Dia do consumidor: 5 dicas para lidar com situações de conflito

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Fieri

Academia Ninja esclarece direitos do consumidor e lista instruções de como superar momentos difíceis com clientes

Para os profissionais, o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, é uma oportunidade de atrair leads, oferecer condições especiais e fechar a agenda com novos clientes. Porém não é sempre que o prestador de serviço consegue proporcionar a experiência que o consumidor esperava, o que pode resultar em situações de conflito entre as partes. Para ajudar os microempreendedores a focarem na solução do problema, a Academia Ninja, projeto de conteúdos de capacitação produzidos pelo GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços do Brasil, elencou dicas para que os autônomos adotem uma postura proativa diante de momentos desafiadores e conheçam os direitos do consumidor.

Análise da situação:

Diante de reclamações, é comum que o profissional procure se justificar, mas essa pode não ser a atitude mais assertiva. Em contrapartida, é importante que o prestador de serviço mantenha a calma e analise a situação para uma resolução rápida do problema. O foco deve ser direcionado para a solução da questão a fim de reconquistar a confiança do cliente.

Empatia:

A frase “O cliente tem sempre razão” pode ser substituída por uma postura empática diante da demanda do cliente. Ao se colocar no lugar do consumidor e focar esforços para entender e solucionar as reclamações do contratante, o profissional pode reduzir o atrito e estresse da situação.

Oportunidade:

Apesar de soar contraditório, uma reclamação pode tornar-se uma oportunidade, mas isso só é possível quando um profissional sabe lidar com os feedbacks de um consumidor. Com base na devolutiva, o prestador de serviço pode analisar as considerações e melhorá-los.

Código de Defesa do Consumidor:

É essencial que profissionais de qualquer ramo conheçam os Direitos do Consumidor, até mesmo para não cometer um deslize por falta de conhecimento.

Sobre o GetNinjas

Disponível nas plataformas digitais - Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil e foi listado no Novo Mercado da B3 em 2021. No mesmo ano, a companhia foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no ranking das empresas do setor de tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados e foi eleita Top3 do iBest 2021, como Melhores do Brasil em Economia Colaborativa. Além disso, foi eleita pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do país em 2017. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por mais de 3 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L'Hotellier, que atua como CEO -- à frente das operações.

Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros