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Grupo ALLIANZ Partners volta a crescer (Destaque)

 Sirma Boshnakova, CEO do Grupo Allianz Partners - Divulgação Sirma Boshnakova, CEO do Grupo Allianz Partners - Divulgação

Crescimento em todas as linhas de serviço mostra resiliência e recuperação da companhia

- Receita de 2021: 6,2 bilhões de euros (15,6% maior do que 2020 / 17,4% de aumento na taxa constante)
- Lucro operacional: 256 milhões de euros (70% maior do que 2020 / 73,8% de aumento na taxa constante)
- Índice combinado: 96% (-1,7% em relação a 2020)

O Grupo Allianz Partners, líder mundial em seguros e assistência 24h, anunciou seus resultados globais referentes ao último ano, com 6,2 bilhões de euros em receita total e um lucro operacional de 256 milhões de euros. Os sólidos resultados do Grupo Allianz Partners em 2021 atestam a qualidade e o valor de seus serviços e a resiliência do negócio, após um 2020 desafiador devido à pandemia de Covid-19. O ano de 2021, por outro lado, marca um retorno ao crescimento com níveis financeiros e de lucratividade pré-Covid.

Sirma Boshnakova, membro do conselho da Allianz SE e CEO do Grupo Allianz Partners, comentou: “2021 foi um ótimo ano para o Grupo Allianz Partners, com crescimento em nossos negócios. Em meio aos ventos contrários da pandemia, avançamos em nossa visão de um mundo sem fronteiras. Mantivemos um foco constante em oferecer a melhor experiência aos nossos clientes a apenas um clique de distância. Mas, na verdade, esse desempenho se deve em grande parte a nossa equipe: juntos, estão fazendo a diferença no setor. São eles que ampliam o papel do seguro com uma combinação única de tecnologia e serviços misturados com um toque humano”.

Crescimento em todas as linhas de negócios, apesar do impacto do Covid

Todas as linhas de negócios do Grupo Allianz Partners obtiveram desempenho melhor em 2021 em comparação com 2020, à medida que a economia global se recupera após as restrições mais severas da pandemia de Covid-19. O segmento de viagens apresentou a maior recuperação, principalmente devido à rápida retomada do mercado de viagens dos EUA. A linha de assistência também apresentou um crescimento positivo, principalmente no segmento de Assistência Residencial e Auto.

A linha de seguro-viagem aumentou 55,2% em relação a 2020, com 1,699 bilhão de euros de receita em 2021, conduzido por vendas na América do Norte, especialmente nos EUA, graças ao forte desempenho dos canais de e-commerce, como companhia aérea, agência de viagem online e emissão de bilhetes, apesar da situação desafiadora na região Ásia-Pacífico principalmente devido a restrições de viagens internacionais.

A assistência cresceu 6% em relação a 2020, atingindo uma receita de 2,172 bilhões de euros impulsionada pelo desempenho das linhas Residencial e Auto. A assistência residencial alcançou um crescimento orgânico robusto focando em qualidade de performance. A assistência para automóveis cresceu nos maiores mercados, devido a uma combinação de crescimento orgânico e novos clientes, mantendo sua posição de liderança em termos de satisfação do cliente em todo o mundo.

A linha de saúde apresentou receitas de 1.897 bilhões de euros, uma alta de 3,4% em relação a 2020. Assim também o segmento de mobilidade obteve desempenho sólido, apesar do contexto de mercado desafiador. O faturamento cresceu para 313 milhões de euros em 2021 (0,4% a mais do que 2020), e o lucro operacional foi duplicado por meio de uma gestão rigorosa do portfólio e otimização das operações. Os canais diretos da Allianz Partners atingiram 187 milhões de euros em receita, com 27% de crescimento anual devido à recuperação gradual das viagens em 2021.

Todas as regiões, exceto da Ásia-Pacífico, apresentaram melhor desempenho em 2021 em relação a 2020. A América do Norte teve o maior aumento, impulsionado pelo segmento de viagens. A Europa Ocidental e a América Latina, bem como a Europa Central e Oriental do Norte, também tiveram aumentos significativos nos volumes de negócios. A região da Ásia-Pacífico, se recuperou para níveis anteriores ainda devido ao impacto contínuo do Covid nos negócios na China e na Austrália.

Projetando novas ofertas e modelos de negócios para aprimorar a experiência do cliente no contexto Covid

Como a pandemia continuou a impactar os clientes ao longo de 2021, O Grupo Allianz Partners se concentrou em projetar novas soluções para atender às necessidades de seus clientes, fornecendo mais pontos de contato digitais e apoiando os clientes em suas necessidades de saúde e bem-estar. O Grupo Allianz Partners vem aprimorando produtos e ofertas nos seguintes ecossistemas estratégicos:

Viagem

Uma vez que a pandemia tenha aumentado a necessidade de soluções de proteção de viagens, o Grupo Allianz Partners lançou sua mais nova inovação em viagens: a plataforma digital Allyz, um balcão único para serviços de viagens. Na prática, a plataforma reúne serviços de segurança, proteção e saúde em um só lugar, incluindo um explorador de destino, seguro-viagem, alertas de voo, compensação por atraso de voo, acesso ao lounge, serviços de telemedicina, assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana e muito mais. Já lançado na Espanha, Alemanha e França, o Allyz será lançado globalmente ainda em 2022.

