessoa confia, mas com qualquer um, pois as pessoas confiam na tecnologia e na sua rede de sustentação.

Como ele funciona?

Em sua tradução livre, blockchain significa “corrente de blocos”. Hoje em dia, existem diversos modelos no mercado, mas a primeira foi a proposta junto com a bitcoin, em meados de 2008.

Cada material vai dentro de um bloco, que é validado por máquinas que são espalhadas pelo mundo inteiro. Quando a informação é aprovada, ela é selada por um código complexo de letras e números que se juntam a outros blocos.

Para aumentar ainda mais a segurança entre os blocos, cada bloco carrega o seu código e o código do bloco anterior. Dessa maneira, caso alguém tente invadir um dos blocos, será preciso desvendar mais de um código. Essa rede não tem dono, por isso todos os envios são registrados em um livro disponível para qualquer pessoa acessar.

Relação do blockchain com o mercado de seguros

Com as mudanças no mercado financeiro, as transações e armazenamento de dados passaram a ficar ainda mais seguras. Separamos alguns pontos interessantes da relação desta nova tecnologia para o mercado de seguros para que você possa entender melhor sobre o assunto.

Garantia de confiabilidade

A confiabilidade é o principal do blockchain. Nenhum dos envolvidos nas transações poderá fazer qualquer modificação sem que todos saibam o que foi feito. Além disso, essa alteração deverá ser validada e carimbada com a data que foi realizada.

A independência do próprio e a precisão de dados, faz com que os envolvidos na emissão de apólices fiquem tranquilos em relação à integridade das informações fornecidas. Ou seja, você consegue preparar propostas personalizadas com mais segurança para os seus clientes.

Velocidade e transparência

No mercado de seguros, a contratação envolve diversas partes interessadas, sendo que a entrada de informações é, em várias etapas, feita de maneira manual. Essa situação, além de ser custosa, acaba ficando exposta a erros humanos.

Com o blockchain essa velocidade de entrada e validação de informações é sensivelmente aumentada, além de permitir a rastreabilidade dos dados em casos de sinistros. Com isso, você elimina boa parte dos intermediários que hoje ainda são necessários no processo.

Aliado do combate a fraudes e ações ilegais

Em razão da complexidade no processo de obtenção de seguro, ele se torna, por vezes, ineficiente. Com essa ferramenta no controle comum dos contratos, a coordenação entre diversos agentes envolvidos nessa cadeia pode ser descentralizada, trazendo agilidade e transparência no processo.

Com a implementação dele na corretora, o controle de fraudes se torna ainda mais eficaz, podendo eliminar falsificações e seguros duplos.

A blockchain é uma ferramenta que pode ajudar diversas corretoras a crescer no mercado, garantindo mais confiabilidade e agilidade na hora de cotar e oferecer produtos aos seus clientes.

Para saber mais sobre o mercado de seguros e suas mudanças, clique aqui e acesse o blog QuiGo!

-------------------------------------------------------------------------------------------

Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes