Biolchi: eles deram a volta por cima e, hoje, ajudam empresas a evitar o declínio
Após falência de empresa da família, nos anos 70, escritório se especializa em superação de crises e se torna referência nacional no assunto
De 2005 a março de 2022, 17.556 empresas decretaram falência no Brasil, segundo dados da Serasa Experian. Só nos dois primeiros anos de pandemia, período em que o faturamento de empresários caiu significativamente, foram 1.312 casos do tipo. Mas, o que para muitos é uma sentença, para a família gaúcha Biolchi foi um estímulo ao aprendizado.
Nos anos 70, eles estiveram à frente de uma empresa de criação e abate de frangos, em Carazinho, interior do Rio Grande do Sul (RS). Mesmo com um histórico próspero, o negócio decretou falência em função do acúmulo de dívidas. Acompanhando de perto a luta do pai, o então estudante de Direito, Osvaldo Biolchi decidiu se especializar em advocacia empresarial e, assim, ajudar outros negócios a prevenir o mesmo fim.
Duas décadas depois, graças à sua trajetória bem sucedida no Estado, foi eleito deputado federal, função que exerceu por quatro mandatos (1994 – 2010). Ao longo dos anos, Osvaldo dedicou boa parte de sua trajetória como parlamentar para a criação de normas que ajudassem empreendimentos de todo o País a se reestruturarem, principalmente como relator da Lei de Recuperação de Empresas e Falências (Lei n.º 11.101/2005) considerada, à época, um avanço gigantesco para o país.
Em 2012, dois anos após deixar a carreira política, Biolchi faleceu, mas seu legado teve continuidade pela mão dos três filhos, que abraçaram a missão de seguir amparando empresários. Márcio, o filho do meio, foi eleito deputado federal, em 2014, e carrega a mesma bandeira do pai na Câmara dos Deputados, em Brasília. Já a caçula, Clarissa, formou-se em Direito e seguiu carreira internacional dando suporte jurídico a grandes organizações.
A primogênita, Juliana Biolchi, assumiu o escritório Biolchi Empresarial, sediado no Rio Grande do Sul (RS), e se destaca como liderança feminina num meio majoritariamente masculino. Hoje, ela comanda um time interdisciplinar com 30 profissionais reconhecidos regional e nacionalmente.
Quem a conhece de perto garante que sua principal característica é a capacidade de escutar e entender a dor do outro. “Quando criança, ia com o meu pai visitar alguns clientes. Um deles nos disse que, devido aos problemas no seu negócio, não tinha dinheiro nem para colocar comida em casa e isso me impactou muito. Vivenciar essa realidade de perto e ter acompanhado a história de vida do meu avô, me ajudou a desenvolver empatia. Hoje, essa é a essência da nossa equipe”, conta.
À frente do escritório, a sucessora de Osvaldo Biolchi remodelou todo o escopo de trabalho e, hoje, foca em revitalização empresarial, principalmente por meio de recuperações extrajudiciais – uma ação que envolve discrição e é menos traumática para empresários que precisam de intervenções em seus negócios.
Para auxiliar neste processo, eles criaram o Portal de Renegociação Extrajudicial e o Observatório Brasileiro de Recuperações Extrajudiciais (Obre), um banco de dados nacional sobre recuperações extrajudiciais que tem por objetivo gerar informações importantes que dão respaldo para a tomada de decisão. “O Portal é uma solução tecnológica que dá suporte ao nosso trabalho quando somos chamados para renegociar dívidas. Já o OBRE nos ajuda a entender os planos de recuperação extrajudicial que são apresentados no Brasil e a manter uma visão ampla e estratégica sobre os nossos próprios projetos”, explica a especialista.
Com 45 anos de história e com um novo olhar para empreendimentos no Brasil, a Biolchi acumula, hoje, inúmeros cases de sucesso e já ajudou a preservar centenas de empresas e milhares de empregos. “Se eu pudesse encontrar com o meu pai de novo, diria que tudo aquilo que ele construiu ao longo da sua vida na advocacia e como parlamentar, transformou-se no legado que honrarmos em nosso trabalho diário e que nos possibilita entregar para os nossos clientes as melhores soluções para seus problemas”, revela Juliana, diretora geral da Biolchi Empresarial.
Sobre a Biolchi Empresarial:
“Nosso ponto de chegada é a continuidade”. Criada em 1970 pelo advogado e ex-deputado federal Osvaldo Biolchi (1934–2012), a Biolchi Empresarial é um dos primeiros escritórios do Brasil especializado em recuperações extrajudiciais, tendo investido em uma ferramenta on-line para desenvolvimento desses projetos, além de ser mantenedor do Obre (Observatório Brasileiro de Recuperação Extrajudicial). Atualmente, a empresa é comandada pela primogênita da família, a advogada Juliana Biolchi, e se destaca, também, pela atuação em ações voltadas para recuperação judicial, governança corporativa e tributária, bem como desenvolvimento de estratégias de compliance.
A equipe multidisciplinar do escritório, composta por 30 profissionais, com formação em diferentes áreas de atuação, tem como pilar o fortalecimento de grandes empresas e negócios por meio da superação de crises e melhoria da performance do ponto de vista jurídico, financeiro e de gestão.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário