Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Ibracon dá dicas para auxiliar empresas a superarem dificuldades decorrentes da pandemia

pixabay pixabay

Auditoria Independente é importante aliada de empresas de todos os tamanhos, em momentos de crise

Os serviços de Auditoria Independente, além da asseguração de informações financeiras emitidas pelas empresas, são capazes de contribuir para o aperfeiçoamento das políticas financeiras, aprimoramento dos processos e continuidade do negócio.

Atento às dificuldades de muitas empresas em decorrência da pandemia, o Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil elaborou algumas dicas destinadas a contribuir para a superação das dificuldades e manutenção das atividades.

Confira:

1º - Repense seu local de trabalho

"A pandemia acelerou muito o Teletrabalho ou hoteling, permitindo que as empresas, de diversos portes, repensem seus espaços físicos", comenta Adriano Thomé, diretor de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon. "Sua empresa ainda precisa de várias salas ou andares em um prédio? É possível otimizar os espaços? Essa avaliação pode impactar na continuidade do negócio", pondera.

2º - Repense sua logística

"Com o fortalecimento dos negócios online, a logística se mostrou um elemento chave para a continuidade dos negócios", explica Adriano. "A empresa que rever a sua logística utilizando serviços terceirizados pode ter um ganho estratégico nesse momento".

Além disso, é importante prestar atenção aos estoques. "As empresas precisam ficar atentas aos seus estoques, para evitar perdas, compras desnecessárias ou desabastecimento de produtos. Com isso, a entidade também preserva um pouco do seu caixa para usar em algo relevante no seu negócio nesse momento", completa.

3º - Atenção aos talentos

"A manutenção da sua equipe é um elemento muito importante em momentos de crise", destaca Adriano. "Investir em talentos que possam agregar conhecimento e habilidades para esse novo momento que vivemos é essencial".

4º - Foque em tecnologia

"A tecnologia se mostrou um aliado importantíssimo na pandemia, mas ainda estamos explorando-a de forma superficial", afirma o diretor do Ibracon. "Avalie o uso de tecnologias inovadoras, que muitas vezes estão disponíveis até de graça ou a baixo custo. A implementação de uma ferramenta pode, por exemplo, dar mais organização e agilidade a processos, gerando economias. Vale lembrar que os novos talentos que dissemos há pouco são muito versáteis quanto ao uso da tecnologia", finaliza.

5º - Repense seu negócio

"Repense seu negócio. Não é necessário mudar completamente, mas avalie novas oportunidades a partir do que você já realiza. Com o fim das limitações geográficas antes existentes, é possível alcançar lugares e pessoas diversos".

6º - Reforce controles internos

"Fraudes, infelizmente, sempre foram uma realidade. Por isso, é importante reforçar seus controles internos para evitá-las. Às vezes, em um momento de necessidade ou de busca por agilidade, o negócio pode se envolver nesse tipo de situação, que causa mais estragos do que a própria crise", exemplifica Adriano.

7º - Revise seu planejamento tributário

"A necessidade da economia de caixa pela qual passam as empresas também significa uma oportunidade para analisar todos os impostos que estão sendo recolhidos. Não é raro encontrar situações em que os valores pagos foram maiores do que o devido. Nesse caso, além de passar a pagar o valor correto, ainda há como solicitar uma compensação ou ressarcimento", finaliza Adriano.

8º - Busque alianças

"Alianças estratégicas podem ajudar a identificar novos mercados e fontes alternativas de financiamento. Todos estão lutando para sobreviver. Fortaleça sua rede de relacionamento, com parceiros, clientes, vendedores, fornecedores e busque força em outros grupos, como, por exemplo, as redes varejistas que estão apoiando os pequenos negócios", pondera o diretor do Ibracon.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo