Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Por que investir em gestão para potencializar a indústria?

Thiago Leão, Diretor Comercial da Nomus Thiago Leão, Diretor Comercial da Nomus

Construir uma gestão padronizada e com o suporte tecnológico traz clareza para a tomada de decisão e abre portas para um ambiente de alto controle industrial

Por Thiago Leão*

Para o setor industrial, a busca por mais eficiência e controle nas operações é incessante. O que muitos deixam passar é o papel da gestão industrial nesse contexto de aprimoramento contínuo. A inovação, por sua vez, surge como uma alternativa promissora, especialmente sob a figura do ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado), que trabalha com o objetivo de integrar todas as áreas de uma organização. No caso de indústrias, a premissa é a mesma, com enfoque, claro, para a parte industrial: chão de fábrica, controle de produção e estoque são exemplos de áreas beneficiadas pela ferramenta.

Porém, antes de conduzir essa transição ao digital, é preciso que os líderes se atentem à padronização dos processos internos. Caso a empresa em questão não trabalhe com operações padronizadas e bem definidas, dificulta-se a aderência da solução tecnológica, assim como o foco estratégico por trás de sua aplicabilidade. De fato, uma cultura organizacional amadurecida é importante para adoção de um sistema de gestão.

Quais são as contribuições do ERP para a indústria?

O ERP tem a responsabilidade de transformar o fluxo de informações e conceder um novo dinamismo para a relação dos profissionais com os dados armazenados e movimentados. Isso implica, diretamente, em tornar esses materiais mais nítidos e visíveis, de modo que os mesmos funcionem como parâmetros confiáveis para a tomada de decisão. Por meio da integração, citada anteriormente, se pode estabelecer uma melhor comunicação entre os setores, reunindo as condições necessárias para elevar o patamar de produtividade e entrega da indústria.

Outro ponto que merece destaque é o poder de reposta que a tecnologia oferece, especialmente se considerarmos o nível de exigência do mercado atual. Com o ERP em execução, os problemas que forem identificados, como entraves operacionais, podem ser transmitidos, por exemplo, à equipe comercial com mais velocidade, para que as medidas cabíveis sejam tomadas com agilidade e eficiência. O mesmo vale para os profissionais de manutenção.

Urgência por automação é justificável

Todo esse prestígio ligado à inovação não é por acaso. E vai ao encontro de demandas que não podem mais ser postergadas. Os dados são objetos de alto valor analítico, e deixá-los à deriva de sistemas ineficazes é ignorar a oportunidade de maximizar seus resultados e atingir, a longa escala, um estágio avançado de disrupção. Por isso, o controle industrial deve ser prioridade para organizações do segmento.

Afinal, do que adiantará construir uma área administrativa funcional, se o coração da empresa, a indústria, continuará estagnada por atividades morosas e desorganizadas? Saber quanto está sendo produzido, o status do estoque e quais são as máquinas mais eficientes são movimentações que, apesar de parecerem simples, fazem total diferença para a introdução de iniciativas transformadoras.

Para concluir, volto a destacar a importância de seguir um caminho rumo à padronização. Partindo desse princípio indispensável, com a presença de um fornecedor especializado e um ERP que tenha a capacidade para atender as necessidades do setor industrial, será possível estruturar uma gestão moderna, flexível e que saiba explorar todo o seu potencial.

*Thiago Leão é Diretor Comercial da Nomus, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para excelência na gestão de indústrias. Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sobre a Nomus

No mercado desde 2005, a Nomus desenvolve sistemas de gestão ERP e PCP especialistas no segmento industrial. A empresa se destaca no mercado por ter sido fundada por engenheiros de produção, que projetaram os sistemas para utilizar conceitos avançados de Engenharia de Produção e tecnologia web afim de levar a excelência na gestão para as fábricas brasileiras. Sediada no Rio de Janeiro, a Nomus possui atuação em todo território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo