Brasil,

Por que temos poucas CEO mulheres na área de tecnologia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Samantha Rezende
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por que temos poucas CEO mulheres na área de tecnologia?

Por Anna Moreira Bianchi*

O caminho para uma mulher alcançar os cargos de liderança dentro de uma empresa ainda é longo e repleto de desafios, especialmente para aquelas que desejam se tornar CEO. Isso, infelizmente, é raro. Embora vários estudos atestam que negócios com lideranças femininas podem impulsionar seus resultados em até 20%, apenas 3,5% das corporações têm mulheres atuando como CEOs, segundo dados de levantamento da BR Rating, agência de rating de governança corporativa do Brasil. Já quando o foco é tecnologia esse índice sobe para 9%, de acordo com a consultoria Boston Consulting Group. Porém esse percentual ainda é muito aquém e contrasta com a representatividade de 39% da força de trabalho mundial entre as mulheres que desempenham funções ligadas às habilidades em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Para mudar esse cenário rapidamente, todas as organizações de tecnologia precisam urgentemente eliminar a exclusão de gênero desde o início do processo de contratação, criando um ambiente seguro e que apoie suas colaboradoras. Isso é essencial porque mulheres sofrem discriminação no momento do recrutamento, na retenção, em promoções e quando ocupam um cargo de liderança. Em todas as etapas, acabam sendo negligenciadas e limitadas nas áreas de STEM, onde poderiam ser de grande valia para o mundo corporativo. É importante enfatizar que diversidade em cargos de liderança não se refere apenas às mulheres. Pessoas pertencentes a outros grupos minoritários possuem as mesmas qualificações e inteligência empresarial para fomentar o crescimento nas organizações.

Para as mulheres que conquistam seu espaço como CEO, outra série de obstáculos surgem. Em primeiro lugar, esse cargo é um desafio para qualquer pessoa em qualquer setor. Há outro nível de responsabilidade, já que toda ação impacta alguma área, seja nos negócios, no ambiente de trabalho ou os próprios colaboradores. Então, há o peso de ser uma mulher. Minoria no setor tecnológico, mais do que lidar com a pressão diária imposta sobre um líder, quando se é uma mulher, é preciso se provar todos os dias, se impor o tempo todo e lidar com o machismo diário, o que torna a vida de uma CEO bem solitária. Por isso, é imprescindível o acolhimento vindo da equipe, da empresa.

Ainda que em menor número, existem companhias que buscam responsabilidade social e geração de valor trabalhando como promotoras de diversidade e inclusão, a fim não só de educar para transformar, como também contribuir com oportunidades e desenvolvimento para pessoas de grupos minoritários sub-representados na sociedade. Organizações que colocam seus funcionários como uma de suas prioridades, fornecendo um ambiente saudável, agradável e seguro enxergam menos barreiras para inovar e são seis vezes mais criativas do que os concorrentes, segundo a consultoria Accenture. Portanto, é preciso focar na atração, retenção e desenvolvimento de talentos diversos, para que estas pessoas não apenas passem a ocupar espaços que não ocupavam antes, como também se desenvolverem e crescerem a cada dia.

Mulheres querem se sentir representadas e podem ver isso ser refletido quando lideranças femininas surgem no meio corporativo. Como CEO, se torna possível auxiliar na criação de uma cultura positiva na sociedade e dentro dos negócios, de igualdade e respeito. Além disso, é um papel que pode se tornar um exemplo de representatividade para várias outras mulheres e meninas que querem seguir essa carreira, para que se vejam dessa forma no futuro, que uma empresa diversa e inclusiva possa abrir as portas para que elas evoluam e se sintam desafiadas. A experiência pode e deve ser incrível ao gerar valor para um setor inovador, desafiador e dinâmico.

*Anna Moreira Bianchi é CEO da NeoAssist, empresa pioneira em tecnologia omnichannel de atendimento ao cliente.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar