Brasil,

As seis melhores estratégias de como o consultor pode inovar na sua prestação de serviço

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Bellintani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Por Letícia Araújo

Não importa a área de atuação: para se manter competitivo no mercado, inovar é a peça-chave de toda e qualquer estratégia. No trabalho do consultor, aliar a inovação em sua prestação de serviços é mandatório frente às crescentes demandas no mercado – feito passível de ser conquistado com o apoio dos mais diversos avanços tecnológicos em sua rotina profissional.

A prestação de serviços de consultoria vem sendo um investimento cada vez mais buscado por empresas dos mais diversos portes e segmentos, visando a resolução de problemas específicos de cada departamento interno. Um olhar abrangente e inovador de profissionais preparados é essencial para a reorganização e reestruturação da companhia, principalmente nesta retomada econômica após impactos severos da pandemia.

Em um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Consultores (ABCO), a expectativa é de que a contratação de consultorias registre um crescimento de 83,2% nos próximos anos, usufruindo dos maiores avanços tecnológicos na automação, otimização e alcance das metas estipuladas. Em um cenário altamente promissor, confira as melhores estratégias de como trazer a inovação para sua prestação de serviços:

#1 Demandas específicas: a atuação dos consultores está cada vez mais assertiva. Ao invés de serviços generalizados, hoje é possível atender demandas com necessidades específicas para cada setor organizacional – auxiliando em um melhor gerenciamento dos processos, com o apoio de ferramentas de automação e gestão interna. Essa, inclusive, vem sendo uma demanda cada vez mais presente no mercado, evidenciando a necessidade de preparação destes profissionais para que consigam trazer tais resoluções direcionadas.

#2 Fast consultoria: em contramão às demandas específicas, muitas companhias preferem uma resolução ágil e generalizada para seu negócio, que possa ser implementada em toda a empresa. Por isso, é importante estar preparado para fornecer este novo modelo de pacote enxuto voltado para dores específicas. A fast consultoria, como é conhecida, visa o fornecimento de um mix completo de serviços a serem aplicados em intervenções menores, com tudo o que os gestores precisarão para resolver uma situação pontual.

#3 Canais de comunicação: manter um relacionamento próximo e personalizado com o cliente sempre se mostrou uma estratégia imprescindível. Por isso, é importante garantir uma comunicação e suporte integral com a contratante de seus serviços, criando uma comunidade ativa que permita o acompanhamento em tempo real dos processos desenvolvidos. Muitos softwares, aplicativos e plataformas trazem uma maior clareza durante o projeto, reunindo todas as informações em um único meio e, assim, uma comunicação mais assertiva.

#4 Captação de clientes: saber atrair cada vez mais clientes ao seu negócio é uma das ações mais importantes para se destacar frente aos concorrentes. Felizmente, hoje o mercado dispõe de inovadoras ferramentas de CRM capazes de gerenciar as campanhas realizadas para seu público-alvo. Tudo isso, a um preço bem mais acessível do que antes, evitando que sejam reféns de altos investimentos em prol de bons resultados.

#5 Educação corporativa: de nada adianta implementar estratégias inovadoras no processo de consultoria, sem que todos estejam cientes das ações que serão tomadas e sua importância. Ao iniciar seu serviço, busque conciliá-lo com metodologias de educação corporativa, que reforcem a necessidade da consultoria para as metas estabelecidas e, de que forma cada um pode contribuir para este fim.

#6 Rede de parceiros: a diversidade de ideias e visões é altamente vantajosa para qualquer processo de inovação. Na consultoria, a premissa pode ser adotada via uma importante rede de parceiros, permitindo o trabalho conjunto entre profissionais qualificados para uma entrega mais assertiva frente aos objetivos desejados.

Em um cenário ainda incerto de recuperação econômica, adotar uma nova visão estratégica de negócios é crucial para se diferenciar e crescer no mercado. Felizmente, a inovação alinhada à consultoria servirá de uma fundamental impulsionadora de insights valiosos em busca de resultados cada vez melhores.

Nessa missão, a análise dos pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades do próprio consultor – parte da popular fórmula SWOT – permitirá uma visão mais clara sobre a situação atual da consultoria e quais ações adotar para alcançar as metas e objetivos profissionais, além de imprimir ainda mais personalidade em sua própria prestação de serviço. Com todas essas estratégias em conjunto, os consultores poderão, certamente, incorporar cada vez mais estratégias promissoras para prosperar.

Letícia Araújo é Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação e diretora da Treinar Mais, plataforma que facilita a aplicação e gestão de treinamentos.

Sobre a Treinar Mais:

A Treinar Mais é uma plataforma que facilita a aplicação e gestão de treinamentos online. De forma simples e intuitiva, tanto empresas quanto profissionais liberais disponibilizam uma quantidade ilimitada de conteúdos em vídeo e texto por meio de tecnologia cloud. A plataforma permite que consultores de RH, após diagnosticarem quais habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas em seus clientes, programem os treinamentos adequados para cada colaborador.

Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar