Executiva de seguros Andreia Araújo, inspira outras mulheres a entrar no mercado segurador
Nesse dia da mulher é preciso haver uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, entender ela pode estar onde quiser e o seu gênero não pode pré determinar onde ela deve estar. Apesar de a sociedade estar evoluindo, muita coisa ainda precisa ser feita. É o que acredita a executiva de seguros, Andreia Araújo. “Quando analisamos que hoje mais de 55% de representação do mercado segurador é composta por mulheres, podemos ter a errônea ideia de que está tudo ótimo. Mas na verdade não está. Estamos sim no caminho certo. Mas o alvo segue sendo a conquista pela igualdade de direitos e deveres. A cada mês de março paramos para falar sobre isso. E todo ano repetimos o básico: ainda temos uma desigualdade injustificada quando falamos por exemplo de cargos e salários. Precisamos levar essa pauta para além de março. Precisa ser uma discussão recorrente até o alcance do objetivo: igualdade”, afirmou.
Os desafios enfrentados por ela serviram para fortalecer sua trajetória e mostrar a importância de abrir caminho para as outras que viriam depois. “Todas as dificuldades sempre antecedem grandes conquistas. Impossível não comentar que há 20 anos tínhamos um mercado essencialmente masculino. A figura da mulher sem dúvida era extremamente subjugada a posições menores. A estratégia era se qualificar o máximo possível para concorrer de forma igualitária às posições dentro das corporações”, falou Andréia. A pressão pela performance feminina também tem arrefecido nos últimos anos, segundo ela. “Como mulheres sempre temos uma carga majorada – família, estudo, trabalho – e como somos muito boas na autocobrança, acabamos muitas vezes sendo pouquíssimo generosas e gentis conosco. Felizmente nos últimos anos temos conseguido falar sobre isso – o que é uma grande vitória. E mais do que falar, temos começado a entender que tudo bem quando não é possível entregar tudo – desde que tenhamos a certeza de que fizemos nosso melhor, e que nos encorajemos a sempre continuar”, comentou.
A executiva está há 22 anos no setor, mais de metade da vida dedicada e área, é especialista em Vida e Previdência, sempre atuando em cargos de liderança. “Apesar de isso significar mais de duas décadas, a energia e vontade de propagar o seguro é a mesma (ou até mais) de 20 anos atrás”, comentou. Andreia é formada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul/RS, com especialização pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Pessoas e Gestão Comercial. Apaixonada por marketing, atualmente cursa MBA em MKT e defende ferrenhamente que os setores de marketing e comercial são áreas que não se dissociam. Há mais de 10 anos atuando no Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Estado do Rio Grande do Sul – CVGRS, atualmente é Presidente da entidade. “Orgulhosa da trajetória dedicada ao seguro sobretudo aos ramos de Vida e Previdência, acredito que temos feito um bom trabalho de conscientização da importância do seguro de vida, previdência e saúde – principalmente na última década. Entidades como o CVGRS são a comprovação da dedicação dos operadores do seguro que ofertam seu tempo livre para difundir de forma gratuita seu capital intelectual em prol da expansão do seguro no nosso país. O CVGRS atua há 30 anos neste sentido”, explicou.
Segundo ela, muitas coisas mudaram neste tempo, mas nenhuma mudança tão significativa e emblemática quanto os últimos dois anos de pandemia. “A pandemia acelerou o processo de conscientização pela necessidade da proteção através de um seguro de vida. Sensibilizou as pessoas e fez com que enxergassem a materialização do que sempre propagamos ao falar em seguro de vida. Cuidar da proteção das famílias brasileiras através do seguro – esse é sem dúvida um trabalho que muito me orgulha”, disse Andréia.
Para finalizar, ela deixou um recado para inspirar outras mulheres: “ Estamos num processo de conquista – precisamos sempre estar em constante busca por qualificação e atualização. Somente o conhecimento e nossa postura determinada e consciente poderá nos garantir a igualdade de direitos e deveres que merecemos. É uma grande honra poder de alguma forma defender estes direitos e falar com propriedade sobre nossos deveres. Disseminar a equidade de gênero é uma missão de todos – homens e mulheres.”
Mês da Mulher no Cqcs
Essa matéria faz parte da programação especial promovida pelo Cqcs para o Mês da Mulher.
Durante todo o mês de março serão abordados temas como liderança feminina, mulheres como destaque nas vendas de seguros, na área comercial, tecnologia, marketing, entre outras. Além disso, uma mulher de grande relevância no mercado será homenageada por dia através de uma matéria.
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