Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sustentabilidade: Susep quer preço diferenciado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Susep quer que as seguradoras implementem critérios e procedimentos para a precificação e a subscrição de riscos que considerem o histórico e o comprometimento do segurado na gestão dos riscos de sustentabilidade, a sua capacidade e disposição para mitigá-los, além de eventuais limites e restrições, quando aplicáveis. Essa intenção é manifestada pela autarquia na exposição de motivos para futura circular, que estabelecerá requisitos de sustentabilidade a serem observados pelas seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização e resseguradores locais. A minuta da circular, disponível no site da autarquia, permanecerá em consulta pública até o dia 07 de março. “Tais critérios e procedimentos deverão ser integrados à gestão do risco de subscrição e constar expressamente da política de subscrição e/ou dos normativos internos a ela relacionados” destaca a Susep, no texto.

Além disso, será preciso estabelecer critérios para que as empresas do setor levem em conta, na seleção de seus investimentos, as exposições dos ativos a riscos de sustentabilidade e as práticas de governança corporativa de seus emissores.

Neste caso, os critérios deverão ser integrados à gestão dos riscos de mercado, de crédito e de liquidez, e constar expressamente da política de investimentos e/ou dos normativos internos a ela relacionados, juntamente com a indicação da parcela da carteira de investimentos à qual serão aplicados. “Para a definição desta parcela da carteira, devem ser consideradas a disponibilidade de informações acerca dos riscos, a oferta de ativos que atendam aos critérios estipulados e as metas de risco-retorno estabelecidas na política de investimentos”, explica a autarquia, ao expor os motivos para a apresentação da proposta.

A Susep ressalta, contudo, que os procedimentos para a seleção de investimentos não devem ser aplicados nos casos dos fundos de investimentos especialmente constituídos (FIEs), cuja estratégia de investimentos deve estar intimamente ligada às características dos produtos correspondentes.

A futura circular irá enfatizar ainda a necessidade de as supervisionadas implementarem uma “Política de Sustentabilidade” que estabeleça princípios e diretrizes destinados a garantir que aspectos de sustentabilidade, incluindo riscos e oportunidades, sejam considerados na condução de seus negócios e no seu relacionamento com partes interessadas.

De acordo com a Susep, essa exigência visa a fortalecer a resiliência do mercado no longo prazo, além de estar em linha com o PSI (Princípios para Sustentabilidade em Seguros), criado para nortear as práticas sustentáveis entre o setor de seguros e fornecer diretrizes globais para o desenvolvimento e a expansão de gerenciamento de riscos. “São considerados aspectos de sustentabilidade o respeito e a proteção dos direitos e garantias fundamentais e dos interesses comuns; a preservação e a reparação do meio ambiente; a redução dos impactos ocasionados por mudanças em padrões climáticos; além da transição para uma economia de baixo carbono”, acentua a autarquia.

A Política de Sustentabilidade poderá ainda tratar da participação de partes interessadas no processo de reavaliação da Política de Sustentabilidade, na definição das ações de efetivação da política e na avaliação dos resultados destas ações.

O foco está direcionado para as questões de estratégia e de relacionamento, além da resiliência do mercado no longo prazo, podendo inclusive ser adotada uma política com abrangência maior do que a do grupo prudencial, como no âmbito de conglomerado financeiro ou de grupo internacional.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar