Algar Tech investe em “pessoas-chave” para reter talentos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wanessa Miranda

Programa Key People tem ampliado benefícios exclusivos, como prioridade no intercâmbio online, auxílio idiomas e participação em eventos estratégicos da companhia

A Algar Tech, multinacional brasileira especializada em gestão do relacionamento com o cliente e gestão do ambiente de tecnologia, está ampliando sua aposta em “pessoas-chave” como parte dos seus esforços para reter talentos. Com esse foco, a companhia lançou em 2020 para o staff e administrativo de todos os níveis hierárquicos o programa “Key People”, que oferece cada vez mais benefícios e oportunidades exclusivas para esse público.

Inicialmente, o programa começou com um mapeamento dos principais talentos, impacto, relevância para o negócio e propensão a sair da empresa, a partir de um processo estruturado de escuta, pensado para que os colaboradores pudessem expor suas necessidades, desejos e insatisfações. A partir disso, em 2021, começaram a ser realizados encontros exclusivos com as lideranças da organização e palestras para abordar temas de interesse, como “protagonismo de carreira”, por exemplo.

Em 2022, com a ampliação dos encontros exclusivos e do convite para eventos estratégicos da companhia, os “Key People” passam também a contar com auxílio idiomas, direito a day off por alta performance e ganham prioridade no programa de intercâmbio online, que consiste na troca de cadeiras entre profissionais com a mesma função em países distintos onde a multinacional está presente (Brasil, Colômbia, Argentina e México).

Outro destaque deste ano é que eles podem participar da mentoria reversa, tendo a chance de atuar como mentores de executivos da companhia – até mesmo da presidente. Na iniciativa, os colaboradores têm a oportunidade de discutir com as altas lideranças das áreas de sua escolha, como tecnologia, mídias sociais e gestão de pessoas. O intuito é promover uma troca de experiências e aprendizados.

“Em um cenário de disputa acirrada para atrair e reter profissionais, precisamos ouvir continuamente e promover ações efetivas de melhoria para garantir a satisfação e o desenvolvimento dos nossos talentos. É preciso avaliar fatores como aprendizagem, oportunidades de crescimento, remuneração em comparação com o mercado, e equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho. Somado a outras iniciativas, esse programa tem sido um aliado essencial nesse sentido. Precisamos cuidar melhor da nossa gente, promover um ambiente saudável para se trabalhar e oferecer condições e benefícios para os ‘Key People’ aprenderem e crescerem. Ainda temos muito o que fazer, mas estamos felizes com a trajetória e os resultados até aqui'', comenta Luciana Gonçalves, diretora de Gente, Estratégia e Marketing da Algar Tech.

Para se tornar um “Key People”, o colaborador precisa alcançar bons resultados de desempenho nas avaliações, tanto de comportamento quanto de entrega. No total, a Algar Tech conta hoje com 12 mil profissionais – desses, 220 foram mapeados como “Key People” e 80 são classificados como talentos de ainda maior prioridade, pela dificuldade de encontrá-los num mercado altamente competitivo.

Foco no Total Experience e no Anywhere Office

Como parte de seus esforços para atrair e reter talentos, desde o início da pandemia a Algar Tech tem apostado na modalidade Anywhere Office, contratando pessoas em todo Brasil sem a necessidade de uma estrutura física. Muito além da redução de custos internos e na fatura dos clientes, a transição vem sendo motivada acima de tudo pelo aumento da satisfação interna, que levou a melhorias em indicadores de produtividade e queda de 60% no absenteísmo. Em pesquisa interna realizada em 2021, 80% dos colaboradores afirmaram que se sentiam satisfeitos trabalhando em Home Office e 99% do público demonstrou vontade de continuar remotamente ou no modelo híbrido.

Com foco no conceito de “Total Experience”, a empresa também iniciou em 2021 a implantação do eNPS (employee Net Promoter Score) com seus colaboradores para medir seu nível de satisfação, lealdade e comprometimento com a marca. Seguindo os aprendizados acumulados com os clientes externos, a Algar Tech mapeou toda a jornada do colaborador – desde o processo seletivo até a etapa de desligamento. Esses marcos foram listados para que pudessem avaliar a experiência em cada um desses pontos e, assim, agir para corrigir pontos críticos. Todas as notas e comentários negativos que aparecem na pesquisa eNPS são analisados de forma criteriosa e, para revertê-los, são estabelecidos planos de ação envolvendo diferentes áreas da empresa, com prazos e responsáveis.

“Temos esse olhar integrado porque acreditamos que, ao oferecer a melhor experiência para nossos colaboradores, naturalmente eles acabam por entregar uma melhor experiência para nossos clientes. É um ciclo virtuoso”, conclui a executiva.

Sobre a Algar Tech

A Algar Tech é uma multinacional brasileira que há 23 anos repensa a experiência de clientes e a gestão do ambiente de TI com um objetivo: conectar pessoas e organizações de um jeito único. Voltada para o segmento corporativo, a companhia possui um portfólio especializado em duas unidades de negócio: gestão de relacionamento com cliente (GRC) e gestão do ambiente de tecnologia (GAT). Em GRC, atua na compreensão da jornada do consumidor para melhor experiência e atendimento. Já em GAT o foco é na automação do ambiente de trabalho em Cloud ou On Premise para garantir melhor disponibilidade e mais produtividade do usuário de TI.

Com mais de 12 mil profissionais, a empresa busca fortalecer suas práticas de ESG em sua atuação em toda a América Latina, com escritórios na Colômbia, na Argentina e no México. Em 2021, pelo terceiro ano consecutivo, foi eleita como uma das melhores organizações de grande porte para as mulheres trabalharem no Brasil, segundo o ranking do GPTW Mulher. A companhia também esteve no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI no país, o GPTW TI. No ano anterior, foi apontada pelo anuário Valor Inovação como uma das empresas de serviço mais inovadoras do Brasil.