Brasil,

Contratar um DPO as a service é uma alternativa interessante para garantir a conformidade das empresas com a LGPD

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clezia Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Marcelo Barsotti, CCO da Pryor Global

O Brasil é o sexto país do mundo que mais sofre com o vazamento de dados. A afirmação é o resultado de uma pesquisa realizada pela Surfshark, empresa de privacidade e segurança on-line. No período de novembro a janeiro do ano passado, os dados de quase 25 milhões de brasileiros foram expostos a partir de ataques cibernéticos ou falhas nos sistemas das empresas.

Essa é mais uma estatística preocupante sobre a insegurança digital que ronda os brasileiros. Por isso, a criação e a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é tão importante, uma vez que garante o direito à privacidade de cidadãos brasileiros ou estrangeiros que estejam no País, além de aplicar multas e sanções aos responsáveis pelo vazamento de dados.

Para as empresas, as mudanças são drásticas, mas obrigatórias. O tratamento de dados pessoais, desde a coleta, armazenamento e compartilhamento, devem respeitar os princípios da LGPD, além de contar com uma base legal válida. As empresas devem ainda nomear um DPO (Data Protection Officer) para atuar como uma espécie de fiscal e responsável pela manutenção da conformidade com a legislação de proteção de dados.

Antes da LGPD, muitos gestores não se davam conta da necessidade de investir em segurança digital. Agora, tendo de liderar as mudanças propostas pela lei, muitos não sabem por onde começar. Por isso, nesse momento de adaptação ao novo ambiente regulatório, pode ser mais vantajoso contar com o auxílio de um prestador de serviços terceirizado, que tenha a expertise e a experiência necessárias para garantir que as empresas atuem em conformidade com as normas vigentes.

É uma alternativa interessante contratar um DPO as a service (DPOaaS) porque ele é um profissional especializado na gestão e proteção de dados, bem como nas exigências da LGPD, que saberá atuar de forma dedicada e independente, apoiando todo o corpo de funcionários e sendo um ponto de contato oficial com a autarquia nacional - a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Além disso, este especialista gerirá o programa de governança de dados, tanto em seus aspectos jurídicos, como de segurança da informação.

É uma opção prática e uma solução eficiente para empresas que não dispõem do conhecimento necessário para cumprir as obrigações dispostas na LGPD. Afinal, as atribuições de um DPO são desafiadoras, uma vez que esse profissional precisa entender não só de tratamento e segurança de dados, mas também estar à par dos aspectos legais que envolvem a questão.

Um profissional especializado é capaz de fornecer aconselhamento especializado e orientação jurídica em matéria de proteção de dados. Além disso, tem-se a garantia de um DPO verdadeiramente qualificado e independente, sem qualquer conflito de interesses, como estabelecem as boas práticas do mercado, dá a segurança para a atuação ética junto aos demais participantes do mercado, em especial os consumidores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar