QUIVER : Como criar a persona da corretora de seguros? (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER

Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação

Sabemos que direcionar os esforços de divulgação e prospecção dos clientes de forma eficiente, é essencial para garantir o sucesso de qualquer negócio. Por conta disso, definir a persona da corretora de seguros, passa a ser uma grande tarefa para que as próximas campanhas sejam mais assertivas.

De fato, é possível otimizar os processos, tornando-o mais efetivo, de forma a conseguir potencializar as vendas sem precisar aumentar exponencialmente o investimento em marketing, apenas criando uma persona.

Neste conteúdo, a Quiver fala um pouco mais sobre esse assunto e ajuda você a criar a persona da corretora de seguros. Esse passo pode trazer bastante rentabilidade para a sua empresa, que é importante para alavancar o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e qual a importância da persona?

Persona é um termo relacionado a criação de um perfil específico que represente o comportamento e as características principais do consumidor ideal para a sua corretora. Ou seja, ela representa uma síntese de características do seu público alvo que é definida através de pesquisas com seus atuais clientes.

Contudo, a persona da corretora de seguros é diferente do público-alvo, é bom que isso fique bem claro. O público-alvo representa um grupo de pessoas com determinadas características. Já a persona é a construção de uma espécie de personagem representativo deste grupo.

Ou seja, ela possui uma profissão, uma história, características psicográficas e demográficas. A principal diferença entre esses dois modelos é que o público-alvo pressupõe uma mira que se deseja apenas atingir, enquanto a outra é uma pessoa para interagir e conquistar.

Criar a persona da corretora de seguros é essencial para que as estratégias de divulgação e prospecção sejam cada vez mais assertivas. Afinal, quanto melhor for a segmentação, será mais fácil de atingir quem realmente tem interesse em seus produtos e serviços.

De fato, isso é essencial para que o setor de marketing otimize os anúncios, reduzindo os custos com links patrocinados, além de diminuir os custos por aquisição e levando as publicações aos potenciais clientes que podem gerar venda.

Em outro ponto, a partir da definição da persona, é possível entender quais são os motivos que levam esse potencial cliente a procurar uma corretora. Decerto, os colaboradores conseguem criar um atendimento personalizado, não apenas para conquistar esse cliente, mas também para fidelizar.

Como criar a persona da corretora de seguros

Agora que entendemos como funciona a persona da corretora de seguros e a sua importância, é hora de saber como traçar o perfil para criar uma de acordo com as características principais de seus clientes.

A criação não pode ser feita repentinamente, sem que seja feita nenhuma pesquisa ou análise da situação atual do mercado. Ou seja, esse é um processo que deve ser feito com cuidado e sem pressa.

Para criar a persona da corretora de seguros, siga os passos que vamos citar abaixo:

• Colete dados dos clientes através de pesquisas e questionário;
  • Elabore perguntas diretas e que façam sentido para montar a persona;
  • Análise os dados que foram coletados;
  • Estruture a persona da corretora de seguros;
  • Compartilhe o perfil traçado com o resto da empresa.

A partir disso, você consegue criar a primeira persona da sua corretora, baseado no seu público atual.

Porém, caso tenha algumas dúvidas em relação a essa criação, como quais os tipos de perguntas que devem ser feitas, vamos usar um exemplo de uma corretora de seguros que vende planos de saúde empresariais.

Separamos algumas questões que podem ser feitas no questionário de personas baseado nesse caso específico:

• Qual o tamanho da empresa, segmento e ticket médio?
  • Qual seu cargo na empresa?
  • Quais são os maiores desafios?
  • Qual a média de idade dos colaboradores?
  • O que levou a empresa a contratar um plano de saúde para os colaboradores?
  • Quem exerce o papel de decisor, influenciador e comprador na empresa?

Para os corretores que vendem planos individuais ou familiares, as perguntas podem ser ainda mais específicas e pessoais. Com isso, é garantido que o perfil fique mais próximo da realidade.

Feito isso, analise cada resposta com cuidado para que o perfil fique ainda mais detalhado e de acordo com as estratégias de sua corretora de seguros.

Para mais conteúdos relacionados ao mundo das corretoras de seguros, com dicas valiosas para o crescimento da sua organização, clique aqui e acesse o blog Quiver!

-------------------------------------------------------------------------------------------

Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes