Brasil,

Risco deve ser uma estratégia de desenvolvimento dos negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Risco deve ser uma estratégia de desenvolvimento dos negócios

Na opinião de Juam Rosa, CEO da Complement Consultoria, o ditado "Quem não arrisca, não petisca" pode ser um lema para os empreendedores

No mundo dos investimentos e do empreendedorismo, o risco é algo que deve ser encarado como comum e muitas vezes necessário. Nesse sentido, muitas vezes é importante para empreendedores e profissionais deixarem o medo de lado e pensarem estrategicamente em como os riscos podem ser benéficos para os negócios.

O ditado “Quem não arrisca, não petisca” pode ser um lema para os empreendedores. Segundo Juam Rosa, CEO da Complement Consultoria, a vontade de se preparar deve ser maior do que o desejo de vencer. “Saber lidar com riscos tornou-se uma habilidade importante nos tempos de alta competitividade. Acredito que aqueles que se preparam e pensam nas possibilidades e probabilidades de maneira rápida com base na razão, podem obter excelentes resultados”, argumenta.

Para os especialistas no assunto, assumir riscos é fundamental para equipes e empresas de alto desempenho. Esse fator costuma gerar adrenalina e motivação, por isso é algo visto positivamente por muitos gestores. Embora adiar decisões e permanecer na zona de conforto possa oferecer sensação de tranquilidade, também pode ocasionar a perda de oportunidades.

Alguns setores, no entanto, podem prosperar com os riscos mais do que outros. É o caso de supermercados, farmácias, empresas de telecomunicação, e-commerce, área de saneamento, distribuidoras de energia. Em contrapartida, áreas como a da aviação, turismo, bares, restaurantes, shoppings e vestuário são os de maior risco atualmente.

Juam recomenda a todos os empreendedores que corram riscos calculados. “Risco é a possibilidade ou a probabilidade de algo que pode vir a acontecer. Alguns pontos tornam ainda mais clara a importância dele. É preciso acreditar que a estratégia vai dar certo e calcular prós e contras, sabendo lidar com eles. O planejamento, quando bem executado, diminui as chances de erros, além disso, é fundamental empregar bem os recursos humanos e financeiros para obter bons resultados”, ressalta o CEO.

Confira algumas das dicas do especialista:

Dê atenção aos principais riscos: depois de feita a matriz de riscos, é possível compreender quais são os riscos que mais oferecem perigo e começar a buscar mais informações, trabalhando com foco em riscos potenciais.

ncontre soluções: se conseguir encontrar soluções eficientes antes mesmo de sofrer as complicações, é possível minimizar os impactos negativos. Essa é a melhor forma de trabalhar com riscos calculados. Com uma resolução sempre engatilhada, a sua empresa consegue colocar em prática os seus projetos com mais tranquilidade.

Mensure os resultados: para melhorar ainda mais a gestão de riscos é necessário mensurar os resultados conquistados. Uma boa maneira é fazendo uma análise sobre todos os riscos corridos e a forma como os projetos foram executados.

*Juam Rosa é fundador e CEO ativo da Complement Consultoria e Marketing e da Complementts Consultoria e Representações, com mais de 20 anos de experiência no mercado atendendo o varejo supermercadista, atacadista, a indústria e o comércio. Atuam nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com modelo de negócio redes de supermercados, lojas de confecções, lojas e fábricas de móveis planejados, redes de bazar e utilidades do lar, atuando como consultor e Facilitador em lojas do Varejo de pequeno e médio porte. O principal foco são os pequenos negócios com lojas entre 200 e 3.000m². A equipe domina o operacional, comercial, financeiro, tributário, contábil e administrativo do varejo e frequentemente implantamos modelos de trabalho e conceitos de operação que vão desde a abertura de pequenas lojas até a expansão de layout e física de 400 a 1.500m² com planograma de mercadorias e gestão. Do projeto conceitual à aplicação dos processos, implementam ferramentas gerenciais simples e eficientes, testadas e validadas nos mais diferentes modelos de negócios e que a princípio costumavam ser acessíveis apenas às grandes lojas e franquias.

Sobre a Complement Consultoria & Marketing

Desde 2006 com um time de consultores especialistas em varejo, liderada pelo CEO Juam Rosa, a Complement Consultoria & Marketing atua apresentando soluções nas áreas de marketing, comercial, financeira, tributária, contábil e administrativa por meio de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão.

A empresa atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para saber mais, acesse http://www.complement.com.br/ ou pelas redes sociais: instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar