Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Não há limite para as mulheres

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Nova Digital
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Parece um sonho, mas finalmente vivemos num planeta em que há mulheres astronautas, mulheres dirigindo grandes nações, campeãs de luta-livre, mulheres CEO de multinacionais, mulheres presidentes de bancos, jogadoras de futebol…tudo de tudo.

Isso mesmo! O mundo feminino começa a ocupar os mais destacados espaços sociais e profissionais… antes exclusivos dos homens.

Quando mulheres ficam impedidas de ocupar esses espaços, o mundo perde oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Diminui o estoque de pessoas talentosas que poderiam exercer as variadas atividades.

No entanto, vamos reconhecer, a desigualdade entre mulheres e homens ainda é barreira ao acesso de talentos profissionais, apesar da contínua evolução.

Divulga-se pouco, mas sabe-se que as mulheres representam hoje 40% da mão de obra global. Já são 43% da força de trabalho atuante. Nas principais universidades, mais da metade dos estudantes não são homens.

Segundo dados do McKinsey Global Institute, em estudo de 2015, a igualdade de gênero, ainda buscada, poderia adicionar 28 trilhões de dólares ao PIB global na projeção até 2025.

Mas, no momento atual, a força do trabalho feminino não é plenamente aproveitada. Na média, as mulheres ganham menos do que os homens em todos os setores. E a presença feminina se concentra em determinadas áreas de atuação, com maior expressão em algumas regiões do mundo.

No Brasil, a valorização da mulher na sociedade poderia significar um Produto Interno Bruto (PIB) 30% maior em 2025.

De acordo com o estudo Desenvolvimento e Gênero – Igualdade de Gênero em Direitos, Recursos e Voz, do Banco Mundial, os países que promovem os direitos das mulheres têm taxas de pobreza mais baixas, crescimento econômico mais rápido e menos corrupção.

As nações que quiserem superar essas marcas precisam aumentar o acesso do público feminino aos recursos econômico-financeiros. E devem aumentar o acesso das mulheres ao ensino de alta qualidade.

É preciso também igualdade nas remunerações. Isso significaria um incremento econômico e tecnológico para o mundo. Ou seja: maior desenvolvimento global, com melhor distribuição de renda.

E eis um dado mais preocupante: segundo o Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum), no Brasil, estamos em 92º no ranking mundial em desigualdade de gênero no trabalho. O nosso país precisaria de mais 59 anos para ter igualdade entre os sexos, se não mudarmos as condições.

E no setor de seguros?

O 1º Estudo de Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil foi publicado pela ENS – Escola de Negócios e Seguros. Mostra que, em 2012, no primeiro retrato da presença da mulher no mercado segurador do Brasil, a participação feminina surpreendeu. Chegou a 57%. Foi grande avanço sobre os dados anteriores, do ano 2000, quando atingiu 49%.

Mais recentemente, no último Estudo de 2018, caiu para 55% – o que é ainda uma grande marca. Surgiu, nesse ano, um dado encorajador: foi computada uma mulher executiva para cada três homens (em 2012, essa relação era de uma para quatro). Em nível gerencial, o percentual de mulheres ficou maior: 47%.

Em 2018, 45% das empresas do mercado de seguros já possuíam políticas para promover a igualdade de oportunidades para homens e mulheres, o que é um avanço.

Olhando para o mercado, um desafio para o setor de seguros é oferecer produtos específicos para a realidade feminina. É um espaço em que há boa chance de crescimento. Em 2018, apenas 17% das seguradoras tinham esse tipo de produto. Nós, mulheres, precisamos encarar de frente este desafio.

Por fim, um dado que mexe no bolso (no caso, na bolsa) de cada uma: em média, as mulheres da seguridade brasileira recebem 70% do salário dos homens, padrão que é bem mais grave em outros setores do Brasil.

Moral da história: a desigualdade entre os sexos impacta de forma negativa no crescimento do setor de seguros. É o que mostram os relatos deste livro, escritos com emoção por mulheres poderosas, que todo dia rompem mais uma barreira.

Homens e mulheres, como seres humanos iguais, podem utilizar as vivências para mudar a realidade, em benefício da sociedade.

Regina Lacerda é CEO da Rainha Seguros e Presidente do CESB*


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar