Brasil,

Pesquisa da GFIA avalia a participação feminina no setor de seguros internacional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Recentemente, a Federação Global de Seguros (GFIA), que reúne seguradoras que respondem por cerca de 89% do total de prêmios de seguro em todo o mundo, divulgou uma pesquisa para mapear o cenário da participação feminina no setor de Seguros, que contou com a participação de 22 países, incluindo o Brasil. A pesquisa buscou identificar se as empresas e os países monitoram dados sobre a participação feminina no setor de seguros, se possuem ações específicas para promover esta agenda e, ainda, se integram o tema em suas esferas estratégicas.

De maneira geral, a maioria dos países - com exceção da Coréia do Sul e da Rússia – promovem boas práticas e desenvolvem iniciativas com foco no empoderamento e na inclusão financeira das mulheres. Entretanto, apesar dos aparentes esforços para suprir a lacuna, ainda há pouco monitoramento e indicadores para subsidiar ações efetivas. Apenas sete países afirmaram possuir dados sobre a lacuna de acesso no setor de seguros em nichos da sociedade e apenas África do Sul, México e Reino Unido confirmaram monitorar indicadores específicos para as mulheres.

O foco das ações desenvolvidas pelos países para promover esta agenda concentram-se sob duas perspectivas: garantir o acesso a seguros e reduzir as condições desiguais de trabalho. Entre essas ações, destaca-se um indicador de igualdade de gênero produzido por uma agência independente da Austrália, semelhante a um ranking, que inclui números sobre participação feminina em cargos de liderança e sobre a disparidade salarial entre homens e mulheres de diversas empresas e instituições. Outro destaque é a atuação de algumas seguradoras do Reino Unido, que não só desenvolvem produtos e estratégias de marketing voltadas especificamente para o público feminino, como também dedicam espaços em seus websites para expor indicadores sobre a lacuna de proteção feminina e sobre como estão incorporando ações internas para reduzir as desigualdades.

Seguradoras brasileiras atuam para promover maior participação feminina no setor

No Brasil, seguradoras brasileiras participam de fóruns específicos, como comitês, comissões e grupos de trabalho, a níveis internos, interdisciplinares, nacionais e internacionais, com objetivo de pensar em estratégias e projetos para promover maior participação feminina no setor. Além disso, desenvolvem ações específicas voltadas a promover o tema, como produtos especializados, criação de políticas internas e até desenvolvimento de metas atreladas a indexadores de desempenho para que seus gestores efetivamente se empenhem em promover o tema.

Apesar dos esforços, ainda há muito caminho a ser percorrido. O Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros, elaborado anualmente pela CNseg, imprime, em uma de suas seções, indicadores sobre a inclusão feminina do setor. Apesar de 57,9% das seguradoras participantes terem afirmado que possuem política de concessão de benefícios iguais para casais do mesmo gênero, apenas 21,1% têm metas para reduzir a diferença entre os salários recebidos. E isso se reflete em números. A disparidade salarial do setor é de cerca 34%, 10% acima da média nacional, além disso, apenas 23% das mulheres ocupam cargos de diretoria no setor e somente 13,5% chegam até os conselhos de administração.

As perspectivas para assegurar o empoderamento feminino no setor segurador ainda exigem bastante dedicação. O estudo da GFIA conclui que a receita para angariar resultados positivos nessa temática provém de compromissos que devem ser assumidos por governos, empresas e instituições. E que sem políticas públicas fortes, o tema se reduz a categoria de espectro que paira de maneira pouco assertiva sobre as condutas empresariais.

>> Clique aqui para acessar a íntegra da pesquisa da GFIA
https://gfiainsurance.org/news/429/gfia-publishes-results-of-inclusive-insurance-survey

>> Clique aqui para acessar o relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros
https://cnseg.org.br/publicacoes/relatorio-de-sustentabilidade-do-setor-de-seguros-2020.html


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar