Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Marketing Digital faz a diferença para empresas de logística internacional

Marketing Digital faz a diferença para empresas de logística internacional

Fundadora da ComexLand, Kauana Pacheco aponta caminhos mais eficientes

Em um mundo cada vez mais globalizado, a logística internacional tem se mostrado uma atividade de altíssimo valor e importância. É também por esse motivo que o setor é caracterizado por elevados índices de competitividade, o que leva, obrigatoriamente, à busca por clientes e profissionais. E é neste ponto que o marketing digital faz toda a diferença.

Kauana Pacheco, fundadora da ComexLand, consultoria de marketing para comércio exterior, aponta que, com o atual cenário logístico, uma companhia precisa provar. “Portanto, a empresa deve conhecer exatamente as dores do mercado e trabalhar com seus diferenciais competitivos. Como diz Seth Godin: ‘Para ser visto é preciso aprender a enxergar!’, porém, é necessário mostrar diferenciais para toda cadeia. E a melhor forma de transmitir é pela comunicação digital”, aponta.

Kauana lembra que, diante da rapidez com a qual as notícias se espalham na internet, os clientes esperam uma fonte segura de informação e, de preferência, primária. Por isso, empresas que possuem uma comunicação eficaz criam uma boa rede de relacionamentos. “No primeiro semestre do ano muita coisa aconteceu na logística e, no Comex, vimos congestionamentos em portos, capatazia saiu do valor aduaneiro, prorrogação de regimes aduaneiros especiais, portos fechados por medidas de restrição na China”, enumera Kauana.

Tudo o que influencia nos processos deve ser comunicado. “Os clientes já se acostumaram a receber relatórios, informativos ou até artigos com atualidades do comércio exterior, e assim, conseguem estar mais confiantes sobre os processos de importação e exportação”, atesta.

Estar nas redes sociais é ponto fundamental, mas é importante lembrar que cada rede possui sua forma de comunicação. E aprender a comunicar é o que Kauana coloca como um dos diferenciais. “Percebemos muitas empresas da área se autodenominando ‘a melhor’. Porém, o que define ‘a melhor’ uma vez que cada cliente possui uma necessidade diferente?

Se a empresa possui o melhor atendimento, fale sobre o NPS (Net Promoter Score); se possui a melhor segurança nos embarques, fale sobre como trabalha o compliance; se possui a melhor operação logística, mostre certificações e prêmios que comprovam isso; se é a melhor na agilidade, fale como a tecnologia traz vantagens aos seus clientes. Mostre cases, depoimentos e comunique. A comunicação gera relacionamento, que gera venda e fidelização”.

Há, ainda, outros modos de conseguir uma boa comunicação. E-mail marketing, interação com site e agendamento de postagens têm sido uma boa alternativa. “Como os serviços da Comexland são personalizados, os resultados aparecem. Buscamos entender quais são os objetivos comerciais de cada cliente, se buscam determinado setor, região ou tamanho de empresa. E, após estudo, definimos o planejamento estratégico e quais serão as ferramentas utilizadas”, detalha.

Para manter os clientes no ciclo ativação, ou seja, conectados durante todas as etapas dentro do funil de vendas, é crucial conhecer o público-alvo e grupos de personas e definir objetivos. “É necessário criar algum tipo de relacionamento com o lead, de forma que ele aguarde determinado conteúdo e deseje entrar no processo de contratação. A Comexland trabalha em equipe com o comercial da empresa para atingir os objetivos e entregar um marketing que gere resultados para as empresas em reconhecimento, posicionamento e geração de leads”, finaliza.

Sobre Kauana Pacheco

Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo