Brasil,

Mercado de seminovos cresce e bate recordes em 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Entidades do setor registram forte crescimento no número de vendas neste ano

Este é um ótimo momento para vender um seminovo e aproveitar enquanto estão em alta

Mesmo com toda a incerteza econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, o mercado de carros usados e seminovos teve motivos para celebrar em 2021: o crescimento registrado bateu recordes e movimentou o segmento. De acordo com a Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), só até os primeiros sete meses do ano, o setor já havia apresentado crescimento de 54,7% em relação ao período anterior. Foi o melhor resultado desde o início da série histórica da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2003.

Os números da entidade vão além: em 2021 foram vendidos, em média, cerca de 54.802 veículos usados por dia, registrando um aumento de 7,8% em comparação a 2019, antes da pandemia.

A preferência do consumidor por não utilizar transportes públicos durante a crise sanitária, juntamente com a crise de suprimentos para a fabricação de novos veículos, são alguns dos fatores importantes para explicar esse crescimento na demanda por automóveis usados e seminovos.

Neste ano, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria BCG, o mercado mundial deixou de ser abastecido por 10 a 12 milhões de veículos novos, que não chegaram às lojas porque tiveram suas produções paralisadas; só no Brasil, são 300 mil unidades de carros que não foram fabricados. A previsão para 2022 não é das mais positivas, porém apresenta uma melhora: estima-se que 5 milhões de veículos deixarão de ser produzidos globalmente; por aqui, o número cai para 150 mil.

A escassez fez com que o preço dos veículos zero quilômetro aumentassem de forma agressiva, levando os consumidores a optarem pelos veículos usados, de preferência com 1 a 4 anos de uso. Com a alta na procura por carros usados baratos, foi inevitável que o preço desses veículos também sofresse um aumento. Alguns modelos tiveram uma valorização de 20%, enquanto o movimento natural esperado no mercado de seminovos é que o veículo sofra uma desvalorização de 15% a 20% após um ano de uso. Essa valorização não era vista desde o Plano Cruzado, na década de 80.

Uma pesquisa realizada pela KBB, referência em análise de preços de veículos novos e usados no país, mostra que todos os modelos usados entre 2011 e 2017 tiveram um aumento de 10% nos valores. No mercado de seminovos, os modelos de 2018 foram os que mais tiveram reajuste, de cerca de 12%.

Segundo Gustavo Braga, Diretor Executivo da startup Carupi, uma plataforma de compra e venda de carros online, a valorização do seminovo deve ser aproveitada. "Este é um ótimo momento para vender um seminovo e aproveitar enquanto estão em alta. Essa valorização agressiva que alguns modelos sofreram não deve se manter por muito tempo". Para o executivo, o mercado de seminovos teve esse "boom'' por conta da crise econômica e pela falta de estoque de carros zero quilômetro nas concessionárias. "Ainda não há uma previsão certeira de quando as produções devem se normalizar, mas a carência de semicondutores e outros recursos para a indústria automobilística deve avançar até metade de 2022”, diz o especialista.

Na Carupi, Braga conta que esse movimento em busca de usados e seminovos foi sensível: a autotech registrou crescimento na casa dos três dígitos em 2021, e alguns dos modelos mais procurados pelo clientes nesse período, segundo o executivo, foram Renault Kwid, Ford Fiesta, Ford Focus, Nissan Sentra e Peugeot 308.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar