Brasil,

Biometria comportamental ajuda os bancos a identificar possíveis situações de perigo dos clientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Saulo Kurosaka
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cassiano-Cavalcanti-BioCatch Cassiano-Cavalcanti-BioCatch

*Por Cassiano Cavalcanti

Infelizmente, histórias sobre “sequestro do PIX” são cada vez mais frequente no Brasil: geralmente o criminoso aborda a vítima, fica com ela por um curto período para pegar seus dados e depois a solta. Porém, com o aumento do uso do telefone celular na vida dos cidadãos, este tipo de crime evoluiu e pode englobar outras duas maneiras: na primeira, o celular é arrancado da mão da vítima e os criminosos saem correndo; na segunda, a vítima é obrigada a passar os seus dados ou, até mesmo, transferir dinheiro aos sequestradores.

A criação do PIX (meio de pagamento eletrônico instantâneo), em 2020, teve o intuito de facilitar a forma de os brasileiros realizarem transferências bancárias, proporcionando mais agilidade e praticidade.

É possível considerar que os golpes que surgiram após o lançamento dessa ferramenta são semelhantes àqueles em que a vítima é obrigada a passar seus dados, mas dessa vez pode acontecer de ela ser induzida por “pressão psicológica” e, consequentemente, enganada.

Por esses motivos, foi necessário que as instituições financeiras buscassem medidas para se prevenir e proteger seus clientes de diversas situações de perigo, visto que, hoje em dia, não é mais necessário que o infrator esteja no mesmo ambiente físico que a vítima para conseguir furtá-la ou obrigá-la a passar suas informações. Ele pode fazer isso de forma muito mais rápida e segura por meio do ambiente online, principalmente via WhatsApp.

Segundo uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em dezembro, o golpe do WhatsApp foi citado por 24% dos entrevistados e houve um aumento de três pontos percentuais comparado ao trimestre anterior. Sendo assim, percebe-se a necessidade de os bancos adotarem soluções eficazes de combate e prevenção a esse tipo de problema.

Para que isso aconteça, é primordial a utilização de métodos mais eficazes. Um deles é o da biometria comportamental, que consiste em uma análise de padrões comportamentais físicos e cognitivos de uma pessoa para analisar a existência de anomalias ou desvios durante toda a sessão bancária online, reforçando a proteção contra fraudes.

Como resultado desta análise, obtemos um “score” do risco que avalia a probabilidade de fraude durante a sessão. Quanto menor o desvio dos padrões comportamentais, menos os bancos precisarão se preocupar com a legitimidade e intenção do usuário, melhorando, assim, a experiência do cliente.

Através da aplicação de modelos de machine learning sobre os dados comportamentais, é possível identificar em tempo real, indicações de estresse e nervosismo (como mãos suadas e hesitação), entre outros insights dos estados físicos e emocionais do usuário. Esses tipos de indicadores são comumente vistos quando uma pessoa se encontra em uma situação de risco.

Com o aumento exponencial do uso do PIX, a quantidade de tentativas de fraudes aumentara na mesma proporção, desta forma os bancos estão sempre buscando tecnologias avançadas e poderosas para tornar o ambiente financeiro cada vez mais seguro para o cliente final, neste contexto a biometria comportamental é fundamental para tornar o espaço de pagamentos cada vez mais seguro, sempre de forma transparente aos correntistas dos bancos.

*Cassiano Cavalcanti é diretor de Pré-vendas da BioCatch na América Latina.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar