Cães e gatos humanizados na pandemia inflam um bilionário mercado de produtos e serviços, revela novo estudo Petcare da CVA Solutions
- Gastos com pets aumentam mais de 30% na pandemia, assim como adoções e aquisições;
- Força da Marca e Valor Percebido em Rações é dominado por Pedigree, Golden, Whiskas, Max e Pro-Plan;
- No Varejo, Valor Percebido (custo-benefício) é liderado por Pet Mais e Geração Pet. Força da Marca continua sendo da Petz, Cobasi e Pet Love;
- Planos de Saúde veterinários já chegam a 17,4% dos cães e gatos, o dobro do registrado em 2018.
Que os cães e gatos são muito mais do que animais de estimação todos já sabem. Mas durante a pandemia, em 2020 e 2021, essa evidência foi bastante exposta, pois os gastos com cães e gatos aumentaram mais de 30%. As pessoas querem companhia e mais do que isso querem novos membros para a família. Os cães e gatos são considerados filhos, bebês ou membros da família para 76% dos tutores. Os bichinhos foram humanizados e dessa forma recebem o melhor alimento, plano de saúde, visitas a veterinários, medicamentos necessários, além de brinquedos, roupinhas e mimos em geral.
Essas e várias outras informações são reveladas pelo novo estudo Petcare da CVA Solutions, que ainda mostra as marcas de rações preferidas, as lojas de varejo mais procuradas, os gastos mensais com os pets, os planos de saúde, medicamentos mais usados.
A pesquisa foi finalizada em fevereiros de 2022, e ouviu 4.701 tutores de todo o país, sendo 2.793 tutores de cães e 1.908 de gatos. A pesquisa é bienal, sendo que última havia sido feita em 2020.
Preferências
As mega pet shops continuam sendo destaque nas compras dos tutores, pois oferecem grande variedade de marcas e de produtos. Mais de 20% dos tutores de cães e gatos afirmam optar por esse tipo de loja. Mas os petshops de bairro, pela proximidade dos lares, ainda são a preferência para mais de 30%. As compras em super e hipermercados vem caindo ano a ano, e são realidade para menos de 20% dos donos de animais de estimação.
As rações secas dominam as compras e alimentação dos cães e gatos, mas a tendência é de crescimento dos sachês, já que os tutores querem agradar o paladar dos seus pets: 33% dos cães e 56% dos gatos já recebem a ração em úmida em sachê, número que em 2014 era de 22% (cães) e 47% (gatos). A base da alimentação ainda é a ração seca comprada por 64% dos donos de cães e 62% dos donos de gato, números que já foram bem maiores.
Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, esse promissor mercado pet, atualmente constitui um ecossistema que alimenta um círculo virtuoso. “O ecossistema Pet é liderado pelo varejo. Com a pandemia, a proximidade emocional e física com o animal de estimação aumentou muito, ele é um filho, um bebê e por isso merece tudo de melhor: ração mais saborosa, mimos, veterinário, cuidados preventivos, serviços, plano de saúde e para isso o tutor baixa aplicativos de lojas no smartfone, participa de programas de fidelidade e alimenta o crescimento desse ecossistema”.
Mercado
De acordo com o IBGE, no Brasil existem 54 milhões de cães e 24 milhões de gatos nos domicílios. Pesquisas do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal) revelam que 63% dos lares de classes A, B e C têm cachorro e 54% têm gato, já se considerando que em alguns casos (17%) convivem as duas espécies. A presença de gatos nos lares vem aumentando mais do que a de cachorros, já que os bichanos se adaptam melhor a espaços pequenos e apartamentos.
Dados do Sindan indicam que o setor Pet registrou, em 2021, um faturamento de R$ 50 bilhões, crescimento de 30% em dois anos de pandemia.
Gastos
Os gastos com os pets aumentaram bastante. Tanto pelo aumento dos custos e inflação, como também pelo aumento da incidência de uso de novos produtos e serviços.
De acordo com o novo estudo, os donos de cães dizem gastar um total médio mensal de R$ 522, bem mais do que em 2020 quando era de R$ 384. O gasto com ração consome R$ 152; para banho e tosa R$ 131; e para 13,8 % dos tutores uma média de R$ 108 com plano de saúde. Os donos de gatos gastam mensalmente R$ 426, sendo que esse valor era de R$ 297 em 2020. A compra de ração consome R$ 123; a areia sanitária R$ 92; e para 22,6% também plano de saúde, com média de R$ 102. Os outros gastos mensais para a manutenção de cães e gatos incluem visitas ao veterinário, vermífugo, vacinas, antipulgas e exames.
Objetivo do estudo
O Estudo da CVA Solutions mostra o comportamento e hábitos dos donos de cães e gatos, a Força da Marca e o Valor Percebido (custo-benefício) das marcas de rações, do varejo de produtos pet, de medicamentos e de planos de saúde veterinários.
No estudo foram citadas pelos donos de cães e gatos mais de 35 marcas de ração, 30 varejistas para venda de alimentos e produtos para os pets, 19 planos de saúde, além de dezenas de nomes de vermífugos, antipulgas e vacinas. Para 47,4% dos entrevistados, o principal influenciador para a escolha de alimentos e medicamentos é o veterinário.
Nota muito boa entre 50 segmentos da economia
O setor Petcare aparece novamente com uma nota muito boa, a mesma de 2020, de 8,22 (em uma escala de 1 a 10), na 21ª posição. O Valor Percebido para os segmentos pesquisados pela CVA se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Microondas (8,87) e os piores os de Planos de Saúde (6,93) e PVA – Satisfação de Funcionários de Empresas (6,28).
Rações
Valor Percebido – Ração para Cães
Ao avaliar o Valor Percebido da ração o dono do cão avalia atributos como o resultado nutricional da ração no cão, o prazer que o cão come a ração, opções de sabores e tamanhos da ração, a facilidade de comprar a ração, o preço e rendimento da ração, e a quantidade e umidade das fezes produzidas.
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) em ração para cães foi atribuído à Max, com nota 1,06, seguida por Equilíbrio e Special Dog.
Valor Percebido – Ração para Gatos
Ao avaliar o Valor Percebido da ração o dono do gato avalia os atributos já descritos e também se a ração previne problemas de saúde no trato urinário do gato.
O Melhor Valor Percebido é da Pro-Plan (nota 1,06), seguido por Magnus Cat e Three Cats.
Força da Marca – Ração para Cães
A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo da Pedigree, com 17,5%, apesar de ter sofrido uma queda desde 2020 quando chegou a 22,4%. Outras marcas vêm ganhando espaço, como é o caso da Golden que agora apresenta 10,9% de Força da Marca. Royal Canin está na terceira posição. Marcas como Magnus, Special Dog e Gran Plus estão registrando bom crescimento.
Força da Marca – Ração para Gatos
A maior Força da Marca continua sendo da Whiskas, com 27,8%. A Golden vem crescendo e se mantém na segunda posição com 11,1%. A Royal Canin ocupa o terceiro lugar.
Varejo Pet
Valor Percebido, Força da Marca e Index de Preços
O pet shop de bairro continua sendo o principal canal de vendas de ração para cães e gatos. Mais de 37% dos donos de pets fazem a maior parte das compras nesses locais, principalmente pela proximidade. No entanto, a preferência pelos Mega Petshops continua crescendo, muito em função da variedade de produtos, marcas e bons preços. Entre os donos de cães 20,7% preferem os Mega Petshops, sendo que em 2020 eram 18,4%. Para os donos de gatos houve uma queda de compras nas Mega Petshops: de 23,1% para 21,6%. Super e Hipermercados que já lideraram, perderam participação e agora são citados por cerca de 20% dos tutores.
As compras online também cresceram muito, em função da pandemia e da praticidade, tanto nos sites das próprias lojas, quanto em varejos que atuam exclusivamente para entregas, como é o caso da Pet Love.
A loja com maior Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) é a Pet Mais, com nota 1,07, seguida por Geração Pet e Bom Preço.
Em Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) a loja Petz mantém a liderança, com 10,7%, seguida pela Cobasi (9,4%) e Pet Love.
De acordo com o Index de Preços, os tutores avaliam que os melhores preços de ração são encontrados no Pet Mais, Assaí e Atacadão. Varejos como Cobasi, Petz e Petland foram consideradas mais caros. A nota média de preços é de 7,83.
Em geral os consumidores estão satisfeitos com os varejos pet, com algumas reclamações em relação a estacionamento cheio, falta de produto ou fila no caixa. Tanto que o número de pessoas que afirma não ter tido nenhum problema na loja, nos últimos 12 meses, aumentou de 45,2% para 53,5%.
Os aplicativos das lojas e programas de fidelidade também estão mais fortes. Quase 30% utilizam algum aplicativo no smartfone, sendo que 51,9% desses acessam os aplicativos dos varejos pet que mais usam. Em 2018 apenas 11% dos consumidores usavam aplicativos.
Os programas de fidelidade das lojas cresceram também. Entre os donos de cão são 24,4% que participam. Já para os de gatos são 29,5%.
Planos de Saúde
Apesar de ainda tímido, o setor de planos de saúde para pets está crescendo. 17,4% dos donos já contemplam seus cães e gatos com um plano, número que era de 8,7% em 2018. O plano Amigoo Pet, jovem nesse mercado, já conquistou a primeira colocação, sendo citado por 26,5% dos tutores.
Mas o mercado é promissor. Muitos tutores desconhecem ou não receberam uma proposta. Para Sandro Cimatti, esse mercado deve crescer muito mais, já que 39,8% dos entrevistados afirmaram que se o plano de saúde custasse R$80 por mês, eles contratariam. E ainda muitos consumidores afirmaram desconhecer a existência de planos de saúde para os pets (24,8%) e outros (11,3%) disseram que nunca receberam uma proposta de compra.
Os planos de saúde mais citados pelos consumidores são Amigoo Pet, Dog Life, Doutor Pet e Health For Pet.
A melhor recomendação líquida (NPS) é do Amigoo Pet: 78,1% recomendariam o plano para um parente ou amigo. No Faro, Vital Pet, Health For Pet e Pet Vida também apresentam bom NPS.
Farmácias de manipulação
Continua crescendo a tendência de uso de farmácia de manipulação para animais de estimação. Dos tutores de cães e gatos, 19% utilizam, sendo que em 2020 a porcentagem era de 17%. As farmácias preferidas são a Drogavet, Amor ao Bicho e Botica Pet.
Veterinário e Medicamentos
Com a humanização dos pets, a frequência de ida anual ao veterinário cresceu. São 2,42 vezes ao ano para os cães e 2,29 para os gatos.
Vermífugos, antipulgas e vacinas são os medicamentos mais indicados pelos veterinários, comprados e usados com frequência em cães e gatos.
Vermífugos são administrados por 83,8% dos proprietários de pets, sendo que 38,3% duas vezes ao ano. As marcas Vermivet (Biovet), Advocate (Bayer) e Drontal (Bayer) são as mais utilizadas.
Os antipulgas são utilizados por 83,5% dos pets, sendo que houve um registro de aumento na procura por comprimidos, sendo usados por 40,1%. Em 2020 comprimidos eram usados por 34,8% dos tutores. As marcas de antipulgas mais utilizadas são Bravecto (MSD), Frontline (Merial) e Advantage (Bayer).
As vacinas para os pets já são usadas por 91,8%, sendo que para 54,6%, uma vez ao ano e para 23,8%, duas vezes ao ano.
A escolha das marcas de medicamentos e vacinas é feita com base em indicação dos veterinários (47,4%) e promotores / atendentes (12,9%).
Perfil dos Pets
De acordo com a pesquisa, os cães parecem estar diminuindo de tamanho e os gatos aumentando. O peso médio dos cães é atualmente 13,27 kg, sendo que em 2020 era 13,47 kg. Já o peso médio dos gatos que era de 3,87kg subiu agora para 3,95 kg.
No caso dos cães, o “vira-lata”, animal sem raça definida, é maioria (24,6%) e a raça Shihtzu é a segunda mais predominante (9,4%), seguida da Pincher (7,6%) e Poodle (6,6%).
Ainda de acordo com o estudo, 82,4% dos cães vivem em casas e os demais em apartamentos. A tendência de adoção em abrigos ou Ongs também chegou aos cães e vem aumentando. Agora 11,5% dos tutores afirmam ter adotado, sendo que em 2020 esse número era de 9,8%. Mas os presentes continuam liderando: 41,2% ganharam o animal.
Mais de 45% dos cães passam a maior parte do tempo dentro de casa, o que reafirma o sentimento de que o animal é tido como um filho ou bebê.
No caso dos gatos, a pesquisa mostra que o número de gatos de raça está aumentando, assim como a compra do animal. Os sem raça definida caíram um pouco, agora são 49,5% (em 2020 eram 56%), os primeiros colocados.
O Siamês está em segundo lugar (28,1%), o Persa em terceiro (9,7%) e o Angorá em quarto lugar (5,2%). O Maine Coon – um gato gigante, originário da América do Norte –, já representa 2% nos lares.
Entre os entrevistados, 27,9% encontraram o gato abandonado, 25,1% ganharam de presente, 16,6% adotaram em Ongs ou abrigos e14,2% adquiriram em lojas ou petshops.
Mais de 80% dos gatos vivem em casas e os demais em apartamentos, sendo que 69,4% deles passam a maior parte do tempo dentro de casa, como um membro da família.
Sentimentos pelo Pet
Para 36,3% dos tutores de cães o pet é um filho, para 26,2% um membro da família e para 13,7% um bebê. No caso dos gatos, para 37,3% é considerado um filho, para 19,6% como um membro da família e para 20% como meu bebê.
RANKING RAÇÕES 2022
CÃES
-Valor Percebido (relação custo-benefício percebido) para Rações:
1º Max, 2º Equilíbrio, 3º Special Dog, 4º Pro-Plan, 5º Bonguy, 6º Fórmula Natural, 7º Dog Chow, 8º Royal Canin, 9º Adore Cães, 10º Premier Pet, 11º Apolo, 12º Golden, 13º Champ, 14º Gran Plus, 15º Naturalis, 16º Three Dogs, 17º Pedigree, 18º Magnus, 19º Foster, 20º Biofresh, 21º Faro, 22º Kanina, 23º Alpo.
-Força da Marca (share de atração menos share de rejeição) para Rações:
1º Pedigree, 2º Golden, 3º Royal Canin, 4º Premier Pet, 5º Magnus, 6º Dog Show, 7º Special Dog, 8º Gran Plus, 9º Foster, 10º Naturalis, 11º Hills Science Diet, 12º Bomguy, 13º Fórmula Natural, 14º Three Dogs, 15º Equilíbrio, 16º Max, 17º ND Farmina, 18º Pro-Plan, 19º Quatree, 20º Adore Cães, 21º Guabi Natural, 22º Biofresch, 23º Balance.
GATOS
-Valor Percebido (relação custo-benefício percebido) para Rações:
1º Pro-Plan, 2º Magnus Cat, 3º Three Cats, 4º Foster, 5º Royal Canin, 6º Golden, 7º Premier Pet, 8º Whiskas, 9º Friskies, 10º Premium Cat, 11º Max Cat, 12º Adore Gatos, 13º Gran Plus, 14º Equilibrio, 15º Special Cat, 16º Cat Chow, 17º Top Cat, 18º Biofresh, 19º Cat Meal.
-Força da Marca (share de atração menos share de rejeição) para Rações:
1º Whiskas, 2º Golden, 3º Royal Canin, 4º Gran Plus, 5º Premium Cat, 6º Friskies, 7º Cat Chow, 8º Premier Pet, 9º Special Cat, 10º Max Cat, 11º Magnus Cat, 12º Hills Science Diet, 13º Pro-Plan, 14º Guabi Natural, 15º Nd Farmina, 16º Foster, 17º Equilibrio, 18º Chanin, 19º Premiatta.
RANKING VAREJO PET CARE 2022
-Valor Percebido (relação custo-benefício percebido) para Varejo:
1º Pet Mais, 2º Geração Pet, 3º Bom Preço, 4º Zaffari, 5º Cobasi, 6º Pet Love, 7º Petz, 8º Supermercado dos Pets, 9º Atacadão, 10º Dr. Hato, 11º Mundo Animal, 12º Petland, 13º Dogs Day, 14º American Pet, 15º Assaí, 16º Condor, 17º Casa do Fazendeiro, 18º Casa do Criador, 19º Carrefour, 20º Pão de Açúcar, 21º Bicho Bacana, 22º Animalia, 23º Pet Camp, 24º Tudo de Bicho, 25º Extra, 26º Angeloni, 27º Big.
-Força da Marca (share de atração menos share de rejeição) para Varejo:
1º Petz, 2º Cobasi, 3º Pet Love, 4º Mundo Animal, 5º Supermercado dos Pets, 6º Atacadão, 7º Casa do Criador, 8º Casa do Fazendeiro, 9º Petland, 10º Geração Pet, 11º Pet Camp, 12º Zaffari, 13º Pet Mais, 14º Big, 15º Dogs Day, 16º Extra, 17º Condor, 18º Tudo de Bicho, 19º American Pet, 20º Bicho Bacana, 21º Carrefour, 22º Animalia, 23º Dr. Hato, 24º Bom Preço, 25º Zen Animal, 26º Zeedog, 27º Angeloni.
CVA Solutions e Metodologia
A CVA Solutions (Customer Value Added) está há 21 anos no mercado brasileiro e 26 anos nos Estados Unidos. A empresa é uma subsidiária da CVM Inc., empresa criada nos Estados Unidos, em 1996, pelo engenheiro Ray Kordupleski.
A CVM Inc. conta com seis escritórios associados em todo o mundo e atende a mais de 30 corporações internacionais. No Brasil, a CVA Solutions atende a empresas como Amil, Boticário, Whirlpool, Porto Seguro, SulAmérica, Fleury Medicina Diagnóstica, Dasa, Claro, Oi, International Paper, Daimler Chrysler, Philips, Colgate, Natura, Banco Santander, Bradesco e Itaú.
A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa, analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do market share e da rentabilidade do cliente. O trabalho baseia-se na metodologia criada por Ray Kordupleski, capaz de medir e gerenciar diversos atributos de valor presentes no processo de decisão de compra e experiência de consumo de qualquer tipo de produto ou serviço.
Desta forma, além de medir os atributos de valor e identificar aqueles que têm o maior impacto, do ponto de vista do cliente, também se promove uma integração entre as medidas de valor percebido pelo cliente e os processos internos da empresa, possibilitando um gerenciamento mais eficaz.
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