Brasil,

Employer Branding como estratégia para combater altas taxas de turnover

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivan Netto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Silvana Fernandes, Gerente de RH da Pontomais - Foto  XX_ Silvana Fernandes, Gerente de RH da Pontomais - Foto XX_

Com foco no futuro das empresas, a jornada do colaborador torna-se ponto-chave na construção da equipe e da reputação da marca

De acordo com o Guia Salarial 2022, produzido pela consultoria Robert Half, uma das maiores preocupações das empresas para o próximo ano está na atração e retenção de talentos. Essa é uma das principais constatações da pesquisa que consultou 300 executivos c-level sobre suas expectativas para 2022. Ao mesmo tempo em que 48% notaram que o turnover está mais alto que antes da pandemia, 69% dos entrevistados acreditam que encontrar bons profissionais será ainda mais desafiador.

A percepção tem fundamento, conforme comprova a 12ª edição do Índice de Confiança, na qual 41% dos profissionais entrevistados declararam estarem motivados a buscar novas oportunidades no mercado. Apesar de essa troca de funcionários ser algo comum no mercado de trabalho, um alto índice de turnover representa, em sua maioria, a insatisfação dos funcionários com a gestão da empresa e condições de trabalho. Dentre os principais motivos comumente citados para a troca de emprego estão: a baixa remuneração, a falta de reconhecimento, desmotivação e a desconfiança em relação ao futuro da companhia.

Para diminuir essa taxa de rotatividade, muitas empresas estão aderindo a um conjunto de ações para atração e retenção de talentos, o employer branding. Essa iniciativa consiste em fortalecer a reputação da marca empregadora com foco nos colaboradores, isto é, transformar a imagem da empresa em um ambiente atraente, estimulando que os maiores talentos queiram permanecer na companhia ao mesmo tempo em que novos queiram fazer parte dela. O principal objetivo é colocar o funcionário em primeiro lugar e investir na qualidade de vida de quem já faz parte do time.

Oferecendo às empresas soluções que ajudam na desburocratização de processos e facilitam as rotinas de RH, como registro de horas, folha de pagamento e férias, a Pontomais, startup líder em gestão de ponto online, permite que os setores internos tenham mais tempo para o desenvolvimento dos colaboradores. Foi assim que a própria HR Tech se tornou um case de sucesso na aplicação do employer branding.

A empresa tem ações de salário emocional, licença maternidade e paternidade estendida, diversos vales como home office, refeição e combustível, além de práticas como a do Conecta - momento de descompressão durante o expediente que incentiva conversas sobre qualquer assunto, menos trabalho - melhoria dos benefícios e gratificações. Com isso, de dezembro de 2020 até agosto de 2021, a startup praticamente dobrou o time de colaboradores, passando de 103 a 200 Pontomakers, e neste mês se consagrou como a 12ª melhor empresa de médio porte para se trabalhar no Paraná pelo Great Place to Work.

“Todas as nossas ações são focadas em pessoas, desde os primeiros contatos antes da entrevista. Cada membro da nossa equipe é importante para nós e investir em desenvolvimento pessoal e profissional nos traz resultados contínuos. Além disso, criamos uma conexão emocional com os nossos colaboradores, valorizando o respeito e o orgulho em pertencer e construindo uma equipe satisfeita com seu local de trabalho”, afirma Silvana Fernandes, gerente de RH da Pontomais.

Sobre a Pontomais:

Com atuação desde 2016, a Pontomais é a startup líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs. Já são mais de 670 mil colaboradores e 18 mil clientes ativos na solução de otimização da empresa. Por meio de tecnologia, a startup desburocratiza processos como jornada de trabalho e horas extras para que os profissionais de RH possam focar em desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores. A atuação da startup nas três pontas (colaborador, empresa e RH) permite a transformação de pessoas em histórias nas organizações. A curitibana já ganhou prêmios como Melhores Empresas para Trabalhar Paraná e Great Place to Work 2019, 2020 e 2021, é uma das TOP5 no Top Of Mind RH e foi selecionada, em 2019, para o programa Scale-Ups da Endeavor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar