Brasil,

Empreendedorismo feminino: 65% das mulheres empreendem sozinhas no online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Dóro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Mulheres lideram 66% das pequenas e médias empresas no Brasil;

Dentre as PMEs online liderada por homens, menos da metade tem apenas uma pessoa;
Empreendedoras apresentam mais problema de saúde relacionado ao trabalho do que homens: 36,3% das mulheres já tiveram complicações psicológicas e/ou físicas (homens apenas 20%)
Os setores do e-commerce com mais presença feminina são arte (72%), materiais para escritório (70%) e acessórios (69%)
Cerca de 35% das empreendedoras têm entre 18 e 29 anos
Dados são da Nuvemshop, a maior plataforma de E-commerce da América Latina

A Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, fez um levantamento inédito para traçar o perfil da empreendedora brasileira dona de pequenos e médios negócios. De acordo com a empresa, as mulheres são maioria no digital: 66% das PMEs online são lideradas por elas. Contudo, para muitas delas o empreendedorismo é uma jornada solitária. O estudo indica que, dentre as lojas de mulheres empreendedoras, 65% tem apenas a empreendedora como funcionária.

Um dos possíveis impactos desse perfil das empreendedoras brasileiras é a saúde. As mulheres são mais acometidas por problemas de saúde relacionados ao trabalho do que homens: 36,3% delas revelam que já tiveram complicações psicológicas e/ou físicas (homens apenas 20%). “As mulheres ainda precisam enfrentar muitos desafios no mercado de trabalho, como a falta de oportunidades de crescimento, o que faz com que elas busquem um caminho solo para alcançar o próprio sucesso com as estratégias que constroem no contexto digital que nós vivenciamos hoje” comenta Juliana Gusmão, Diretora de Talent Acquisition da Nuvemshop.

Grande parte das empreendedoras possui entre 18 e 29 anos – representando cerca de 35% das donas de negócio no online. O percentual mostra que as mulheres têm começado a empreender cada vez mais jovens, enquanto os homens da mesma faixa etária representam 31% dos empreendedores.

Ainda, o levantamento aponta que 36,5% das mulheres que lideram e-commerce têm ensino superior completo e 20,2% já concluíram a pós-graduação. Entre os homens, 27,5% não terminaram a faculdade e apenas 10% finalizaram a pós-graduação.

Perfil das lojas e uso de redes sociais

Os setores que mais contam com a presença feminina são:

Arte (72%),
Materiais para escritório (70%);
Acessórios de moda (69%);
Produtos eróticos (67%);
Joias (63%).

A principal motivação para a criação das lojas online, entre as empreendedoras, é a expansão do negócio para aumentar as vendas (65,3%). Em segundo lugar, ter mais autonomia e liberdade foi um motivo indicado por 48,8% das entrevistadas. “As mulheres abraçaram de vez as vendas online. É muito importante fornecer todas as ferramentas para que mais mulheres possam iniciar e ampliar o seu próprio negócio, expandindo não só o faturamento, mas também permitindo mais flexibilidade para seu dia a dia”, explica Juliana.

Em relação à presença no online, os dados mostram que elas são mais ativas nas redes sociais em alta no momento. Segundo o levantamento, as mulheres utilizam mais o WhatsApp como canal de vendas complementar ao site do que homens (76,3% x 67,5%). Já para a criação e publicação de conteúdo da loja e dos produtos, as empreendedoras estão mais presentes nas plataformas que focam em fotos e vídeos:

98,2% das mulheres utiliza o Instagram (contra 90,4% dos homens empreendedores);
30,4% delas usa o Tik Tok (contra 18,3% dos homens);
24,5% delas usa o Pinterest (contra 9,2% dos homens).

Já entre dificuldades para empreender, o perfil é bem semelhante entre mulheres e homens: ambos apontam o dinheiro e a falta de crédito como as principais dores. “Nós, da Nuvemshop, temos trabalhados diariamente para que o e-commerce seja um ambiente cada vez mais democrático, possibilitando que as pessoas possam realizar o sonho de terem seu próprio negócio e que sejam bem-sucedidos nesta empreitada, auxiliando-os em todas as etapas da trajetória”, complementa a executiva.

O levantamento também traz outros dados, como:

Em 44,7% dos casos, as mulheres já fizeram trabalhos e parcerias com influenciadores digitais e 43% das entrevistadas não trabalharam esse tipo de divulgação em 2021, porém têm interesse para 2022;
Questionadas sobre os planos para melhorar ainda mais o seu negócio em 2022, 77% das empresárias responderam aprender mais sobre estratégia de e-commerce.


Sobre a Nuvemshop:

A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 90 mil lojas, integra produtos, pagamentos, enviose disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de 1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México e Argentina. Em agosto de 2021, a empresa recebeu um investimento de R$2,6 bilhões e se tornou unicórnio no Brasil. Nos últimos meses, a Nuvemshop comprou o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo, e a Mandaê, plataforma de logística. Além disso, lançou o Nuvem Pago, meio de pagamento próprio.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar