Brasil,

Especialista em carreira comenta crítica de Elon Musk ao home office

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Após o presidente da Tesla, Elon Musk, declarar publicamente que não é a favor de os funcionários trabalharem em casa, no modelo chamado home office, a eficácia da implantação deste formato de trabalho voltou à discussão no mundo corporativo. Em uma publicação do Twitter, o bilionário americano disse que essa configuração não é mais aceitável e determinou que os funcionários voltem a cumprir uma jornada de trabalho presencial no escritório principal da empresa. A declaração dele dividiu opiniões. Segundo o CEO da Trilha Carreira Interativa, Bruno Martins, é preciso que haja diálogo entre as duas partes para que seja decidida uma melhor forma que agrade a ambos.

“Manter o home office foi uma forma encontrada pelas empresas para reter os talentos em áreas com escassez de profissionais. Muitos estudos mostram quais são as preferências de funcionários e líderes, mas é preciso avaliar caso a caso. É necessário antes de tudo levar em consideração também o contexto, o tipo de trabalho, a saúde mental do trabalhador e a financeira da empresa. Há profissões em que o home office se encaixa bem, mas há outras em que é necessária a presença do funcionário”, analisa Martins.

De acordo com Martins, é preciso avaliar os prós e contras para os dois lados e é muito importante que essa discussão seja feita em conjunto.

“Com a pandemia, o mercado de trabalho mudou como um todo. Diante do cenário de pandemia, várias demandas do mundo corporativo estão sendo revistas e a flexibilidade é parte do bem-estar do funcionário para se manter saudável. O trabalho presencial deu lugar ao home office. Hoje já se discute modelos como o híbrido e o coworking. Não há o melhor formato, mas o que se adapte e gere produtividade para ambos. A avaliação tem que ser frequente. Esse será um desafio para as empresas atraírem e reterem talentos das mais diversas áreas e gerações”, finaliza.

Confira alguns prós e contras do home office:

Prós:

- Flexibilidade – Permite que o funcionário busque o melhor horário de trabalho que gere maior produtividade.

- Redução de tempo no transporte – Como o trabalho é realizado em domicílio, não há perda de tempo no trajeto até o local de trabalho.

- Diminuição do contágio da covid-19 – Manter em casa pode ajudar a reduzir a contaminação pelo coronavírus.

- Gastos – Com menos pessoas trabalhando nas instalações da empresa, os gastos são reduzidos.

Contras:

- Concentração – Como estará em um ambiente aconchegante, é preciso que o funcionário saiba controlar horário e produtividade. É preciso se manter em um local adequado e que não tenha interferência de terceiros.

- Demanda dupla - Também não pode confundir tarefas do trabalho com as domésticas.

- Gastos – Com o trabalho sendo realizado, aumentam despesas para o funcionário com luz e água, por exemplo.

- Sinergia – um dos desafios é manter a sinergia entre os funcionários trabalhando em locais diferentes.

- Mentalidade de gestão da cultura - outro desafio para as organizações é como transmitir a cultura organizacional para os funcionários sem que eles conheçam e convivam com o dia a dia da empresa.

* Bruno Martins é CEO da Trilha Carreira Interativa e está à disposição para entrevistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar