Brasil,

Onde investir para reduzir o turnover de colaboradores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Artur Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Um levantamento da consultoria Robert Half aponta que a rotatividade de funcionários teve um crescimento de 38% nos últimos três anos. De acordo com o Guia Salarial 2022, 49% dos investidores temem perder seus profissionais de destaque neste ano e 48% deles sentem que o turnover está mais alto se comparado ao período anterior à pandemia.

Já uma pesquisa da consultoria Falconi descobriu que o principal motivo citado entre profissionais para o turnover voluntário envolve remuneração e benefícios oferecidos pela empresa. De fato, além da remuneração os benefícios são um grande diferencial para evitar o turnover. Um relatório da Paycor mostra que empresas que oferecem um bom pacote de benefícios conseguem reduzir o turnover em até 138%. Conheça algumas possibilidades para expandir o pacote da sua empresa:

Ofereça cursos de idiomas

Um estudo da Page Personnel mostra que 60% das vagas atualmente buscam por candidatos que saibam falar inglês, sendo que, segundo um levantamento do Instituto Cultural British Council, apenas 1% dos brasileiros sabem falar inglês fluentemente. A alta demanda e a baixa oferta desses profissionais influencia a competição entre empresas por profissionais fluentes no idioma.

Como alternativa à competição por talentos no mercado, edtechs tem se destacado com o microlearning, metodologia de ensino de conteúdo em pequenas pílulas, para o ensino do inglês personalizado de acordo com a área de atuação do colaborador. Na Voxy, por exemplo, os resultados com o ensino através do microlearning mostram que seus alunos levam 1/3 do tempo para atingir um nível avançado no inglês em comparação com estudantes do nível tradicional. Segundo a Software Advice, treinamentos baseados em microlearning aumentam o engajamento do funcionário com a empresa em 50%, o que impacta diretamente numa maior retenção de talentos.

Busque formas de apoiar o bem estar-financeiro

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 70% dos brasileiros terminaram o ano de 2021 endividados. Já o Banco Central aponta que 60% dos brasileiros não têm condições de arcar com despesas não planejadas sem recorrer à ajuda de terceiros ou aos bancos.

Uma opção para evitar que seus funcionários façam empréstimos é o salário sob demanda, oferecido pela Paykey para os bancos onde o colaborador recebe seu pagamento mensal. Ele permite que colaboradores acessem seu salário a qualquer momento do mês.

Segundo uma pesquisa da PayActiv o salário sob demanda evita que 22% dos funcionários façam empréstimos. O último relatório da PayActiv, feito em 2021, apurou que a solução diminui o turnover de colaboradores em 19% e que 79% das pessoas já consideram mudar de emprego para uma empresa que oferece o benefício. Por fim, dados de uma pesquisa da Visa apontam que o salário sob demanda está entre os principais motivos de satisfação do colaborador e em 82% dos casos está entre os motivos para a permanência do colaborador em uma empresa.

Ainda falando sobre formas de buscar o bem-estar financeiro, a Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, oferece aos colaboradores das empresas que contratam seus serviços, uma solução completa, que vai além da previdência, e coloca como prioridade a construção do patrimônio e bem-estar dos trabalhadores. De forma que os beneficiários das soluções da empresa possam - a qualquer momento, por tempo indeterminado, sem nenhum custo e de forma 100% digital - receber orientações dos consultores da Onze. Com essa ajuda, os profissionais conseguem controlar seu dinheiro e tirar dúvidas relacionadas a qualquer assunto que envolva finanças, contribuindo para evitar endividamentos ou sustos no final do mês.

Invista em cultura organizacional

De acordo com um estudo realizado pela Glassdoor, entre os principais indicadores de satisfação dos colaboradores em um local de trabalho, o salário já não está entre as prioridades. Há maior preocupação, por exemplo, com a cultura e os valores da empresa, seguidos pela qualidade da liderança e as oportunidades oferecidas pela organização. Não à toa, um estudo elaborado pelo Linkedin mostrou que conquistas da rotina também são levadas em consideração para os funcionários, como receber um elogio da gestão, dos clientes ou dos colegas - segundo 38% dos entrevistados.

Fatores como esses estão diretamente ligados à cultura organizacional. Hoje, além de as organizações buscarem pessoas que melhor se encaixam para o cargo e para a realidade do negócio, candidatos também pesquisam e analisam a cultura da empresa antes de entrar em um processo seletivo. Por essa razão, na Qulture.Rocks, startup de tecnologia para recursos humanos e gestão de desempenho, é possível implementar avaliações de desempenho, feedbacks, gestão de metas/OKR, pesquisas de clima e diversas outras funcionalidades que colaboram para uma melhor cultura organizacional.

Acha que pode usar essa pauta?

Posso conseguir mais informações sobre as soluções da Voxy, PayKey, Onze e Qulture.Rocks para você. Se tiver interesse em uma entrevista, os porta-vozes dessas empresas estão à disposição!

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar