Brasil,

Grandes empresas avaliam desafios e benefícios do modelo híbrido de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivan Netto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Mariana Achutti_CEO da Sputnik_Crédito Babuska Fotografia Mariana Achutti_CEO da Sputnik_Crédito Babuska Fotografia

Com as jornadas de aprendizagem da Sputnik, empresas como a SulAmérica conseguem ajustar suas rotas para continuar performando

O trabalho híbrido, com rodízio entre home office e escritório, já é visto como parte permanente do cenário de empregos. E a percepção não é de agora. O relatório “Demanda por talentos no cenário atual”, realizado pela consultoria de recrutamento especializado Robert Half ainda no final de 2020, mostra que 95% dos executivos acreditam que, mais do que tendência, o novo formato laboral é realidade que veio para ficar.

Um ano depois da pesquisa, a percepção se confirma. Grandes empresas têm colocado na balança os aprendizados com a pandemia e o que precisa ser feito daqui para frente para que o modelo continue sendo executável. Diante de tantos desafios, gestores e profissionais de RH configuram um papel estratégico para o desenvolvimento de lideranças aptas a gerenciar conflitos. A Sputnik, uma das maiores escolas corporativas do Brasil, tem auxiliado empresas como o SulAmérica a prosperarem em um ambiente de negócios altamente dinâmico, através de uma mentalidade flexível e do lifelong learning.

Para a gestora de projetos da Sputnik Fernanda Caroline, jornadas de aprendizagem são o caminho para que as mudanças sejam estruturais dentro do universo corporativo. “A Sputnik oferece soluções de aprendizagem customizadas de acordo com as necessidades de cada empresa, que podem direcionar as lideranças a encararem melhor as adversidades do modelo híbrido de trabalho”, explica.

Mentalidade flexível e educação são as apostas para o sucesso do modelo híbrido

“A SulAmérica chegou a Sputnik com a demanda de desenvolver habilidades necessárias para atuar neste um novo modelo de trabalho. Os alunos mergulharam em informações sobre o cenário mundial, ganharam lucidez sobre os desafios do modelo e desenvolveram ferramentas e acordos para ajudar a potencializar essa nova forma de trabalhar.” conta Fernanda. A gestora esclarece também que as aulas foram fundamentais para que as lideranças entendessem seu papel transformador dentro do novo contexto e desenvolvessem soft skills para que os times como um todo navegassem na instabilidade sem tanta ansiedade, medo e paralisia. “Há uma mudança em curso e estamos sendo fortemente convidados a embarcar. Informados e ferramentados, ficamos mais seguros para atuar profissionalmente”, completa.

Os obstáculos do novo modelo

Garantir que a produtividade se mantenha e que a cultura organizacional não seja prejudicada tem sido um dos principais desafios do trabalho híbrido. Líderes e gestores de RH têm um papel fundamental nessa transição entre um formato e outro, seja para reforçar a comunicação por meio das plataformas digitais da empresa ou até mesmo alinhar as expectativas dos times.

Agora, a tarefa constante dessas organizações é avaliar performance e ajustar rotas quando necessário. “De uma forma geral, o novo modelo trouxe para o SulAmérica uma maior produtividade e satisfação dos funcionários. Como pontos negativos, no entanto, os funcionários ainda apontam a sobrecarga (em horas e volume de trabalho) e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Permanecemos monitorando esses pontos trimestralmente e reportando para as lideranças, como forma de fomentar a evolução”, finaliza Luciana, superintendente na SulAmerica.

Sobre a SPUTNiK:

Fundada em 2014 e parte do Grupo Perestroika, a SPUTNiK é uma das maiores escolas corporativas do Brasil e leva às empresas conteúdos relevantes de maneira original e disruptiva. Seus serviços carregam conceitos, ferramentas e reflexões alinhados a valores contemporâneos, e podem ser explorados por meio de palestras, cursos, experiências e workshops presenciais e online. Atualmente, já formaram mais de 34 mil alunos e impactaram mais de 350 empresas, entre elas estão Google, Facebook, Globo, Boticário e Ambev.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar