Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Susep vai estabelecer novas regras para o seguro habitacional

Susep vai estabelecer novas regras para o seguro habitacional

A Susep colocou em consulta pública minuta de resolução do CNSP que irá estabelecer novas regras para o seguro habitacional, que tem por objetivo o pagamento das parcelas de dívida do segurado correspondente ao saldo devedor vincendo na data do sinistro relativa a financiamento para aquisição, reforma ou construção, ou a reposição de imóvel financiado, na ocorrência de sinistro coberto, nos riscos de morte e invalidez permanente (MIP) e danos físicos ao imóvel (DFI).

O texto abrange duas modalidades: seguro habitacional do sistema financeiro da habitação (SH/SFH), apólice única que vigorou até 2009, sendo substituído por garantia equivalente concedida pelo fundo de compensação de variações salariais (FCVS), nos termos da Lei 12.409/11; e o seguro habitacional em apólices de mercado (SH/AM), coberturas em apólices de mercado, sendo as seguradoras privadas responsáveis pela gestão das respectivas carteiras.

O seguro habitacional poderá ser operado por seguradoras autorizadas a operar tanto nos seguros de pessoas quanto no de danos

Estão enquadrados no rol dos imóveis financiados e que podem ser cobertos pelo seguro habitacional aqueles que correspondem à construção e aquisição de unidades residenciais; reforma de unidade residencial, originalmente financiada ou não; aquisição de terreno/lote urbanizado, para construção de unidade residencial; aquisição de imóvel residencial por pessoa jurídica; ou construção e aquisição de unidades comerciais.

O seguro habitacional em apólices de mercado deverá garantir obrigatoriamente coberturas securitárias que prevejam, no mínimo, os riscos de MIP do segurado e de DFI.

A seguradora não poderá limitar a oferta da cobertura securitária a proponentes ao seguro habitacional cuja idade, somada ao prazo de financiamento e eventuais renegociações, seja inferior a 80 anos e seis meses.

Além disso, o prazo de vigência do seguro deverá corresponder ao prazo de financiamento do imóvel.

Caso o segurado e o financiador repactuem o prazo original do contrato de financiamento, deverá ser observado que, se houver redução do prazo original, permanecerá a garantia do seguro até o término do novo prazo, com devolução do prêmio correspondente ao período remanescente, se for o caso.

Quando houver ampliação do prazo original, a seguradora deverá ser consultada quanto ao interesse na manutenção do seguro, mediante nova proposta.

A responsabilidade da seguradora finda ao término do prazo de vigência do seguro, ou quando da extinção da dívida, o que primeiro ocorrer.

As sugestões poderão ser encaminhadas para a autarquia até o dia 23 de junho através de e-mail:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo