Seguro cobre prejuízos de automóveis danificados na tragédia em Petropólis

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Carla Boaventura

Seguro cobre prejuízos de automóveis danificados na tragédia em Petropólis

Foi decretado estado de calamidade pública na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, após uma tempestade que atingiu a cidade na última terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, já chegou a 104 o número de vítimas fatais. No cenário de destruição é possível encontrar carros que foram arrastados pela água, outros ficaram submersos, alguns até mesmo em cima de outros veículos, além de ônibus e caminhões espalhados.

Além dos carros que foram encontrados pelas ruas, outros ficaram presos nas garagens por conta do nível de água ou queda de barreiras. “Para esses casos, o produto automóvel oferece cobertura, desde que haja a contratação específica do seguro compreensivo, que também é conhecido como seguro total ou completo”, explicou o consultor Sergio Ricardo em entrevista ao Cqcs. Esse produto oferece as coberturas mais amplas que o auto e roubo. A cobertura compreensiva cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza.

Em situações como a da tragédia em Petrópolis, as companhias do mercado, geralmente, criam iniciativas para oferecer suporte à população local e a seus segurados. Foi o exemplo da Tokio Marine, que reforçou a equipe de prestadores de serviços de assistência para Petrópolis e está fazendo a remoção imediata dos veículos atingidos e realizando doação de água para a cidade. A companhia deslocou peritos para a região a fim de agilizar o processo de identificação e pagamento das Indenizações. Os veículos que tiveram alagamento completo estão sendo recolhidos diretamente e a partir desta quinta 17 já iniciaremos a abertura dos processos para e realizar a indenização imediata.

Outra seguradora que implementou uma ação especial foi a Porto Seguro, que mobilizou sua equipe de profissionais de salvamento para dar assistência às comunidades que sofrem com enchentes, deslizamentos e se encontram em estado de calamidade pública. A operação teve início na quarta-feira (16), com o envio de uma equipe especializada e veículos de resgate — três Marruás, caminhões utilizados em operações feitas em locais de difícil acesso, e uma moto aquática preparada para resgates em enchentes. A companhia deve atuar no resgate de automóveis e motocicletas, remoção de entulho, entre outras atividades para auxiliar os moradores da região.

Por sua vez, a Liberty Seguros enviou uma força-tarefa para prestar o auxílio necessário para a população, além de ajudar e apoiar corretores e clientes envolvidos no desastre. A seguradora tem uma grande frota segurada na região e a prioridade neste momento é retirar os veículos danificados das vias públicas, a fim de facilitar o trabalho dos bombeiros. Para tal, a companhia tem trabalhado com o prestador parceiro local e enviou reforços da capital para ajudar nos serviços. A Liberty também disponibilizou um atendimento ativo para abertura de sinistros e uma base de prestadores para qualquer emergência ou necessidade. Além disso, a equipe de Sinistros Auto, está em campo para iniciar o processo de regulação e agilizar ao máximo o processo de atendimento e definição do tipo de perda dos sinistros.

Outras seguradoras do mercado se disponibilizaram a dar suporte às vítimas e aos segurados que são região afetada pela tempestade, através do envio de equipes de prestadores de serviços e afins.

Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros