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Another aponta dez tendências de SEO para ficar de olho em 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joyce Camargo
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Especialista resume os principais pontos para a otimização de conteúdo nos motores de busca

2021 terminou, mas deixou muitas surpresas no mundo virtual. O Google, buscador favorito no mundo, com 92% de participação no mercado, está preparando o mundo do marketing digital com modelos e tendências que vão impulsionar a forma de se atingir públicos-alvo e posicionar as marcas na rede.

Diante das atualizações, a another - agência regional independente de comunicação - resume o que está por vir em 2022 em relação a Search Engine Optimization (SEO) ou, na tradução para o português: Otimização para Motores de Busca.

Baseada no eBook do Search Engine Journal SEO Trends 2022, Eugenia Macedo, especialista em Inbound Marketing na another, destacou dez principais pontos para a otimização de conteúdos, a fim de posicioná-los melhor nos motores de busca. Algumas das previsões mais interessantes, que dominarão o rumo do posicionamento orgânico, são:

Intenção do usuário: a relação entre o target e as palavras-chave buscadas sempre existiu, mas além disso, é preciso pensar sobre a intenção ao se pesquisar. Essa estratégia de posicionamento orgânico nos mecanismos de busca ajuda a construir uma experiência mais holística dentro das ações de marketing. “Para determinar a intenção do usuário é fundamental examinar as palavras-chave que ele usa: são perguntas ou comparações? Há uma intenção de compra nas suas frases?", comenta Eugenia.

Conteúdo de qualidade: o SEO é formado por muitos fatores e, dentre eles está o conteúdo. Não se concentre apenas em criar muito material, é melhor pesquisar e compreender os interesses do seu público-alvo, organizar os tópicos e priorizar com base nos objetivos de negócios.

Localização de SERPs (Search Engine Results Page ou Lista de Resultados das Pesquisas Feitas na Internet): para 2022 uma das tendências que já vem desde 2021 é a localização do conteúdo nas páginas de resultados. É preciso olhar os termos-chave de busca que incluem conteúdo localizado como, por exemplo: (x vendas online) Brasil. Por isso é importante ter materiais localizados no caso de ser uma marca global.

Imagens e conteúdo visual: o Google anda de mãos dadas com o seu consumidor e muitos de seus usuários são, cada vez mais, jovens e se identificam com um conteúdo mais atraente, imediato e visual. O Google Lens permite aos consumidores buscar produtos com apenas uma foto no celular. Em relação a isso, Eugenia Macedo recomenda: "o ideal é ter todas as imagens otimizadas e com Alt+Text".

Automação: toda estratégia de marketing leva tempo e SEO não é algo que se consegue em uma semana, ele é uma tarefa de meses ou até anos. Tendo isso em mente, parece que o tempo dos especialistas é curto. Desta forma, espera-se que diferentes plataformas automatizadas apontem erros de SEO ou boas práticas em um site sem ter de passar um por um, como é a prática atual.

Mobile user experience: a importância de ter um site otimizado para as telas de dispositivos móveis se torna mais vital para a geração de tráfego orgânico. Embora isso não surpreenda, ainda é relevante para os próximos anos. Inclusive o Google introduziu novas ferramentas para ajudar na otimização de sites na versão mobile.

Sustentabilidade: as ações na internet têm uma pegada digital de carbono e, de acordo com diversos estudos, uma busca no Google emite entre cinco e sete gramas de CO2. Por isso, os sites devem ser mais ecológicos, e essa é uma tendência sobre a qual devemos estar cientes, pois é certo que haverá ações que visam a este propósito.

E.A.T (Expertise.Authority.Trust): essas três letras representam tudo o que um conteúdo deve oferecer ao consumidor: o autor deve ser mostrado como especialista no assunto e seus materiais devem refletir a autoridade e a credibilidade das informações que estão sendo fornecidas aos consumidores.

Indexação: os motores de busca processam e armazenam informações que encontram em um índice, que é um enorme banco de dados com todo o conteúdo que descobriram e consideram bom o suficiente para mostrar aos buscadores. As otimizações são comuns, portanto, ao indexar um site e seu conteúdo, os motores de busca são informados sobre o material a ser exibido.

Machine Learning e linguagem natural: deve-se aproveitar a coleta de dados e encontrar uma forma ideal de combinar toda a informação com a geração de linguagem geral e a relação com as palavras-chave dos consumidores, a fim de poder escalar a criação de conteúdo.

SOBRE A ANOTHER

Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a another é uma agência independente que tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A another conta com serviços integrados de relações públicas, comunicação digital, influencer marketing, mídias sociais, branding, inbound marketing e marketing de conteúdo, criação e design e experiências de marca. A agência atua em unidades de negócio especializadas, classificadas em: beleza, consumo, corporativo, entretenimento, luxo, tecnologia e turismo. A another faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Flórida), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima), com atuação na Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Porto Rico, República Dominicana, Bolívia, Canadá, Paraguai, Uruguai e Europa.

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