Brasil,

Os efeitos da guerra para o Setor de Seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Alícia Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As empresas de seguro já sentem e repassam os efeitos do conflito na Ucrânia. O mais imediato é um aumento das apólices, pela elevação dos riscos e do custo de capital. Para setores como aviação, agronegócio e segurança cibernética, as perdas parecem inevitáveis e os impactos já são reais. As informações são de uma matéria veiculada pelo Valor Econômico nesta quinta-feira (31).

Limitar a exposição ao conflito é a regra geral. Com as sanções à Rússia, nenhuma seguradora aceita mais contrato que envolva o país. Com a dependência do Brasil aos fertilizantes russos e ucranianos, seguradoras que atuam no setor agropecuário já registram alta no volume de roubos de carga. “Embora se fale em três a quatro meses de estoque, a possibilidade de escassez aumenta os riscos”, explicou Thiago Tristão, vice-presidente de riscos corporativos da MDS.

Entretanto, os efeitos da guerra não são iguais para todos. Para a Gallagher do Brasil, a previsão de impacto é pequena porque os negócios do grupo na Rússia são pequenos. Dos US$ 8,2 bilhões de faturamento no ano passado, apenas US$ 6 milhões foram na Rússia. “O maior impacto da guerra no mercado segurador é a instabilidade política internacional e o custo de capital”, afirma Rodrigo Protásio, presidente da Gallagher do Brasil.

As seguradoras também não estão mais aceitando seguro de navios e cargas transportadas para a Rússia ou vindas de lá. A participação russa na economia brasileira é pequena, o que reduz o impacto direto da guerra no país, segundo alguns executivos. Mas há temor de novos desdobramentos.

Um dos impactos mais temidos é o do uso de ciberataques. A guerra também apresenta uma batalha paralela de desinformação, fake news e exposição a vírus cibernéticos, além do conflito armado. Os ataques pela internet representam uma dificuldade extra para uma seguradora provar a ligação entre a guerra e a invasão cibernética, o que a livraria de prejuízos.

A Austral Seguradora até agora sentiu pouco reflexo da guerra em sua carteira. “O Brasil pode ser um porto seguro no cenário global”, diz Rodrigo Campos, diretor de subscrição da Austral. Ele vislumbra a possibilidade de um incremento na indústria nacional de petróleo para suprir o mercado internacional, o que exigiria seguro para novos campos e ativos de exploração e produção, e em uma ampliação do ainda incipiente mercado brasileiro de seguros contra os ataques cibernéticos.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar