Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tecnologia: avanço ou retrocesso?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

rawpixel.com rawpixel.com

Enquanto muito se fala em 5G, setores importantes para a economia brasileira ainda caminham entre o 2G, que em breve será desligado. Como será o futuro para a tecnologia?

A evolução humana é sempre caminhar para frente, principalmente com os avanços constantes de tecnologias disponíveis. Mas, para que a mágica da disrupção realmente aconteça é preciso que boas bases estejam estabelecidas. Como seria o caso do 5G, porta para a evolução e surgimento de muitas outras tecnologias, mas infelizmente estamos atrasados.

Um dos maiores setores da economia brasileira, a logística encontra-se ainda no universo 2G, que em breve será desligado. Apesar do projeto ser uma extinção gradual, ainda neste ano, operadoras de telefonia pretendem completar o acordo.

Mas se já estamos na era 5G, porque a logística que utiliza das maiores e mais avançadas tecnologias continua no 2G?

Nilson Brizoti, diretor de Tecnologia e Produtos da Pointer by PowerFleet Brasil, aponta alguns dos principais motivos para a logística ainda não ter avançado neste tema.

O Brasil possui dimensões continentais, assim o desligamento da rede 2G acarretará em uma diminuição da área de cobertura, trazendo prejuízos principalmente nas regiões mais interioranas do país onde as outras redes ainda não estão plenamente difundidas;
Atualmente existem cerca de 50 milhões de aparelhos que funcionam com 2G. O 2G é significativamente mais barato do que tecnologias mais avançadas, incluindo a homologação de equipamento. Já que a maior parte da IoT é importada, com a depreciação do real, esta importação ficou ainda mais cara;
A quantidade de dispositivos conectados unicamente na rede 2G é enorme, principalmente os utilizados para aplicações M2M (rastreadores, máquinas POS).

Ainda de acordo com o especialista em pesquisa e desenvolvimentos de soluções, apesar do senso comum pensar no 5G, a migração acontecerá para o 4G, o que já é excelente.

Apenas 7 dos 27 estados brasileiros estão preparados para receber a tecnologia 5G e que, ainda, depende e muito de incentivos dos governos locais como autorização e construção de infraestrutura capaz de suportar a nova agilidade.

O uso de IoT nos carros, sistemas de trânsito, ou mesmo, o simples home office seriam incrivelmente beneficiados com a redução no tempo de resposta para a transmissão de dados do 5G, mas Brizoti afirma que o 4G trará um avanço a inúmeros setores da economia brasileira, e não só a logística. Tais como agronegócios conectados, transações financeiras e muito mais.

Sobre Nilson Brizoti: Como Diretor de Tecnologia e Produtos da Pointer by PowerFleet Brasil Nilson é responsável pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento para criar tecnologias para redução de custos, prevenção de acidentes, minimizar riscos e controlar ativos móveis. Possui Pós Graduação em Administração de Sistemas Integrados pela FGV/Eaesp e MBA em Gestão de Operações, Produtos e Serviços pela POLI/USP - Escola Politécnica da USP.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar