Brasil,

Recessão ou pessimismo? Não importa, esteja preparado!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Johnny Pelegrini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Jéssica Costa, head de transformação digital da AGR Consultores Jéssica Costa, head de transformação digital da AGR Consultores

Por Jéssica Costa, head de transformação digital da AGR Consultores

Na última segunda-feira teve início o Fórum Econômico Mundial em Davos, que teve a missão de, após 2 anos não presenciais, reconectar executivos, lideranças do terceiro setor e governantes de todo o mundo.

Considerando o impacto e consequências da guerra, alta inflação e todo o ambiente macroeconômico pós pandemia onde ainda pairam dúvidas, muitos executivos apontaram para uma perspectiva de recuperação econômica mais lenta do que era esperado.

Muitos executivos estão não só preocupados, mas se preparando para uma retração econômica.

Executivos como Anthony Capuano, CEO da rede hoteleira Marriott International, veem a recessão de forma inevitável: “O coro de vozes que dizem que estamos inclinando na direção de uma recessão está ficando mais alto a cada minuto. O tempo vai dizer, mas certamente tudo indica que estamos tomando essa direção”.

Por outro lado, também há executivos que não enxergam a conjuntura de forma pessimista, como Arvind Krishna, CEO da IBM: “Prevejo uma coisa branda”. Ainda assim, Krishna declara uma postura cautelosa e cuidados na tomada de decisões.

Vale citar aqui o posicionamento de Antonio Neri, presidente da HP, que embora se posicione sem muita preocupação com a economia (por enquanto), afirma que, caso as coisas piorem em 2023, “a companhia direcionará melhor os recursos ao invés de cortar custos.”

Enfim, não há consenso sobre as perspectivas de recessão. O que isto nos diz? Que precisamos seguir, mas não a qualquer custo. Não há mais espaço para ineficiências e para demora na tomada de decisões.

Quando observamos o mercado interno, temos nos surpreendido com a preocupação e prioridade nas agendas dos executivos em relação a essas questões. Durante a pandemia, as empresas tiveram que “sobreviver”, encontrar caminhos e soluções criativas para vender, entregar, prestar serviços, enfim, garantir minimamente o faturamento, sem conseguir focar na melhor forma, no meio mais eficiente de executar.

Na AGR temos sido acionados para “arrumar a casa da porta para dentro”, para rentabilizar produtos e serviços, para aportar eficiência nas operações, e principalmente, para refazer processos orçamentários para 2023 olhando para o futuro, priorizando e empilhando gastos, tornando rápida a tomada de decisões.

Se pudermos dar um conselho, essa é a pauta: não importa se haverá recessão ou se tudo é um “ciclo de pessimismo”. Esteja preparado!!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar