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Presidente da Sompo explica relação com Corretores após venda de carteira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Luana Neiva
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Em entrevista exclusiva ao Cqcs, o CEO da Sompo Seguros, Alfredo Lalia Neto, explicou que o acordo firmado para a venda da linha de negócios de varejo para a HDI Seguros, não afeta a parceria com o Corretores de Seguros. De acordo com o executivo, a companhia continua atuando com as mesmas metas estabelecidas e os corretores, plataformas e assessorias de seguros permanecem sendo parceiros de primeira hora para que se alcance os objetivos traçados.

Lalia Neto lembra ainda que a companhia já conta com uma infraestrutura de relacionamento na qual as filiais contam com atendimentos especializados em produtos de Varejo ou Corporativos. “Essa estruturação aconteceu para garantir que nossos parceiros tivessem um atendimento dedicado e um suporte técnico mais assertivo de nossos executivos, que são especialistas nos ramos que atendem”, salientou. Nesse contexto, ele adiantou que, nos próximos meses, o atendimento aos Corretores de Seguros continua o mesmo. Quando o foco for a prospecção, venda ou atendimento de clientes de Varejo, os especialistas nessa área prestarão suporte. Já quando o Corretor de Seguros tiver de tratar de assuntos relacionados a um ramo dos Seguros Corporativos, os especialistas dessa linha de negócios é que entram em campo. “Acredito que essa característica vai facilitar bastante quando obtivermos as aprovações necessárias e a transferência for efetivada”, pontuou.

Questionado sobre o que muda para a companhia com a nova operação, o executivo relatou que após aprovação dos órgãos reguladores, a Sompo irá transferir uma linha de negócios que totalizou R$ 1,8 bilhão em prêmios de seguros produzidos em suas carteiras em 2021. Além disso, ele relatou que a seguradora vai se concentrar no segmento de Seguros Corporativos e agrícolas, no qual conta com uma equipe altamente qualificada tanto na parte técnica quanto comercial.

Lalia Neto ressaltou também que a Sompo tem um “reconhecido histórico de proximidade” com o Corretor de Seguros. “Eu, particularmente, defendo que as transformações pelas quais o mercado deve passar daqui por diante têm perspectivas para a geração de boas oportunidades de negócios, mas também será necessário que as seguradoras e os Corretores de seguros atuem sempre em sinergia”, pondera.

“O acordo para a venda da nossa linha de Varejo, anunciado nesta terça-feira (24 de maio), é uma operação significativa para as empresas envolvidas e para o mercado de seguros”, destacou o executivo. Ele lembrou, contudo, que, como o acordo deve levar alguns meses para ser concluído e devidamente aprovado pelos órgãos reguladores, “neste momento, nada muda”. Por essa razão, assegurou que a Sompo continua com a atuação em todos os ramos, com as mesmas metas que foram estabelecidas. “Corretores, plataformas e assessorias de seguros continuam sendo nossos parceiros de primeira hora para alcançarmos esses objetivos”, asseverou.

Sobre como a Sompo atuará após o acordo ser efetivado, ele adiantou que a companhia já desenvolve soluções “tailor made” para muitos de seus clientes em diferentes ramos de negócios, o que “já é reconhecido como um diferencial competitivo”. Lalia Neto citou como exemplo o serviço de consultoria em gerenciamento de riscos desenvolvido pela área de Transporte. Através desse apoio da companhia, vários clientes conseguiram reduzir o índice de sinistralidade de forma significativa, a eficiência operacional melhorou muito e o investimento feito foi superado muitas vezes pelo valor das perdas que deixaram de acontecer. Além disso, houve redução nos valores das apólices nas renovações. “Mas vale ressaltar que a experiência de nossos pares em outras partes do mundo é um fator que nos traz, sim, uma vantagem competitiva. A troca de conhecimentos já acontece e vem se intensificando. Nós contamos com todo suporte e apoio da Sompo International e de nossos pares em diferentes localidades do globo para avaliar tendências e debater as oportunidades de incrementar nossas soluções com coberturas, serviços, procedimentos ou ferramentas que possam ser uma resposta às necessidades do segurado e uma oportunidade de negócios para nossos parceiros de negócios” , assinalou.

O executivo acrescenta que após a aprovação dos órgãos competentes, a Sompo Seguros vai concentrar foco no segmento de Seguros Corporativos e agrícolas, no qual conta com uma equipe altamente qualificada tanto na parte técnica quanto comercial. E essa é uma linha de negócios em que a Sompo Seguros atingiu R$ 1,48 bilhão em Prêmios de Seguros no ano de 2021 e já apresenta um crescimento de 15,4% no período de janeiro a abril de 2022, quando alcançou R$ 485,5 milhões em Prêmios Emitidos nos ramos de Transportes, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Engenharia, Lucros Cessantes, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia superior a R$ 30 milhões), Responsabilidade Civil Geral, Garantia, Fiança Locatícia, Riscos Diversos – Equipamentos, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias.


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