Brasil,

Novatics aposta no modelo remote first

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Zelante
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Novatics aposta no modelo remote first

Com novas regras legais e abrindo espaço para funcionários de outras partes do Brasil e do mundo atuarem, formato vem ganhando muitos adeptos no país

A pandemia acabou obrigando uma grande parte das empresas a assumir um modelo remoto de trabalho para continuar operando. Por conta da expansão desse padrão, que recebeu inclusive a formalização de novas regras oficiais, cresce também o número de organizações que adotaram o formato remote first, conceito que prioriza que todos os processos organizacionais e de projeto de uma empresa sejam feitos de maneira remota, criando um ambiente onde os funcionários têm a liberdade de trabalhar de onde quiserem, desde em casa, no modelo home office, ou mesmo no próprio escritório oferecido pela empresa.

Uma das companhias que adotou esse modelo de trabalho foi a Novatics, principal desenvolvedora de produtos digitais do Brasil. Oferecendo a possibilidade dos colaboradores trabalharem de todos os cantos do país, e até de outros lugares do mundo, a empresa segue com o escritório aberto em Brasília, que serve como ponto de apoio para colaboradores que preferem trabalhar no escritório, além de local usado para as promoções para a comunidade da área.

“Nós vemos a questão do remote first como uma cultura de trabalho que ajuda a descentralizar tarefas, além de abrir a oportunidade de recrutar e operar com talentos espalhados de diversas partes do Brasil. As ferramentas tecnológicas possibilitam que a empresa siga atuando de forma aproximada, mesmo que não presencialmente, sem abrir mão de uma liderança da qualidade”, avalia Raianne Rodrigues, sócia da Novatics e Designer Senior.

A questão de buscar talentos fora da cidade-sede da companhia, aliás, é um ponto positivo muito importante para este modelo de trabalho. No caso da Novatics, por exemplo, a companhia viu o número de colaboradores de fora da capital brasileira quase triplicar durante os dois anos mais rígidos da pandemia, atingindo a marca de quase 50% de seu quadro de funcionários.

“A pandemia mudou muito a dinâmica do ambiente de trabalho. Morar em São Paulo e ter a possibilidade de trabalhar em uma empresa com sede em Brasília é aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos disponíveis. Independente do local, consigo participar de reuniões e eventos de maneira remota, sem interferir na qualidade da comunicação, tanto interna, entre nós da Novatics, quanto externa, com nossos parceiros e clientes”, conta Vitor Ribeiro, Engenheiro de Software da desenvolvedora de produtos digitais.

Suporte legal

O aumento no número de empresas passando a trabalhar no formato remote first trouxe inclusive avanços na legislação para esse regime. Apesar do teletrabalho ter sido incluído na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 2017, foi apenas agora no primeiro trimestre de 2022 que o governo acabou excluindo a predominância do serviço executado fora das dependências da empresa como fator determinante para a lei.

Dessa forma, a medida provisória publicada no “Diário Oficial da União” no final de março retirou a descaracterização do teletrabalho ou trabalho remoto pelo número de dias em que ele é realizado na empresa ou na casa do funcionário.

“Essas mudanças na legislação são bastante positivas para todos os envolvidos. Vejo esse como mais um passo importante para uma sólida expansão do modelo híbrido de trabalho, que deve passar a ser uma tendência cada vez mais forte graças aos avanços tecnológicos e de suas ferramentas”, ressalta Raianne Rodrigues.

Sobre a Novatics

A Novatics é a principal desenvolvedora de produtos digitais do Brasil. Parceira de jornada para ajudar marcas a superarem os desafios de inovação e transformação digital, a empresa possui uma cultura que preza pelo intercâmbio de know-how com times internacionais e pelo bem-estar da equipe. Essa combinação resulta na reunião dos melhores desenvolvedores do país e na elaboração de projetos de maneira rápida e acessível para seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar