Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Preocupação com o bem-estar da equipe está entre as principais tendências de liderança para 2022

Preocupação com o bem-estar da equipe está entre as principais tendências de liderança para 2022

Com a pandemia, as expectativas dos colaboradores em relação à forma de trabalhar passaram por transformações

Depois do trabalho remoto ter se destacado em 2020, no auge da pandemia de covid-19, a maioria das empresas já retornou às atividades presenciais ou está trabalhando em regime híbrido. Um estudo da consultoria Page Executive mostra que esse período provocou mudanças nas prioridades que gestores e colaboradores têm a respeito do ambiente de trabalho.

A pesquisa, que ouviu executivos de sete países latino-americanos, aponta que uma das seis principais habilidades exigidas dos líderes nesse contexto de retorno ao trabalho é oferecer segurança emocional para suas equipes. O foco na saúde e segurança dos funcionários também foi listado como uma das três principais prioridades das empresas hoje. Ao mesmo tempo, entre as cinco principais competências buscadas pelo recrutamento, figuram a inteligência emocional e a resiliência.

A preocupação com o bem-estar tem razão de ser: segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofre com algum transtorno mental. No Brasil, a porcentagem de pessoas com quadros extremos de depressão pode chegar a 59% e, com quadros de ansiedade, a 63%. Para a terapeuta Luciana Ross, especialista em gestão de Psicologia Organizacional, o tema precisa ser olhado com atenção pelas lideranças empresariais. “É muito importante falar disso em um cenário em que 58% dos empregadores não oferecem nenhum tipo de recurso emocional para as equipes ”, explica.

A psicóloga estima que, enquanto a doença cardíaca é a que mais faz vítimas letais no mundo, os transtornos mentais devem assumir esse posto a partir de 2030. “É urgente cuidar dos colaboradores, a pandemia mostrou como as pessoas ficam frágeis diante de tantos desmoronamentos. Desde 2020, por exemplo, a procura por cuidados com a saúde mental cresceu mais de 1.700%”, pontua. Luciana falou sobre o assunto no CEO Fórum, promovido pela Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) na última terça-feira (14), na capital paranaense. A reconexão entre pessoas, consigo mesmo e com os negócios diante do retorno ao trabalho presencial foi tema do evento, que reuniu executivos C-level e diretores.

Nos seis países ouvidos pelo estudo da Page Consultoria; Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá e Peru, menos de 20% dos participantes continuam trabalhando em casa. O Brasil é o que tem o maior número de trabalhadores que voltou ao regime de trabalho presencial, mesmo que de forma escalonada em alguns casos.

Sobre a Amcham Curitiba

A Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) faz parte de uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5,2 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A instituição visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplificam o conhecimento de seus associados. A Amcham Curitiba tem mais de 20 anos no Paraná e reúne hoje mais de 300 empresas associadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo