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Semana do Consumidor: dicas para a sua empresa não ir para o paredão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathália Nascimento
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Hoje começa a semana de promoções, descontos, cashbacks e outros benefícios para incentivar as compras e comemorar o Dia do Consumidor, no próximo dia 15. A estratégia das marcas é válida, levando em conta que é uma forma de aproximar o consumidor da empresa, mesmo que ele ainda não a conheça, com o propósito de estabelecer uma convivência de longo prazo. Mas de nada adianta gastar todo o relacionamento nesta semana e só lembrar que o cliente existe quando chegar alguma outra data importante para o negócio.

Pensando nisso, a ZENVIA, plataforma de comunicação que empodera as empresas para criarem experiências únicas para seus clientes finais, destaca cinco dicas para manter o bom relacionamento com o seu consumidor em qualquer época do ano e para que ele não te coloque no paredão, o que no mundo dos negócios significa flertar com outras empresas ou mesmo trocar de marca.

1. Não deixe seu cliente na xepa, estabeleça relações vip e saiba o que ele gosta

Você já deve ter ouvido falar que dados são tudo. E são mesmo, sabe por quê? Os dados são a base de boas ações, porque fornecem conhecimento. E em se tratando da relação com clientes, oferecem informações valiosas sobre quem é a pessoa, do que ela gosta, como se relaciona e como compra, só para citar alguns exemplos. Com esses dados em mãos, acaba a má estratégia de ficar perguntando informações que o cliente já mencionou antes, como nome, CPF e o motivo do contato. Também possibilita ter uma relação com cada um, de maneira personalizada e escalável.

2. Aposte em tecnologias para manter o relacionamento ativo

Conhecendo com quem a sua empresa se relaciona, é mais do que necessário investir em boas ferramentas de atendimento. Estar no canal onde cada consumidor está é obrigatório. Mas não é preciso alocar pessoas para ficarem respondendo em cada canal. Já existem no mercado plataformas multicanais que permitem que a sua empresa concentre todo o atendimento em uma única interface, não importando por onde o cliente interagiu. Também vale considerar na estratégia ter um robô de conversação (ou chatbot) para um primeiro contato, mas que fale a língua do seu cliente. Isso irá possibilitar à sua marca ser mais ágil e eficiente, o que naturalmente leva a excelente experiência. Mas, atenção: as tecnologias devem ser avaliadas e aprimoradas a todo instante, já que no cenário de consumo tudo pode mudar sem aviso prévio.

3. Não crie discórdia - esteja aberto para ouvir e mudar o que é preciso

Deixar os comentários, e-mails e outras interações do cliente sem resposta é o mesmo que sair andando quando alguém está falando com você. Nada de fair play, não é mesmo? Faz parte de uma boa experiência não só vender bem, mas ter um pós-venda que de fato resolva o problema dos seus consumidores, e o mais rápido possível. E isso passa por responder as interações, que além de serem uma maneira de estar presente, também podem trazer insights valiosos para correção ou mudança de rota, se necessário, e sem que o cliente sofra impactos negativos.

4. Divulgue seu negócio, não deixe sua empresa se tornar uma planta nos meios de comunicação

Para ser visto, é preciso se mostrar – com contexto e de maneira relevante. Além de estar presente nas redes sociais de uma forma que faça sentido para a sua empresa e para os seus consumidores, aposte em notificações que agora estão disponíveis, como: promoções, disponibilidade de estoque, renovação de serviço, etc. Tudo em acordo com o perfil de cada cliente.

5. Seja líder na experiência: o céu é o limite.

Experiência não é algo que se alcança e a jornada acaba. Pelo contrário. A experiência demanda constante atenção e ações. Isso quer dizer: estar atento ao seu consumidor (e ao que é importante para ele), ao mercado de atuação e às tendências.

Sobre a ZENVIA

Com atuação em toda a América Latina e mais de 11 mil clientes, a ZENVIA é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas para criarem experiências únicas de comunicação para seus clientes finais. No Mundo ZENVIA, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o nosso site e confira nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.


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