A Allianz Partners também trabalhou para redesenhar e simplificar seus produtos de viagem para melhor atender às necessidades dos viajantes de hoje, principalmente devido aos impactos da pandemia e à robusta recuperação de viagens esperada para este ano. Para complementar essas novas ofertas, a Allianz Partners acelerou o lançamento de seu portal de sinistros de viagem, uma solução digital de sinistros disponível em 11 países europeus onde os clientes podem fazer e gerenciar sinistros de qualquer dispositivo.

Saúde e bem-estar

Como parte de sua iniciativa ‘Digital Access to Care’ para aumentar as ofertas de telemedicina no ecossistema de saúde, o Grupo Allianz Partners lançou uma assistente digital de saúde integrada (Digital Health Assistant) para atender à crescente necessidade de serviços digitais de saúde. A popularidade dos serviços de teleconsulta foi acelerada nos últimos tempos, com as pessoas reduzindo seu contato social durante a pandemia e tentando equilibrar suas rotinas. Lançado nas regiões da Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico, a assistente virtual liga os clientes a uma gama de serviços e profissionais de saúde em poucos minutos através de aplicativos de mensagens. Essa iniciativa, disponível em mais de 30 países e para mais de três milhões de clientes, está alinhada com o objetivo do Grupo Allianz Partners de oferecer suporte à conveniência do cliente e tornar o acesso a atendimento de qualidade o mais rápido e fácil possível.

O Grupo Allianz Partners também lançou novas opções de cobertura de saúde, incluindo a Flexicare para serviços internacionais de saúde de curto prazo e a Avenue, que dá acesso a cuidados de saúde privados transfronteiriços para uma série de doenças graves, para adultos e crianças.

Mobilidade

No setor de mobilidade, a Allianz Partners continua a oferecer suporte a fabricantes originais de equipamentos em todo o mundo, promovendo novas parcerias no setor automotivo e de seguros. A empresa firmou parcerias com as maiores operadoras de compartilhamento de veículos e assinatura, tornando-se a fornecedora líder de soluções de seguro de mobilidade integrada no mercado europeu. Também se tornou a maior empresa de benefícios e proteção para motoristas de aplicativo na Europa, por meio de sua cobertura a motoristas e entregadores independentes em 23 mercados europeus que usam o aplicativo Uber ou Uber Eats.

Home & Living

No ecossistema Residencial, a implementação de ativos digitais tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade e gestão de custos. O voicebot Macarena baseado em inteligência artificial para notificação e encaminhamento de sinistros gerenciou com sucesso mais de um milhão de chamadas em 2021 e o BillMA, a solução biônica do grupo baseada em reconhecimento óptico de caracteres para validação automatizada de estimativas de reparos e faturas, ganhou o prêmio anual francês de seguros Trophée de l´Assurance como “Melhor Inovação Tecnológica”.

No espaço Easy Living, a Allianz Partners continua a apoiar um número crescente de parceiros de negócios e consumidores finais, em todo o mundo, para gerenciar sua saúde e apoiar suas famílias em caso de acidentes, doenças ou situações de dependência. Os clientes na França agora podem acessar esses serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, com o toque de um botão, através da nova plataforma digital Click&Assist.

Srima Boshnakova acrescentou: “Olhando para o futuro, 2022 está trazendo novos desafios, com o impacto contínuo do Covid-19 e a inflação no contexto dos eventos devastadores na Ucrânia. Mas graças à nossa equipe e aos valores que compartilhamos, graças à nossa organização sólida e visão estratégica, continuaremos a oferecer tranquilidade e segurança para nossos clientes e parceiros.”


Sobre a Allianz Partners

A Allianz Partners é líder mundial em seguros e assistência B2B2C, oferecendo soluções globais nas áreas de seguro internacional de saúde e vida, automotivo, assistência e viagem. Nossos especialistas em inovação estão redefinindo os serviços de seguros, oferecendo produtos e soluções de alta tecnologia e prontos para o futuro, que vão além do seguro tradicional. Nossos produtos são incorporados perfeitamente aos negócios de nossos parceiros ou vendidos diretamente aos clientes e estão disponíveis em cinco marcas comerciais: Allianz Assistance, Allianz Automotive, Allianz Travel, Allianz Care e Mondial Assistance. Presente em 75 países, nossos 21.100 funcionários falam 70 idiomas, lidam com mais de 71 milhões de casos por ano, com foco no esforço para ajudar e proteger clientes em todo o mundo. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 1.500 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 12.000 prestadores de serviços que vivem para ajudar.

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