Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

As PME têm potencial para atraírem investimentos se reduzirem sua volatilidade”, declaram especialistas em webinar com FGV, BMG Seguros, SEBRAE, WTW e CRDC

pixabay pixabay

Em um cenário desafiador, alternativas ao crédito tradicional e adesão a seguros tanto para Pessoa Física como Jurídica colaboram para os empreendedores de PME reduzirem riscos e protegerem suas operações

A FGV, em parceria com a BMG Seguros, CRDC, SEBRAE e WTW realizou, nesta semana (16/05), o webinar “Cenário macroeconômico para as pequenas e médias empresas em ambiente de crise”. Durante o encontro, mediado pelo coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, Prof. Gesner Oliveira, os executivos das empresas convidadas repercutiram como a vulnerabilidade do cenário atual, pós-pandemia e com guerras, afeta empresas de todos os portes - porém de forma mais delicada as PME - e como os empresários desse segmento podem tanto se protegerem como reconhecerem as oportunidades geradas nesse panorama.

De acordo com Oliveira, a guerra na Ucrânia foi o principal fator desencadeante para adiar a recuperação econômica no pós-pandemia, impactando o cenário global. “Todos os países estavam em ritmo de reaquecimento pós-pandemia.

A guerra freou isso, e ainda trouxe inflação por conta do aumento do preço dos combustíveis e alimentos. Isso por conta da elevação do preço do petróleo e queda na oferta de fertilizantes”, pontua, acrescentando “a volatilidade na taxa de câmbio ainda impacta na elevação da taxa de juros e redução do PIB”.

Oportunidades para as PME e a importância dos seguros – apesar do momento ser sensível, é importante que os empreendedores saibam identificar os fatores de crescimento, de acordo com os especialistas. Entre eles, a expansão dos preços das commodities e da demanda externa delas, bem como a aceleração da vacinação contra a Covid-19. “Atualmente, a previsão de crescimento do Brasil é de 1%, porém essa perspectiva é corroída pela alta da inflação, do desemprego e da taxa de juros”, declara o professor.

Além de fatores pontuais, a importância do seguro nas empresas foi ressaltado por Fernando Demier, diretor de Desenvolvimento de Negócios na BMG Seguros; e Eduardo Takahashi, country leader da WTW no Brasil. “A baixa penetração dos seguros no Brasil impacta fortemente as PME, pois aumenta a volatilidade delas. Ele é um fator-chave para aumentar a resiliência desses negócios, reduzindo o impacto de fatores externos”, declara Demier.

Takahashi acrescenta que a importância do seguro vai além da Pessoa Jurídica e impacta também as Pessoas Físicas dentro das companhias. “A empresa que apresenta uma política de oferta de seguro saúde e seguro de vida para seus colaboradores também se torna menos volátil a fatores externos, uma vez que seu capital humano está protegido. Por isso, quando falamos da importância do seguro para empresas, estamos indo além de perdas e danos na Pessoa Jurídica, e consideramos também os riscos para a Pessoa Física”, pondera.

Pontos sensíveis e formas de sanar as perdas financeiras – segundo Giovanni Beviláqua, coordenador do Núcleo de Acesso a Crédito e Investimentos do SEBRAE, é fundamental proteger as PME, uma vez que elas são motores importantes da economia nacional. “Os negócios desse porte representam 70% dos empregos no Brasil, sendo 99% do total de empresas, contribuindo com 29,5% do PIB e 54% dos empregos CLT. No entanto, durante a pandemia 5% dos negócios desse segmento – que parece pouco, mas representa cerca de 1 milhão de empresas – encerraram em definitivo, com uma queda de faturamento que chegou a 70%”, alerta.

O executivo do SEBRAE ainda acrescentou que a pandemia em si não é mais um fator de dificuldade para as PME, mas um cenário econômico adverso, que dificulta o acesso a crédito e renegociação de financiamentos. “Há aumento de custos e redução das margens de lucro”.

De acordo com Ivan Lopes, CEO da CRDC, esse panorama torna-se uma “bola de neve” para as PME, pois colabora com a expansão do endividamento e da inadimplência. “Precisamos melhorar o ambiente de crédito para o empreendedor das PME e o uso de recebíveis é, mais do que uma opção, uma oportunidade. Além disso, há uma regulamentação em andamento no Banco Central para a duplicata se tornar um ativo financeiro das empresas, sem que elas precisem apresentar balanço. Temos atualmente uma forte demanda disso, principalmente nesse cenário”, alertou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo