D’Or Consultoria promove campanha do mês do Orgulho LGBTQIAP+

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vania Absalão

D’Or Consultoria promove campanha do mês do Orgulho LGBTQIAP+

Tema traz a reflexão do não poder ser quem se é em diversos setores da vida, inclusive na saúde

Uma imagem contendo em pé, grupo, placa Descrição gerada automaticamente

O calendário de saúde mensal da D’Or Consultoria, empresa do Grupo Rede D’Or, destaca o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado em 28 de junho. Nesta campanha, a empresa promove a reflexão ao público com a pergunta: “Imagina não poder ser quem você é?” A provocação mostra como a discriminação, ainda presente na sociedade, pode comprometer diversas áreas da vida dessa população, incluindo o acesso à saúde.

De acordo com dados do The Rainbow Project, cerca de 40% das pessoas LGBTQIAP+ nunca acessaram centros de saúde sexual, 30% não procuram ajuda quando experienciam depressão e aproximadamente 20% não saberiam onde acessar suporte ou aconselhamento à saúde mental e bem-estar. Além disso, a campanha também explica a nomenclatura das siglas, a diferença entre orientação sexual, identidade de gênero e sexo biológico.

“Na parte visual trouxemos o colorido do arco-íris que é um símbolo da comunidade LGBTQIAP+ com recortes de letras de jornais e revistas, que visa representar a invisibilidade e a falta de representatividade que essa população ainda sofre em diversos âmbitos. O nosso intuito é reforçar a importância de combater o preconceito, violência física, moral e psicológica sensibilizando as pessoas sobre o tema”, explica Victor Davi, gerente de Comunicação e Marketing da D’Or Consultoria

Preconceito e barreiras ao acesso à saúde

O preconceito não pode ser uma barreira para que os pacientes LGBTQIAP+ tenham acesso aos procedimentos que permitem prevenir ou identificar doenças. “Experiências negativas, a discriminação e muitas vezes o despreparo por parte de profissionais de saúde resultam no abandono dos tratamentos ou na busca por soluções alternativas quase sempre clandestinas e arriscadas”, alerta Sérgio Hércules, médico e superintendente de Gestão de Saúde Médica da D’Or Consultoria.

A discriminação compromete não só a saúde, mas também o acesso ao mercado de trabalho e à educação. Segundo Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil (2016), 73% dos alunos LGBTQIAP+ já sofreram agressões verbais por conta de sua orientação sexual. Seja por violência emocional, como o bullying, ou física, a discriminação no ambiente educacional costuma resultar na queda drástica do desempenho escolar da vítima ou, pior, no abandono dos estudos.

Participe também desta campanha e compartilhe essa ideia. Vídeo, cartaz e wallpapers estão disponíveis no https://dorconsultoria.com.br/portfolio/imagina-nao-poder-ser-quem-voce-e/

Sobre a D’Or Consultoria |

Empresa de corretagem do Grupo Rede D’Or especializada em benefícios. Fundada em 2015 com aposta total em inovação, a D’Or Consultoria atende a mais de 1.7 mil clientes, com 2,2 milhões de vidas administradas, movimentando R$ 3,5 bilhões em prêmio ao ano junto às maiores seguradoras de saúde do mercado.