Brasil,

Fiz um plano de saúde por adesão pensando que era individual, e agora?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Reis
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fiz um plano de saúde por adesão pensando que era individual, e agora?

Entenda porque os planos de saúde por adesão não são planos individuais

Uma prática muito comum é a contratação de um plano de saúde por adesão, como se fosse um plano individual. Mas, você sabe porque isso pode ser um grande erro?

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cerca de 36,49% dos beneficiários de planos empresariais e por adesão tiveram reajuste de até 28%, em 2020. Com isso, já podemos entender que a contratação do plano por adesão pode trazer um grande prejuízo ao consumidor.

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa de Consumidor (Idec), apontou que cinco operadoras de planos de saúde empresariais e por adesão, com maior volume de reclamações no instituto, no período entre 2015 e 2020, tiveram reajustes muito acima da média do valor máximo estabelecido pela ANS.

Ronaldo Bispo, CEO da RSIM Consultoria, empresa especializada na comercialização de planos de saúde, alerta ainda para os riscos que devem ser evitados na contratação de um novo plano. "Por se tratar de um serviço tão importante e cuja utilização envolve um momento delicado como o atendimento médico, é fundamental que a pessoa pesquise muito, se informe sobre a empresa e, se necessário, procure um profissional para esclarecer suas dúvidas, antes de assinar o contrato. Porque a pior coisa é comprar ou contratar algo e depois se arrepender", explica o especialista em planos de saúde.

Plano individual x plano por adesão

A contratação do plano de saúde individual é feita diretamente com a operadora e seu reajuste anual tem como base o índice da ANS.

Já o plano de saúde por adesão é uma forma de contratação realizada em grupos, por pessoas que têm um vínculo de trabalho em comum, sendo feito por meio de entidades de classe e sindicatos que, eventualmente, oferecem o benefício como uma contratação individual.

"Em geral, os planos de adesão costumam sofrer reajustes 50% acima dos reajustes aplicados aos planos individuais, o que pode ser muito prejudicial para os beneficiários, visto que em 2021 o reajuste dos planos individuais foi de - 8,19%", completa Ronaldo.

Segundo o especialista, essa modalidade de contratação implica em outras questões que podem ser bastante prejudiciais aos beneficiários, como os reajustes e sistema de contratação.

Isso porque os planos por adesão não têm seu reajuste definido pela ANS, mas de acordo com a sinistralidade da carteira de clientes, o que acaba tornando o aumento muito maior do que no plano individual.

"Os planos por adesão são comercializados por administradoras de planos de saúde, que fazem a administração da carteira da operadora, repassando os reajustes aos seus participantes. Desta forma, o reajuste é realizado de acordo com a carteira da entidade, e é aí que mora o perigo."

Ele destaca ainda que, no plano individual, quem define o reajuste é a ANS e não a operadora. Por isso, o reajuste regulamentado fará com que o plano esteja mais blindado aos aumentos abusivos, garantindo mais segurança aos beneficiários.

"Para fazer a melhor escolha de um plano de saúde que atenda as necessidades, sem surpresas, o ideal é procurar uma consultoria que possa ajudar a definir a melhor opção de acordo com o perfil de cada cliente, pois hoje existem muitos vendedores e poucos consultores qualificados e prontos para realizar um atendimento adequado em benefício do cliente", conclui Ronaldo Bispo, CEO da Rsim Consultoria em Planos de Saúde.

Para saber mais detalhes sobre as diferenças nos índices de reajustes praticados pelas operadoras de planos de saúde, ou entender qual a melhor forma de contratação de acordo com suas necessidades, o ideal é procurar um especialista. Acesse o site da RSIM Consultoria e faça uma consulta gratuita!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar