Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Diversidade e inclusão promovem ambiente de trabalho seguro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Flausino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Diversidade e inclusão promovem ambiente de trabalho seguro

Tema será discutido durante o 1º Summit - Sustentabilidade de Talentos, evento on-line gratuito organizado pelo Zenklub, com participação da Experta Media

Promover a diversidade e a inclusão nas empresas é uma forma de tornar o ambiente corporativo mais próximo da realidade social brasileira. Atentos a essa necessidade, gestores de diferentes segmentos se reúnem para debater o assunto na primeira edição do “Summit - Sustentabilidade de Talentos”, evento gratuito e on-line, que acontece na próxima quarta-feira, 25 de maio, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://zenklub.com.br/1o-summit-sustentabilidade-de-talentos/.

Na programação do evento está agendado o painel “Diversidade e Inclusão: o olhar diverso e a performance através da inclusão”, com a participação de executivos das empresas Continental Pneus, Accenture, IBM e Experta Media, que irão discutir o assunto e relatar as experiências das iniciativas criadas com este foco. Para a diretora operacional e co-fundadora da Experta Media, Viviane Camargos, debater o assunto é uma forma de atrair mais olhares para a causa. “A inclusão no mercado de trabalho ainda é muito incipiente. É preciso falar sobre o assunto, debater, desmistificar para engajar pessoas e empresas em relação ao tema.”

Viviane destaca a divergência observada entre as realidades da sociedade e do universo corporativo no país. “Cerca de 30% da população brasileira é composta por mulheres negras, mas elas ocupam apenas 3% dos cargos de liderança em empresas”, compara. “Não podemos falar em minorias, são pessoas demograficamente em maior número que são, portanto, minorizadas.” Na avaliação da executiva, se a sociedade é diversa, as empresas deveriam refletir essa característica e não criarem uma realidade paralela, excludente.

Iniciativas para mudar a realidade: conciliação entre a rotina profissional e materna

Presente no mercado há pouco mais de dois anos, a Experta Media é uma empresa de comunicação e estratégia de conteúdo concebida com o propósito de agregar pessoas diversas. “Ela foi fundada por mulheres que já enfrentaram diversas barreiras e percalços em ambientes de trabalho tóxicos, misóginos. Portanto, nosso objetivo é, além de criar oportunidades para pessoas minorizadas, oferecer um ambiente de trabalho seguro”, informa Viviane. Para isso, a Experta tem priorizado a contratação de mulheres, que hoje representam 91% da equipe. A empresa também se atenta às necessidades das funcionárias, sobretudo, aquelas que são mães. Como estratégias para facilitar a conciliação entre a rotina profissional e a maternidade, a empresa atua 100% no trabalho remoto desde a sua fundação e pratica a jornada flexível com carga horária reduzida de 30 horas semanais, diferente das 44 horas exigidas pelo mercado tradicional.

Foi por conta desses diferenciais que a colaboradora Thaís Naegele, 38 anos, conseguiu retornar ao mercado de trabalho no ano passado. Mãe da Júlia, de 7 anos, ela conta que a flexibilidade de horário oferecida pela empresa possibilita uma rotina em que ela realiza as atividades da área de atendimento, cuida da filha e estuda inglês, uma das oportunidades oferecidas também pela empresa aos colaboradores. A história de Thaís é similar a de muitas brasileiras. Em um dado momento, ela precisou optar entre manter a carreira profissional ou ser mãe. “Ouvi do meu ex-chefe que, se eu tivesse filhos, minhas chances de ascensão iriam diminuir ou até mesmo não aconteceriam. Aquilo me desmotivou demais e acabei saindo, pois eu tinha planos de ser mãe.”

Ela relembra que, com o passar do tempo, o retorno ao mercado ficou mais difícil. O posicionamento da Experta possibilitou mudar essa realidade. “A palavra acolhimento é a alma da empresa”, afirma Thaís, que tem como planos para o futuro continuar crescendo profissionalmente e contribuindo para os bons resultados da Experta.

“Diversidade é uma potência”

O trabalho remoto também propicia à Experta ter um quadro de profissionais de várias localidades do país. A diversidade também está presente nas diferentes etnias, gerações e identidades.

Aos 55 anos, sendo 31 deles dedicados à carreira do jornalismo, Heloísa Aguieira também passou a integrar a equipe da Experta no ano passado. “A empresa me ofereceu, em primeiro lugar, respeito e dignidade, pois estou sendo valorizada pelo meu trabalho, o que não aconteceria em outro lugar, já que o mercado é tão etarista”, analisa. “Outro aspecto que me encanta é a oportunidade de aprender muito em pouco tempo, o que só conseguiria em anos de estudo e com um custo altíssimo.” A jornalista, que atua na elaboração de pautas no dia a dia da empresa, também destaca a importância da diversidade e da segurança. “A Experta me proporciona um ambiente de trabalho que nunca tive, seguro, com ênfase no respeito. Além disso, a empresa tem investido em benefícios inéditos para mim, como plano de saúde e inglês”, afirma. “Eu me sinto super acolhida e me dou bem com todes. Acredito que uma equipe, quanto mais diversa, mais eficiente é.”

Viviane concorda. “Diversidade é uma potência”, garante. “Muitas vezes, pessoas minorizadas trazem uma exaustão causada por portas sistematicamente fechadas no mercado de trabalho ou, ainda, marcas de experiências traumáticas em ambiente corporativo, como misoginia, LGBTfobia, racismo”, analisa. “São pessoas que, quando são incluídas e têm suas necessidades acolhidas, voam, apresentam uma performance incrível.” Ela destaca outros aspectos positivos para a empresa. “Além disso, diversidades de ideias, experiências e histórias de vida criam um ambiente de trabalho mais criativo, flexível e mais propenso à inovação.”

Para Viviane, contratar pessoas diversas não é um trabalho desafiador. “O desafio é manter o ambiente acolhedor e favorável para o desenvolvimento das pessoas. Não adianta apenas incluir por incluir. A gente deve se preocupar com a permanência.”

Informações sobre o evento

A primeira edição do “Summit - Sustentabilidade de Talentos” é organizada pelo Zenklub. Na programação estão agendadas, ainda, a palestra “Saúde mental como um pilar de sustentabilidade”, ministrada pela neurocientista Carla Tieppo, e outros dois painéis. O painel “Os desafios dos líderes na atualidade das relações humanas no trabalho” conta com a participação de executivos da Stefanini, do Mercado Livre, da Azul Linhas Aéreas e da Delloite. Já os executivos do Nubank e da LX discutem o tema “Eficiência de Talento e Saúde Emocional: empresa e colaborador oferecendo seu melhor para gerar inovação e crescimento”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar