Brasil,

Uso de tecnologia em recrutamento permite reduzir até 97% a taxa de rotatividade nas empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giórgia Gschwendtner
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Assertividade na seleção para contratação de colaboradores pode trazer economia para indústrias, que hoje gastam US$20 bilhões em decorrência de contratações mal sucedidas

A automatização de processos é uma realidade na Indústria 4.0, e cada vez mais está apoiando a contratação de pessoas. Essa agilidade na recolocação profissional é possível por conta dos dados gerados por diversos portais e redes sociais, bem como gerados pelas áreas de Recursos Humanos, e que atualmente apoiam a seleção de candidatos para as vagas. O grande volume de informações precisa ser combinado e interpretado, e a partir do uso de tecnologia com a definição dos parâmetros ideais para fazer o recrutamento de pessoas, se torna possível atingir até 97% de assertividade e a redução do turnover.

A Startup iGrown, que tem como foco soluções para aceleração de carreira e retenção de talentos, possui um sistema no qual o algoritmo realiza o que pode ser considerado uma ‘engenharia de cargos’. O desafio, conforme menciona o CEO da startup, Antonio Alves Teixeira Neto, é montar times de alta performance. “O objetivo da nossa solução é apoiar empresas a crescerem e desenvolverem seus times. E que essas equipes formadas possam realmente entregar resultados alinhados à cultura e as expectativas da empresa”, observa.

Antes de fundar a iGrown, o CEO atuou em projetos de endomarketing e foi durante essa jornada que surgiu a interrogação do que poderia fazer para impactar a vida das pessoas. Partindo deste ponto, a startup nasceu para atender os colaboradores e para prestar apoio às empresas no processo de seleção dos colaboradores, principalmente para a Indústria 4.0, que hoje concentra grande parte do número de vagas disponíveis.

Com o algoritmo da iGrown, é conferida a devida importância não somente aos currículos e vagas existentes de forma superficial, mas principalmente no sentido de descobrir se os colaboradores efetivos estão alinhados à cultura e quais seus objetivos. Assim é possível identificar se estão adequados à vaga existente. “Essa é uma pesquisa mais aprofundada, tanto em relação às empresas e suas vagas como também em relação aos candidatos, gerando mais aderência dos contratados, o que possibilita, inclusive, moções”, observa Teixeira.

A iGrown iniciou suas atividades em 2019 em um programa de Open Inovation da Votorantim Cimentos, no qual recebeu duas propostas de investimento, uma brasileira e outra canadense. “Fomos acelerados pela WOW Aceleradora de Startups em 2020, participamos do Rocket Startups neste mesmo ano e fomos chamados para a Órbita Again, em 2021, também pela RPC TV. Além disso, somos TOP 10 do Sebrae Paraná”, relata o CEO.

Inicialmente a iGrown oferecia testes gratuitos focados na desenvoltura, comportamento, cultura e valor de carreira. “Aperfeiçoamos com isso o sistema que hoje também traz uma oportunidade para que as pessoas, pretensos colaboradores, entendam em que tipo de empresa estão entrando, mostra a cultura da empresa, o que é buscado. É uma ferramenta que traz alinhamento tanto para quem contrata como para quem está entrando no time”, destaca Teixeira.

Na prática

Para os candidatos a plataforma é gratuita e para as empresas há custo para utilização, sendo que empresas com mais de 10 colaboradores já podem contratar os serviços. “Geramos índices de aderência com mais de 60 variáveis tanto em processos seletivos como em processos de desenvolvimento de colaboradores, como uma espécie de Waze de carreiras”, explica o CEO.

A plataforma da iGrown faz sugestão proativa de carreiras em alta e carreiras aderentes ao perfil de cada pessoa, também permite realizar avaliação do clima interno, entender talentos, cultura real e dos gestores e aderência de candidatos às suas carreiras.

Sobre a iGrown

Startup brasileira fundada em 2019 com o propósito de ajudar profissionais e empresas na seleção e desenvolvimento de seus talentos. Desde então, participou de alguns dos programas de aceleração mais conceituados do Brasil, como a WOW Aceleradora de Startups, Sebrae Acelera.Go!, Sebrae TOP10 e Rocket RPC. Entre as soluções oferecidas está o desenho de cargos a partir da realização de testes rápidos e intuitivos em uma plataforma 100% online e uso de inteligência artificial. Mais informações em: www.igrown.com.br.

Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar