Seis práticas empreendedoras que mudam os negócios
ZENVIA lista as principais habilidades para manter o crescimento da empresa
Com o poder de compra reduzido pela inflação, as empresas brasileiras precisam ser criativas para não fecharem as portas. Mas a criatividade é apenas uma das qualidades requeridas para manter o negócio em funcionamento. Neste momento, um olhar empreendedor se torna um grande diferencial para que a marca ganhe notoriedade e a preferência dos clientes.
Nos últimos anos, houve uma explosão de empresas de tecnologia que começaram pequenas, como é o caso da ZENVIA, plataforma de comunicação que empodera empresas a criarem experiências únicas para seus clientes finais, e subiram degrau por degrau até alcançar seus propósitos de várias maneiras, até mesmo com a abertura de capital. Esse avanço foi possível graças a uma visão empreendedora dos gestores, que aproveitam todas as oportunidades para crescer, principalmente em momentos de crise.
Cassio Bobsin é um exemplo neste sentido. “Sempre tive algo dentro de mim que me movia e eu sabia que queria liderar uma transformação. Por isso, sempre que vi uma porta para criar o futuro, eu entrei. Quando eu encontrei o propósito e ele me encontrou, tudo fez sentido”, diz o CEO da ZENVIA.
Para se tornar um empreendedor, é preciso estar atento à movimentação do mercado e conhecer as necessidades do público-alvo. Se o crescimento da companhia vem apresentando níveis de estagnação, esse é um indicativo de que é necessário mudar de rota. De olho nisso, a ZENVIA listou seis práticas capazes de transformar os negócios e fazer sua empresa deslanchar.
1. Seja inovador
Problemas surgem a todo momento, por isso, é necessário desenvolver a criatividade para solucioná-los mais rapidamente. Um modo de exercitar isso é observar as tendências e adotar uma postura mais proativa, analisando o que pode ser usado em seu negócio. Manter a mente aberta ao novo e fazer escolhas mais flexíveis também é importante para ser inovador. Mas, cuidado. Inovar não é apenas criar. É criar para resolver um problema, associado ao negócio.
2. Busque a melhoria contínua
Não se acomode mesmo quando chegar ao patamar que deseja. Buscar novos conhecimentos é fundamental para que a empresa acompanhe o ritmo das mudanças no mundo dos negócios. Lembre-se sempre de que nenhum jogo está definitivamente ganho. Para se manter no topo, é preciso aprimorar habilidades e estar em constante evolução para atingir a excelência.
3. Marque presença on-line
Hoje em dia, a maior parte das pessoas vive com um celular em mãos para navegar por horas na internet. Possuir um site, redes sociais e blogs institucionais se tornou obrigatório para as empresas que desejam atrair e fidelizar seus clientes. A presença digital foi acelerada durante a pandemia e a tendência é que cada vez mais a tecnologia seja usada para o contato com os consumidores. Mas marcar presença online não é apenas se comunicar no mundo digital. É estar no virtual com os seus propósitos e valores de maneira personalizada, levando em consideração cada uma das pessoas que compõem o seu público, a sua audiência.
4. Conheça profundamente seu público-alvo
A trilha para o sucesso é conhecer profundamente as pessoas que serão impactadas com suas mensagens, produtos e serviços. Um recurso comumente utilizado é a criação de personas, representação fictícia e mais fiel possível do que seria um cliente ideal para a empresa, baseada em dados reais. Para tanto, a empresa deve obter informações por meio ferramentas como as pesquisa de mercado. Entre os dados mais importantes que devem ser identificados estão: objetivos, dores, desafios e preocupações, comportamentos e motivações.
5. Plano de negócios
Um plano de negócios bem definido servirá como ponte para traçar metas e alcançar objetivos a curto, médio e longo prazo. No entanto, ele deve ser constantemente atualizado para que a empresa acompanhe as novidades do mercado.
6. Invista em tecnologia
Reserve uma parte do orçamento para investimentos em tecnologia. Com a digitalização dos processos, há diversas soluções disponíveis para diferentes tipos de negócios. No varejo, por exemplo, os gestores vêm utilizando plataformas de comunicação para aprimorar a experiência do consumidor. De modo automatizado, as ferramentas auxiliam no disparo de campanhas de marketing, resolução de problemas, atração de clientes, entre outros benefícios. Nunca se esqueça de que o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico andam de mãos dadas.
Sobre a ZENVIA
Com atuação em toda a América Latina e mais de 12 mil clientes, a ZENVIA (NASDQ: ZENV) é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas, para que possam criar experiências únicas de comunicação para seus clientes finais. No Mundo Zenvia, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o nosso site e confira nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.
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