Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como o digital afeta o mercado de trabalho?

pixabay pixabay

Na era tecnológica, as empresas podem sofrer mudanças

O século XXI veio recheado de novidades. Com rápidas e bruscas mudanças, a partir de 2001 toda a sociedade sofreu alterações quanto aos modos de comportamento e comunicação. Com a difusão das televisões, por exemplo, a comunicação em massa ganhou uma nova perspectiva. O que antes era feito somente por meio de jornais físicos, conseguiu ter um novo tipo de audiência. Não só isso, criou-se um novo modo de jornalismo.

Isso, entretanto, é apenas um dos inúmeros exemplos de mudanças que as tecnologias que surgiram no século XXI trouxeram. Segundo Madalena Feliciano, gestora de carreiras, “com o advento das tecnologias, o mundo todo foi alvo de transformações. E, no que se refere ao mercado de trabalho, não foi diferente”. Agora em 2021, muito mais do que apenas televisores, temos a interferência do meio digital 24 horas por dia. Seja por meio dos celulares, computadores, relógios digitais ou outros aparelhos, toda a sociedade hoje em dia está rodeada de tecnologias.

No mercado de trabalho, uma das áreas mais afetadas, as tecnologias trouxeram um novo modo de qualificação e exigência vinda das empresas. “Na contratação, muito mais do que antes, é necessário que o candidato esteja familiarizado com as atuais tecnologias e, além disso, que esteja pronto para novas mudanças, já que elas ocorrem mais rapidamente”, explica a gestora.

Madalena explica que o digital afeta o mercado de trabalho de forma positiva e negativa: “Para o colaborador que se adaptou bem às mudanças desse novo século, o mercado de trabalho está de portas abertas; todavia, para quem ainda não se adequou, é preciso começar os novos modos operantes de produção”.

Hoje em dia, o mercado de trabalho, ainda mais visando um cenário de pandemia, as tecnologias são essenciais para a continuidade da empresa no mercado. Assim, é importante que, independente da idade, o funcionário esteja apto a realizar algumas atividades com aparelhos digitais e outras ferramentas do mundo moderno.

Para a especialista, “o mercado de trabalho hoje é digital. Isso não significa, entretanto, que não se necessite mais de pessoas para trabalhar. Muito pelo contrário, com essa nova tendência, empregados precisam estar presentes do mesmo modo ou até mesmo com uma presença ainda maior, todavia, com atribuições diferentes”.

Desse modo, se faz necessário algumas iniciativas por parte dos colaboradores ou candidatos para conseguirem se manter ou entrar no mercado de trabalho.

- Aprenda sempre!: Faça cursos, estude um novo idioma... “Estar em constante estado de evolução significa que você deseja sempre se aprimorar. Essa é uma qualidade muito apreciada entre os recrutadores”, alerta Madalena;
- Esteja pronto para mudanças: Atualmente as transformações ocorrem muito rápido. Por isso, mostrar que se adapta bem a novos ares é importante;
- Utilize o digital: Chega de medo, vergonha ou preconceito. Estar antenado no mundo tecnológico te deixa mais perto de conseguir o emprego dos sonhos. “Crie uma conta no Linkedin, tenha um perfil profissional. Mostre-se para o mundo e o mundo te verá”, comenta a gestora de carreiras;

“Devemos, para viver com uma boa qualidade de vida, nos moldar conforme o mundo gira. Ou, em outras palavras, dançar conforme a música. Se adequar aos novos modos de comportamento hoje é essencial”, finaliza Madalena.

Madalena Feliciano
Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo