Brasil,

75% das empresas sofreram impactos nos custos do plano de saúde com a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Resultado da pesquisa HR Trends 2022 aponta algumas ações do RH para contornar crises e ter estabilidade na gestão de benefícios após a pandemia que alterou várias configurações nas empresas.

75% das empresas que participaram do estudo HR Trends Benefícios Corporativos 2022, garantem que sofreram algum tipo de impacto nos custos do plano de saúde diante da pandemia de Covid-19. Esse e outros dados estão presentes na segunda edição da pesquisa realizada pela empresa Propay, especializada em terceirização de soluções para o RH.

“Em decorrência da postergação de procedimentos, como cirurgias e tratamentos médicos durante o período mais crítico de isolamento social, algumas empresas que não enfrentaram alta na sinistralidade talvez sofram em breve os impactos em suas contas. Entender estes novos cenários e como as organizações estão lidando com isso é fundamental para a tomada de decisões táticas e estratégicas no que tange a gestão de pessoas”, comenta Fernando Verderano, Head de Benefícios da Propay.

Além disso, outro reflexo apontado pela recente crise sanitária mundial, é a valorização da saúde mental. Levantamentos oficiais realizados indicam grande aumento da desestabilidade emocional nos últimos dois anos. Doenças como depressão e ansiedade estão no topo da lista e passaram a ter uma atenção especial dentro do planejamento estratégico das empresas. Evidenciando este cenário, 45% afirmaram que sua empresa oferece programas para saúde e qualidade de vida, com foco em evitar doenças emocionais, de acordo com a pesquisa.

RH e a gestão da nova geração

Outro ponto sensível que surgiu no estudo, é o esforço do RH para se adequar às necessidades das novas gerações. As empresas entendem que para se manterem competitivas, seu modelo de trabalho precisa acompanhar as tendências e demandas atuais.

De acordo com a pesquisa, quando se trata da gestão dos millennials, 53% das empresas estão investindo em modelos de trabalho flexíveis como home office e horários alternativos.

Além do novo ritmo imposto pela nova geração de trabalhadores, a pandemia também favoreceu o fortalecimento desse modelo de trabalho mais ajustável, onde o isolamento social propiciou o home office e um sistema mais baseado em entregas e resultados do que em horas trabalhadas.

Benefícios flexíveis

A flexibilidade também é uma prioridade com relação aos benefícios corporativos. De acordo com a pesquisa, 30% das empresas implantaram esse modelo de benefícios após a pandemia (benefícios flexíveis). É válido lembrar que na primeira edição da pesquisa HR Trends realizada em 2019, apenas 8% diziam já ter o modelo de benefícios flexíveis implantado. Na ocasião, 49% disseram que sabiam o que significava a estratégia de benefícios, mas ainda não trabalhavam com ele.

HR Trends – Benefícios Corporativos foi realizada em ambiente on-line com foco em profissionais de RH que vivem a realidade da gestão de benefícios corporativos em sua rotina de trabalho. Ao todo foram 413 respondentes que atuam em empresas nacionais e multinacionais de variados portes.

"A pandemia gerou impactos sem precedentes. Mas, como isso influenciou a estratégia das empresas em relação aos benefícios corporativos? Será que os benefícios que eram uma tendência em 2019, se tornaram, de fato, uma realidade? O home office veio para ficar? E o impacto financeiro do plano de saúde na folha de pagamento? Essas perguntas não saiam de nossas cabeças e decidimos ir atrás das respostas. O HR Trends – Benefícios Corporativos, foi um trabalho intenso, minucioso, mas necessário para nos prepararmos para o futuro e para o presente. Além disso, o material consolida informações muito relevantes para apoiar as empresas na tomada de decisão" explica Clayton Rocha, gerente de marketing da Propay que liderou a pesquisa.

Sobre a Propay

Uma empresa que atua como parceira do seu RH de ponta a ponta. No mercado de Recursos Humanos há mais de 20 anos, a Propay conecta as empresas com as melhores tecnologias do mercado e atua com expertise para atender todas as demandas e expectativas. Uma das principais empresas do mercado que une a terceirização da folha de pagamento com a gestão e consultoria de benefícios (que cuida de benefícios legais, flexíveis e estratégicos, como plano de saúde) o que garante maior agilidade nos processos, segurança de dados e informações, além de mitigação de erros operacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar