Brasil,

A força do "LÚDICO" no mundo corporativo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daiana Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A força do "LÚDICO" no mundo corporativo

Cláudia Danienne, psicóloga organizacional e especialista em RH com mais de 25 anos de atuação na área, destaca quatro competências que são naturais nas crianças e fundamentais no mercado de trabalho, reconhecidas e valorizadas

Chegaram as férias escolares e o momento especial de interação entre adultos e crianças. Aos pequenos, a vivência com os pais é evidentemente importante para o desenvolvimento do comportamento, do caráter, da educação, da essência, e isso já é sabido. Porém, aos adultos também deve ser extremamente agregador, basta uma breve reflexão sobre a força do lúdico no mundo corporativo.

Alguns comportamentos “percebidos” como tipicamente infantis, quando aplicados ao mercado de trabalho, na verdade são altamente inspiradores nas organizações, nas relações humanas, independentemente da idade, praticá-los como um exercício comportamental no âmbito dos negócios pode ser um grande diferencial. Na fase adulta, o lúdico deve ser valorizado em forma de aprendizagem e desenvolvimento contínuo para revolucionar os resultados.

Podemos destacar quatro competências que são naturais nas crianças e fundamentais no mercado de trabalho, reconhecidas e valorizadas. São:

-Entusiasmo: não perder o lado alegre mesmo frente a tantas dificuldades que nos chegam, é o cair e levantar com a crença da importância de recomeços. Não se cobre tanto, não se julgue tanto. A perseverança é uma grande aliada para seguir entusiasta.

-Curiosidade: não perder o lado exploratório para as soluções. Se não funciona de um determinado jeito, sem dificuldade, descomplique e mude para outra forma em prol do resultado;

- Espontaneidade: não perder a espontaneidade ligada ao seu lado genuíno de ser. Tenha orgulho de você, das suas conquistas, dos seus erros transformados em aprendizados - busque SER mais do que TER mais.

- Protagonismo: não se deixe limitar com muitos “nãos” que receberá ao longo da vida. Tente ao menos se permitir. Acredite em você, estude, aperfeiçoe, evolua e vá lá e faça a diferença ou contribua para um todo fazer!

Não à toa o físico norte-americano Richard Feynman, ganhador do Nobel de Física de 1965, falou sobre seu próprio caso de burnout em um livro publicado em 1985, onde revela ter descoberto a solução para seu esgotamento emocional: brincar, se divertir em meio às atividades profissionais. E há, ainda, diversas pesquisas que denotam como brincar pode ajudar a vencer o estresse, aumentar a resiliência e desbloquear a criatividade.

“Brincar” representa explorar a criatividade, interação, saber ouvir, respirar, ter o momento protagonista, se permitir sonhar, imaginar coisas ainda não pensadas, ousar. Pode ser o caminho para o desenvolvimento à frente do tempo em produtos e serviços.

O Velcro®, por exemplo, “nasceu” de um insight a partir de uma observação simples de sementes de Bardanas (popularmente chamadas de carrapicho), grudada no pelo do cachorro, enquanto o seu tutor o engenheiro Georges de Mestral passeava e, acidentalmente, notou o incômodo nele e no cão. Foram anos de aperfeiçoamento até criar um produto usado até pela NASA.

Artigo por Cláudia Danienne:

Mãe, empresária com know-how de mais de 25 anos de mercado profissional, com diversificadas experiências ligadas a Recursos Humanos, tornando-se uma referência em Gente & Gestão. À sua formação inicial de Psicóloga, agrega cursos complementares na Harvard Business School, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT em Boston, nos Estados Unidos), na FDC/ INSEAD na França-além de Disney Institute (EUA), IBMEC (Rio de Janeiro), entre outras instituições de renome.

Cláudia também é autora do livro Princesas Poderosas e suas mascotes Click e Drick, que aborda diversidade e inclusão de forma lúdica e instrutiva, e coautora do livro Soft Skill, volumes 1 e 2.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar